Do litoral da Paraíba ao sertão pernambucano: Funetec se junta à UNIVASF e MIDR em encontro histórico do Projeto de Integração do Rio São Francisco

01/12/2025 14:45:54


Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar

 

Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE). A Fundação, responsável pela gestão financeira e administrativa do projeto, percorreu mais de 500 quilômetros para reforçar seu compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido.

O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, liderou a comitiva que incluiu a diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros, e parte da equipe de comunicação. O evento promoveu a integração entre os agricultores e produtores rurais das Vilas Produtivas Rurais (VPR) beneficiadas pelo PISF, distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

"A Funetec tem a honra de apoiar o projeto de integração do São Francisco em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco, e hoje se faz presente no primeiro encontro das vilas produtivas rurais que reúne os agricultores familiares que se beneficiaram nos dois eixos da transposição do rio São Francisco com as águas que finalmente chegaram ao sertão. Testemunhar essa transformação social e econômica é ver o sertão florescendo através do trabalho de pessoas que merecem toda nossa dedicação e apoio", declarou Rodrigo Barreto.

O encontro integra as ações de encerramento dos trabalhos do Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS) da UNIVASF em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A programação incluiu palestras e oficinas sobre fortalecimento da produção nas áreas irrigadas, identidade socioprodutiva e estratégias de acesso aos mercados da agricultura familiar.

"O evento tem como objetivo alinhar os conhecimentos entre as vilas e promover esse intercâmbio entre os agricultores. São 18 vilas dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco e precisamos uniformizar as informações para ter um bom andamento do projeto", explicou o professor Leonardo Cavalcanti, coordenador técnico do NGPS/UNIVASF.

O coordenador destacou ainda o impacto social do projeto: "Inicialmente tínhamos mais de 840 famílias beneficiadas, mas hoje o número já é bem maior. Estamos vendo filhos que estavam longe voltando para casa, jovens que iam sair para trabalhar fora deixando de migrar. Essa parceria conta com o Ministério como financiador, a UNIVASF como executora e a Funetec como gestora administrativa dos recursos - cada instituição tem papel fundamental nesse sucesso."

O Projeto de Integração do Rio São Francisco, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do país, tem transformado a realidade do semiárido brasileiro. Através de seus eixos Norte e Leste, leva água para irrigação às comunidades rurais, possibilitando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

"Eu vejo como um sonho que hoje a gente está realizando. Uma oportunidade que a gente não tinha e está tendo agora. Conhecer pessoalmente outras pessoas, essa troca representa tudo: conhecimento, oportunidade, coisas que eu não sabia que estou conhecendo", compartilhou Leonardo Manuel, agricultor da Vila Produtiva Rural Negreiros, emocionado com a experiência do encontro.

A escolha de Salgueiro para sediar o evento considerou sua localização estratégica, facilitando o acesso dos agricultores dos três estados beneficiados. Durante todo o dia, os participantes trocaram experiências sobre produção sustentável, criação de marcas e comercialização dos produtos.

A Funetec, como gestora financeira e administrativa do projeto, assegura que os recursos cheguem de forma eficiente às comunidades, garantindo transparência e sustentabilidade às ações desenvolvidas nas vilas produtivas, fortalecendo assim toda a cadeia da agricultura familiar na região.

TEXTO: Vitória Lisboa

Fotos: Renato Britto 

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec participa da abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do IFPB, no Sertão da Paraíba

26/11/2025 15:51:43

Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro   Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)



Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"