
João Pessoa, PB – Em resposta aos desafios ambientais contemporâneos, o Governador da Paraíba, João Azevêdo, anuncia a assinatura de um acordo histórico para a ampliação do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB). O ato ocorrerá, no pavilhão de congressos do Centro de Convenções de João Pessoa, nesta segunda-feira (29), às 10h, marcando uma ação que irá beneficiar todos os municípios do litoral da Paraíba, com investimento sem precedentes de cerca de R$ 10 milhões do Governo Estadual.
A ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Polo de Inovação do IFPB. AFundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) é a gestora administrativa e financeira do Programa que também conta com o apoio do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).
O objetivo do Programa, nessa nova fase, é realizar um diagnóstico ambiental que possibilitará a compreensão dos fenômenos naturais, do uso e da ocupação do solo e do ambiente marinho, além de identificar as vulnerabilidades presentes nos municípios do litoral da Paraíba, em longo prazo.
O Preamar-PB irá tratar do Gerenciamento Costeiro Integrado, de inovação, de conservação e de conhecimento científico prévio a qualquer intervenção na orla paraibana! O que possibilitará diagnosticar, preservar e elevar a qualidade ambiental.
A cerimônia contará com a presença de diversas autoridades, além de figuras proeminentes, como o professor Frederico Pereira Brandini, do Instituto Oceanográfico da USP, e o conhecido navegador, integrante da família Schürmann, Capitão Vilfredo Schürmann.
Os recursos serão destinados ao diagnóstico e ao monitoramento ambiental, visando à prevenção de erosão costeira e ao planejamento contra eventos climáticos extremos. A iniciativa pretende evitar soluções de curto prazo que, sem uma análise contextual, poderiam acarretar mais danos do que benefícios aos nove municípios do litoral paraibano (Pitimbu, Conde, João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca).
O Preamar-PB nasceu a partir da proposta de instalar recifes artificiais marinhos, desenvolver áreas temáticas para o mergulho contemplativo e restaurar ecossistemas coralíneos naturais. Essas iniciativas visam não apenas auxiliar na recuperação da biodiversidade, mas também promover o turismo náutico e subaquático sustentável, contribuir para o manejo da pesca na Paraíba, além de promover diversas outras ações socioambientais.
Em reconhecimento à profundidade e ao valor dos estudos técnicos e científicos efetuados ao longo de 2023, as entidades parceiras perceberam o impacto substancial que essas pesquisas poderiam ter na formulação de políticas públicas. Dessa constatação, nasceu a decisão de se ampliar o Preamar-PB, transformando-o num pilar para a gestão integrada e sustentável do litoral paraibano, promovendo não só a conservação ambiental, mas também o desenvolvimento socioeconômico da região.
O coordenador-geral do Preamar-PB, Cláudio Dybas, enfatiza a importância do projeto: "esta ampliação representa um salto qualitativo para o Preamar-PB. Além de continuar promovendo a conservação marinha e o ecoturismo, agora, poderemos realizar um planejamento ambiental informado e proativo, protegendo nosso litoral para as futuras gerações."
Esse investimento simboliza um novo capítulo para a Paraíba e para o Brasil, no que diz respeito à gestão consciente e sustentável dos ecossistemas costeiros. O Preamar-PB emerge como um exemplo de como a ciência e o compromisso ambiental podem se integrar, traduzindo-se em ações concretas para o bem-estar econômico e ecológico.
Com Assessoria Preamar-PB
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933