
Jonathan Araújo, de 14 anos, é um dos participantes do Projeto “Codificar para Desenvolver" (CODE), da Prefeitura de João Pessoa em parceria com a Funetec-PB. A iniciativa promove a inclusão digital com aulas de programação para estudantes do ensino fundamental público na Capital.
Para Jonathan, o CODE é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele até já desenvolveu o próprio aplicativo: um contador de tampinhas que tinha uma mecânica de mudar conforme o número ia aumentando. O aplicativo tinha o objetivo de promover um projeto da escola de coletar tampinhas de garrafa pet e ajudar na cirurgia de castração de animais de rua.
E ele não esconde o entusiasmo com a iniciativa: "já recomendei pra várias pessoas, e continuaria recomendando. Se a pessoa estiver interessada e quiser seguir uma carreira de programador, o CODE é uma das melhores formas de começar", disse.
A Iniciativa Code foi lançada em março do ano passado de começar e já beneficiou 6,5 mil alunos da rede municipal de ensino. Com as aulas de programação, crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos. Os monitores recebem uma bolsa de estudos. É o caso do Jonathan. Graças a esse incentivo, o jovem programador vem ajudando nas despesas de casa.
Ah, e o CODE foi renovado para 2024 e aguarda a versão 2.0, que vai ser lançada em breve.
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933