
A Paraíba vem se destacando no campo tecnológico regional e nacional. Parte desse processo é impulsionado pela atuação proativa da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), uma empresa de direito privada criada em 1997 para apoiar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Atualmente, a Fundação colabora ativamente com outros IF’s, com a UFPB, Prefeituras, Governo do Estado, empresas nacionais e multinacionais, e emerge como um epicentro catalisador, fomentando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica.
“As parcerias podem vir do setor privado, prefeituras e governo do estado, ressaltando que existem projetos compartilhados com empresas multinacionais”, explica Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec-PB, que ainda afirmou sentir falta de maior interação com empresas locais, apesar do sucesso da Funetec-PB.
Dentre os projetos de destaque geridos pela Funetec-PB está o Code (Codificar para Desenvolver), executado em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e focado na formação de programadores. Destaque ainda para o Projeto Preamar, voltado para a recuperação da biodiversidade no litoral paraibano, incluindo a criação de recifes artificiais e a promoção do turismo sustentável. Além disso, a Funetec-PB desempenha papel ativo na gestão de projetos tecnológicos junto à EMBRAPII, braço do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado para o fomento e inovação do desenvolvimento industrial tecnológico.
“A Paraíba está muito bem posicionada no setor tecnológico, muito graças ao Polo de Campina Grande, e que existe um projeto para expandir esse Polo na capital e no sertão do estado. Ele ressaltou o compromisso da fundação em levar o desenvolvimento e a gestão de projetos para todas as partes do estado, aproveitando a capilaridade do Instituto Federal”, enfatiza Rodrigo.
Para 2024, a meta é ampliar a área de atuação da Funetec-PB aproveitando a capilaridade do Instituto Federal e uma maior interação com empresas locais. No entanto, lembra Rodrigo Barreto, para que empresas de inovação e tecnologia na Paraíba se desenvolvam ainda mais e projetem a Estado como referência no país é preciso que o poder público atue na atração de investimentos e incentive o crescimento de empresas de bases tecnológicas. Há um esforço nesse sentido, a exemplo da criação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, no Centro Histórico da capital.
“A ideia é recuperar uma área pública importante da capital e replicar o modelo de sucesso de Pernambuco, para atrair investimentos, compartilhar ecossistemas e incentivar o desenvolvimento de empresas de bases tecnológicas, para um retorno futuro em impostos e taxas para o estado”, afirma o superintendente da Funetec-PB.
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933