O que está procurando?

Termo de cooperação fortalece atuação da Funetec em inovação e saúde


10/06/2025 14:42:11

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) firmou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Pacientes e Pesquisadores de Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM). A parceria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos educacionais, sociais, culturais e de estímulo à inovação e ao desenvolvimento institucional, no âmbito das ações realizadas pela Associação.

O primeiro projeto resultante da parceria tem como objetivo o desenvolvimento de novas modalidades de medicamentos à base de cannabis, incluindo formulações em nanomoléculas, além da possibilidade de realização de pesquisas clínicas no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Para o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, a assinatura do termo representa um avanço significativo na atuação da Fundação. “Nossa expectativa é fortalecer essa parceria que já vem sendo construída. A CEPRAPCAM realiza um trabalho sério, com impacto positivo na agricultura familiar, no associativismo e no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a Associação passa a contar com o apoio da nossa estrutura de gestão de projetos, consultoria jurídica e comunicação, e nós ganhamos um parceiro estratégico, alinhado aos nossos valores institucionais”, destacou.

O presidente da CEBRAPCAM, médico psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eulâmpio Dantas Segundo, também ressaltou os benefícios da parceria. “Esse acordo abre novas possibilidades para a Associação, especialmente na área de pesquisa e inovação. A expertise da Funetec em gestão e consultoria será fundamental para avançarmos em novos projetos relacionados à cannabis medicinal”, afirmou.

Com essa iniciativa, a Funetec inaugura oficialmente sua atuação na área de inovação em saúde. “Dr. Eulâmpio é docente da UFRN, uma universidade com forte protagonismo na pesquisa científica em saúde. Essa parceria nos aproxima ainda mais da nossa missão de apoiar universidades, institutos e o ecossistema de inovação no país, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, concluiu Rodrigo Barreto.

Próximos passos

Com a formalização do termo de cooperação, as equipes da Funetec e da CEBRAPCAM passam a trabalhar de forma integrada na captação de recursos junto a fontes de fomento à inovação e à tecnologia.

 





MAIS NOTÍCIAS

Notícia

Funetec participa de Sessão Especial dedicada à conscientização sobre a Dermatite Atópica

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou, nesta quinta-feira (8), de uma Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Cabedelo, dedicada ao debate e à conscientização sobre a Dermatite Atópica. O encontro reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde, pacientes e instituições para discutir os impactos da doença e a importância da ampliação das políticas públicas de diagnóstico e tratamento

Agricultura Familiar

Setor de Licitações da Funetec gera economia de quase R$ 50 mil na aquisição de trator agrícola para projeto no Acre

Distantes 3.637 km, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Acre (IFAC) têm um propósito em comum: facilitar a implantação de novas práticas, incentivando a produtividade da agricultura familiar com o uso de tecnologias de ponta, por meio do Projeto Agricultura 4

Tecnologia

Expansão estratégica: Funetec amplia seu escopo e inaugura Núcleo de Inovação Tecnológica para apoiar projetos de PD&I

Preocupada com a qualidade na prestação de serviços, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inaugurou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) para dar mais agilidade e transparência a todos os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) geridos junto às Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs)

Notícia

Festival Funetec recebe reconhecimento nacional de Boas Práticas

Uma noite para ficar na história! A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu, na noite desta quinta-feira (24), em Brasília, menção honrosa no 8º Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio, realizado durante o 9º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (Confies)

Notícia

Funetec participa do 9º Congresso Nacional do CONFIES

Mais uma vez o superintendente, Rodrigo Barreto, e a diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), desembarcaram em Brasília para participar do 9º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), evento que reúne profissionais que atuam nas fundações de apoio de todas as regiões do Brasil