Estudantes do IFPB presenteiam a Funetec com cubos dos ODS17

10/06/2025 15:07:54


Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo – surpreenderam os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) com a entrega de 18 cubos personalizados, representando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas globais estabelecidos pela ONU para guiar o desenvolvimento sustentável até 2030.

A ação, que une educação e sustentabilidade, é fruto de uma parceria firmada no ano passado entre a Funetec, o IFPB e o Laboratório Maker One, com o objetivo de trazer a temática dos ODS para dentro da Fundação. Os cubos foram confeccionados em placas de MDF de 2,5 milímetros e personalizados com o uso de uma máquina de corte a laser. Também foram utilizados cola instantânea, tinta epóxi e corantes para a produção das 18 unidades. Todo o material foi cedido pelo setor de patrimônio da Funetec.

Ao todo, a produção durou aproximadamente dois meses da idealização à finalização — e contou com a colaboração dos 44 estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente. A atividade foi supervisionada pelo professor da disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) e coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do IFPB – Campus Cabedelo, Thyago Silveira.

“Os cubos foram produzidos em sala de aula como parte de um projeto educativo que alia conscientização ambiental e cidadania global. Cada cubo representa um dos ODS. Trazer essa temática de forma lúdica, fazendo com que os alunos se aprofundassem e se familiarizassem com os ODS, foi algo diferenciado, um aprendizado baseado numa problemática mundial que proporciona uma vivência coletiva. Hoje saímos da Funetec com a certeza de que essa parceria será duradoura”, declarou o professor Thyago Silveira.

Os cubos agora estão expostos no hall de entrada da Funetec e também serão utilizados em todas as atividades externas da Fundação.

A estudante Helen Walk, responsável pelos cubos que representam os ODS 4 (Educação de Qualidade) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), comentou sobre a participação da sua turma na parceria que resultou na entrega dos 18 cubos à Fundação.

“Eu gostei bastante de participar dessa atividade inclusiva, que traz à tona a discussão sobre os ODS. Tivemos a oportunidade de estudar cada um deles para entender e falar com propriedade sobre os objetivos definidos pela ONU. Foi muito divertido explorar nossa criatividade na criação e personalização dos cubos, além de conhecer de perto a Funetec”, disse Helen.

Sobre os ODS — Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030, com o propósito de erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz e a prosperidade para todos. Eles abrangem áreas essenciais como saúde, educação, igualdade de gênero, água potável, energia limpa, trabalho decente, inovação, redução das desigualdades, consumo responsável e combate às mudanças climáticas. Cada objetivo é interligado e busca soluções integradas para garantir um desenvolvimento sustentável global, equilibrando crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.

DICOM - FUNETEC

 





MAIS NOTÍCIAS

Bazar da Solidariedade: iniciativa da Funetec chega ao último mês de arrecadação

03/12/2025 15:35:04

Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga



Programa "Birôs Criativos" reúne mais de 30 produtores em João Pessoa para apresentação de editais de fomento à Cultura para 2026

02/12/2025 17:06:11

A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado



Do litoral da Paraíba ao sertão pernambucano: Funetec se junta à UNIVASF e MIDR em encontro histórico do Projeto de Integração do Rio São Francisco

01/12/2025 14:45:54

Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar   Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)



Funetec participa da abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do IFPB, no Sertão da Paraíba

26/11/2025 15:51:43

Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro   Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)



Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”