Iniciativa CODE promove a inclusão digital de jovens da rede pública de ensino de João Pessoa

02/02/2024 16:06:28


Jonathan Araújo, de 14 anos, é um dos participantes do Projeto “Codificar para Desenvolver" (CODE), da Prefeitura de João Pessoa em parceria com a Funetec-PB. A iniciativa promove a inclusão digital com aulas de programação para estudantes do ensino fundamental público na Capital.

Para Jonathan, o CODE é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele até já desenvolveu o próprio aplicativo: um contador de tampinhas que tinha uma mecânica de mudar conforme o número ia aumentando. O aplicativo tinha o objetivo de promover um projeto da escola de coletar tampinhas de garrafa pet e ajudar na cirurgia de castração de animais de rua. 

E ele não esconde o entusiasmo com a iniciativa: "já recomendei pra várias pessoas, e continuaria recomendando. Se a pessoa estiver interessada e quiser seguir uma carreira de programador, o CODE é uma das melhores formas de começar", disse.

A Iniciativa Code foi lançada em março do ano passado de começar e já beneficiou 6,5 mil alunos da rede municipal de ensino. Com as aulas de programação, crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos. Os monitores recebem uma bolsa de estudos. É o caso do Jonathan. Graças a esse incentivo, o jovem programador vem ajudando nas despesas de casa. 

Ah, e o CODE foi renovado para 2024 e aguarda a versão 2.0, que vai ser lançada em breve.





MAIS NOTÍCIAS

Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva



Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada



Funetec conquista certificado inédito de excelência em compras públicas

24/03/2026 20:26:37

Setor de Compras e Licitações é reconhecido por eficiência e agilidade nos processos que atendem mais de 140 projetos em todo o Brasil Pela primeira vez em seus 28 anos de história, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu o Certificado de Excelência em Compras Públicas de 2025, concedido pelo Portal de Compras Públicas



Funetec participa da cerimônia de assinatura dos novos contratados do Cineteatro São José

20/03/2026 10:55:32

Inaugurado em 1945, o Cineteatro São José abriu suas portas para receber os oito novos prestadores de serviços que vão trabalhar nas atividades administrativas, técnicas e operacionais do equipamento cultural reinaugurado no final do ano passado e que conta com a administração da Fundação Espaço Cultural (Funesc)