PREAMAR promove Workshop no CEPENE/ICMBio

02/07/2025 11:05:38


Projeto gerenciado pela Funetec foi a Pernambuco discutir estratégias para o gerenciamento costeiro.

 

O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR) realizou nos dias 28, 29 e 30 de junho o I workshop do Programa. O evento ocorreu em Pernambuco, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), gerido pelo ICMBio, localizado na praia de Tamandaré.

Durante três dias, o grupo formado por cerca de 90 pesquisadores e bolsistas do IFPB, UFPB, UEPB, UFCG, UFPE, UFCE e USP se reuniu para discutir metodologias de trabalho e alinhar as dinâmicas que serão executadas no gerenciamento costeiro integrado de nove municípios do litoral paraibano (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca).

A expansão do PREAMAR foi oficializada no ano passado e conta com mais de R$ 10 milhões em investimentos do Governo da Paraíba. Com isso, os municípios terão à disposição um diagnóstico ambiental que norteará possíveis intervenções do poder público para a mitigação e prevenção de fenômenos naturais, como a erosão marinha e aumento do nível do mar, bem como para obras e infraestrutura pensadas de maneira sustentável.

 

 

Durante o workshop realizado no CEPENE, foram discutidas questões administrativas, os planos de trabalho das diversas equipes, as metodologias dos meios socioeconômico, biológico e físico, de educação ambiental e questões relacionadas à gestão da informação. Entre as dinâmicas da oficina, houve um painel interativo onde os participantes puderam contribuir com “Ideias para manter o oceano vivo”. As sugestões serão colocadas numa cápsula submarina e afundadas. No futuro, as memórias coletivas serão resgatadas.

“O evento foi um sucesso, preparamos toda a equipe para começar agora em julho as atividades de campo e de coleta do diagnóstico ambiental voltados ao gerenciamento costeiro integrado”, disse o professor do IFPB e coordenador do PREAMAR, Cláudio Dybas.

”Como estudante, começar meu primeiro projeto em grande escala é muito importante, está sendo gratificante, uma experiência única para mim”, disse a bolsista Maria Eduarda Alcântara, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba.

O professor Bráulio Santos, coordenador do Meio Biológico, considerou o workshop excelente. “É a primeira vez que toda a equipe do PREAMAR está reunida, discutimos vários temas transversais, faz parte do nosso trabalho essa interdisciplinaridade.”

A programação foi encerrada com uma apresentação do analista ambiental, Eduardo Almeida, sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, e uma visita à Base dos Recifes Costeiros.

O Coordenador do CEPENE, Leonardo Messias, explicou que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste existe há 42 anos atuando na pesquisa, monitoramento da biodiversidade marinha, criação de unidades de conservação e na formação de pessoal.

São parceiros do Preamar o IFPB, a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e o Ministério Público Federal, tendo como interveniente a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec).

Texto: Heranir Oliveira- Assessoria do PREAMAR

 

 





MAIS NOTÍCIAS

Bazar da Solidariedade: iniciativa da Funetec chega ao último mês de arrecadação

03/12/2025 15:35:04

Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga



Programa "Birôs Criativos" reúne mais de 30 produtores em João Pessoa para apresentação de editais de fomento à Cultura para 2026

02/12/2025 17:06:11

A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado



Do litoral da Paraíba ao sertão pernambucano: Funetec se junta à UNIVASF e MIDR em encontro histórico do Projeto de Integração do Rio São Francisco

01/12/2025 14:45:54

Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar   Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)



Funetec participa da abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do IFPB, no Sertão da Paraíba

26/11/2025 15:51:43

Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro   Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)



Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”