
Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo – surpreenderam os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) com a entrega de 18 cubos personalizados, representando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas globais estabelecidos pela ONU para guiar o desenvolvimento sustentável até 2030.
A ação, que une educação e sustentabilidade, é fruto de uma parceria firmada no ano passado entre a Funetec, o IFPB e o Laboratório Maker One, com o objetivo de trazer a temática dos ODS para dentro da Fundação. Os cubos foram confeccionados em placas de MDF de 2,5 milímetros e personalizados com o uso de uma máquina de corte a laser. Também foram utilizados cola instantânea, tinta epóxi e corantes para a produção das 18 unidades. Todo o material foi cedido pelo setor de patrimônio da Funetec.
Ao todo, a produção durou aproximadamente dois meses da idealização à finalização — e contou com a colaboração dos 44 estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente. A atividade foi supervisionada pelo professor da disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) e coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do IFPB – Campus Cabedelo, Thyago Silveira.
“Os cubos foram produzidos em sala de aula como parte de um projeto educativo que alia conscientização ambiental e cidadania global. Cada cubo representa um dos ODS. Trazer essa temática de forma lúdica, fazendo com que os alunos se aprofundassem e se familiarizassem com os ODS, foi algo diferenciado, um aprendizado baseado numa problemática mundial que proporciona uma vivência coletiva. Hoje saímos da Funetec com a certeza de que essa parceria será duradoura”, declarou o professor Thyago Silveira.
Os cubos agora estão expostos no hall de entrada da Funetec e também serão utilizados em todas as atividades externas da Fundação.

A estudante Helen Walk, responsável pelos cubos que representam os ODS 4 (Educação de Qualidade) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), comentou sobre a participação da sua turma na parceria que resultou na entrega dos 18 cubos à Fundação.
“Eu gostei bastante de participar dessa atividade inclusiva, que traz à tona a discussão sobre os ODS. Tivemos a oportunidade de estudar cada um deles para entender e falar com propriedade sobre os objetivos definidos pela ONU. Foi muito divertido explorar nossa criatividade na criação e personalização dos cubos, além de conhecer de perto a Funetec”, disse Helen.
Sobre os ODS — Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030, com o propósito de erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz e a prosperidade para todos. Eles abrangem áreas essenciais como saúde, educação, igualdade de gênero, água potável, energia limpa, trabalho decente, inovação, redução das desigualdades, consumo responsável e combate às mudanças climáticas. Cada objetivo é interligado e busca soluções integradas para garantir um desenvolvimento sustentável global, equilibrando crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.
DICOM - FUNETEC
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933