
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) firmou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Pacientes e Pesquisadores de Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM). A parceria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos educacionais, sociais, culturais e de estímulo à inovação e ao desenvolvimento institucional, no âmbito das ações realizadas pela Associação.
O primeiro projeto resultante da parceria tem como objetivo o desenvolvimento de novas modalidades de medicamentos à base de cannabis, incluindo formulações em nanomoléculas, além da possibilidade de realização de pesquisas clínicas no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.
Para o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, a assinatura do termo representa um avanço significativo na atuação da Fundação. “Nossa expectativa é fortalecer essa parceria que já vem sendo construída. A CEPRAPCAM realiza um trabalho sério, com impacto positivo na agricultura familiar, no associativismo e no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a Associação passa a contar com o apoio da nossa estrutura de gestão de projetos, consultoria jurídica e comunicação, e nós ganhamos um parceiro estratégico, alinhado aos nossos valores institucionais”, destacou.

O presidente da CEBRAPCAM, médico psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eulâmpio Dantas Segundo, também ressaltou os benefícios da parceria. “Esse acordo abre novas possibilidades para a Associação, especialmente na área de pesquisa e inovação. A expertise da Funetec em gestão e consultoria será fundamental para avançarmos em novos projetos relacionados à cannabis medicinal”, afirmou.
Com essa iniciativa, a Funetec inaugura oficialmente sua atuação na área de inovação em saúde. “Dr. Eulâmpio é docente da UFRN, uma universidade com forte protagonismo na pesquisa científica em saúde. Essa parceria nos aproxima ainda mais da nossa missão de apoiar universidades, institutos e o ecossistema de inovação no país, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, concluiu Rodrigo Barreto.
Próximos passos
Com a formalização do termo de cooperação, as equipes da Funetec e da CEBRAPCAM passam a trabalhar de forma integrada na captação de recursos junto a fontes de fomento à inovação e à tecnologia.
Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado
Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)
Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933