Funetec-PB apoia produção independente de audiovisual na Paraíba em parceria com a UFPB

19/02/2024 17:42:13


“Insólita” é o título de um documentário que vai ser lançado este ano em circuito nacional. O vídeo de 10 minutos mostra as texturas, cores, sons e movimentos da cidade de João Pessoa, criando uma narrativa não linear que engloba as belezas naturais e arquitetônicas e as imagens que falam sobre as desigualdades sociais e a esperança no infinito devir do tempo. A direção e o roteiro são assinados por Ester Rosendo e a produção executiva é de CH Malves.

O curta metragem é um dos 14 já produzidos na Paraíba desde 2021 com o apoio do Núcleo de Produção Digital (NPD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em parceria com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB). Produtores independentes de audiovisuais na Paraíba são beneficiados com a facilidade de acesso a equipamento de produção cinematográfica por meio de projetos vinculados ao NPD e o apoio da Funetec-PB, responsável pelo gerenciamento de recursos destinados à aquisição e manutenção de equipamentos utilizados pelos produtores de curta e média metragem, videoclipes e filmes experimentais no estado.

“Fizemos recentemente o projeto para o edital da Lei Paulo Gustavo, e ele foi aprovado. A gente já recebeu esses recursos e vamos proceder agora a aquisição de equipamentos destinados à produção de audiovisual, em parceria com a UFPB”, explicou Marco Vidal, da assessoria técnica da Funetec-PB.

“O acesso aos equipamentos de gravação tem um impacto muito grande nas produções de baixo custo porque acabamos produzindo imagens e produtos competitivos e impactantes artisticamente. E o fato do NPD ser um núcleo feito por pessoas que fazem cinema ajuda a direcionar e otimizar o acesso. Lembro que na época da produção a gente tinha acesso direto ao NPD para eventuais problemas e ajustes”, disse CH Malves, produtor executivo do documentário “Insólita”.

De acordo o cineasta Carlos Dowling, professor da UFPB  a Funetec está sendo uma parceira fundamental e estratégica na gestão dos projetos, de fazer a contratação, fazer a captação de recursos, administração, gerenciamento e contabilidade.

“Lançamos recentemente um primeiro edital que atende empresas realizadoras do audiovisual independente no estado da Paraíba, que tenham projetos que foram aprovados por meio de editais. A ideia é facilitar a produção através do acesso a equipamentos a um custo muito abaixo em relação ao que é cobrado no mercado”, disse o cineasta.

“Nesse primeiro modelo que nós estipulamos no terceiro edital que atende as produções de audiovisuais que serão executadas entre os meses de fevereiro e abril, cujo resultado foi divulgado na semana passada, o Núcleo de Produção Digital vai gerenciar o empréstimo de equipamentos que serão utilizados pelos projetos de curta e média metragens, videoclipes e filmes experimentais”, complementou Dowling.

O Núcleo de Produção Digital, ligado ao Curso de Cinema e ao Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da UFPB, desempenha um papel crucial no apoio à produção, capacitação e divulgação do audiovisual independente. No próximo semestre, está programada uma mostra pública dos vídeos resultantes dessas atividades, aberta à comunidade. Esses vídeos, representando diferentes gêneros cinematográficos, serão exibidos, refletindo o amplo espectro criativo do programa. Além disso, está previsto o lançamento de outro edital já no próximo mês de março, destinado a apoiar produções independentes de audiovisual, com prazo de execução até o final do ano.

 

 





MAIS NOTÍCIAS

Bagnólia Araújo: 34 anos de dedicação que refletem o valor do serviço público e da educação

28/10/2025 16:25:39

No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição



Da Paraíba para o mundo: Funetec leva case de sucesso à COP30, na Amazônia

27/10/2025 17:48:02

Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba



Funetec promove a 12ª edição do Bazar da Solidariedade para arrecadar doações para os idosos da AMEM

27/10/2025 12:18:00

Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da  Floresta Nacional da Restinga



Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)