
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) firmou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Pacientes e Pesquisadores de Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM). A parceria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos educacionais, sociais, culturais e de estímulo à inovação e ao desenvolvimento institucional, no âmbito das ações realizadas pela Associação.
O primeiro projeto resultante da parceria tem como objetivo o desenvolvimento de novas modalidades de medicamentos à base de cannabis, incluindo formulações em nanomoléculas, além da possibilidade de realização de pesquisas clínicas no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.
Para o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, a assinatura do termo representa um avanço significativo na atuação da Fundação. “Nossa expectativa é fortalecer essa parceria que já vem sendo construída. A CEPRAPCAM realiza um trabalho sério, com impacto positivo na agricultura familiar, no associativismo e no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a Associação passa a contar com o apoio da nossa estrutura de gestão de projetos, consultoria jurídica e comunicação, e nós ganhamos um parceiro estratégico, alinhado aos nossos valores institucionais”, destacou.

O presidente da CEBRAPCAM, médico psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eulâmpio Dantas Segundo, também ressaltou os benefícios da parceria. “Esse acordo abre novas possibilidades para a Associação, especialmente na área de pesquisa e inovação. A expertise da Funetec em gestão e consultoria será fundamental para avançarmos em novos projetos relacionados à cannabis medicinal”, afirmou.
Com essa iniciativa, a Funetec inaugura oficialmente sua atuação na área de inovação em saúde. “Dr. Eulâmpio é docente da UFRN, uma universidade com forte protagonismo na pesquisa científica em saúde. Essa parceria nos aproxima ainda mais da nossa missão de apoiar universidades, institutos e o ecossistema de inovação no país, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, concluiu Rodrigo Barreto.
Próximos passos
Com a formalização do termo de cooperação, as equipes da Funetec e da CEBRAPCAM passam a trabalhar de forma integrada na captação de recursos junto a fontes de fomento à inovação e à tecnologia.
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933