
Nesta sexta-feira (29), a Funetec-PB celebra 100 dias sob nova gestão, marcados pela revitalização do vínculo com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e por resultados eficientes. Nesse período, a Fundação realizou visitas técnicas, ampliou parcerias para alcançar 135 projetos alinhados com boas práticas de governança, inovação e transparência.
Um dos destaques foi a reforma estatutária, que fortaleceu a participação de representantes de universidades e institutos federais no Conselho Curador, presidido pela reitora do IFPB, professora Mary Roberta. O superintendente Rodrigo Barreto enfatizou a importância dessa mudança: "A Funetec agora tem uma estrutura que define claramente as competências de cada colaborador, delineando as atividades neste novo modelo de ação."
A aprovação do novo Estatuto foi um marco para a transparência, eficiência e conformidade, segundo destacou o diretor Jurídico Diógenes Dantas. “Através dessa iniciativa buscamos garantir que cada decisão tomada e cada recurso alocado ocorra em alinhamento aos princípios morais, éticos e legais”, destacou o diretor Jurídico, Diógenes Dantas. A criação da Diretoria Jurídica foi uma inovação implementada na nova gestão.
Sob orientação de um Estatuto moderno, a Funetec-PB estabeleceu uma Unidade de Governança, Riscos e Conformidade, fortalecendo mecanismos de controle. O diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Mariano, ressaltou a implementação de novas e boas práticas para garantir eficiência e transparência. “A Fundação vem implementando novos mecanismos de controle, com sistemas e ferramentas de controle de eficiência, conformidade com apresentação de um novo corpo estatutário associado a essas ferramentas de gestão”.

A diretora de Projetos, Ingredhy Dantas, explicou a reestruturação do setor, dividindo-o em quatro áreas principais: ciência e tecnologia, projetos ambientais e culturais, projetos sociais e projetos educacionais: “fizemos a divisão para que as próximas prospecções sejam bem direcionadas, assim como a capacitação do nosso operacional dos nossos auxiliares, dos nossos analistas e dos nossos estagiários”.
A Funetec-PB também ganhou uma Diretoria de Comunicação e Marketing, com ações estratégicas para fortalecer relações com parceiros e a imprensa. “Podemos destacar o lançamento de uma nova identidade visual que dialoga com os princípios e a natureza da Funetec e que demonstra nossa resistência e resiliência. Foi um momento histórico de resgate da relação com o IFPB. Também temos mantido encontros estratégicos com jornalistas, comunidade, entidades e lideranças políticas que podem ajudar a projetar a imagem da Fundação”.
"A nova marca representa a presença da cultura, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, inspirada no mandacaru, símbolo de resistência e crescimento”, celebrou a a reitora do IFPB, Mary Roberta.
Fundada em 1997 por 48 instituidores, a Funetec-PB é uma empresa sem fins lucrativos credenciada pelos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. É Fundação de Apoio ao IFPB, ao IF Sertão Pernambucano, ao IFMA, ao IFS, à Univasf e à UFPB.

A reforma estatutária foi elogiada pelos instituidores, como Márcio Meira de Castro, que destacou a participação do Conselho Curador. “mudaram o Estatuto para um Estatuto de Fundação. Hoje, tem um Conselho Curador que toma decisões”.
Instituidora e integrante do Conselho Curador, a professora Mônica Montenegro elogiou a resistência, resiliência e profissionalismo da nova gestão em seus 100 dias: “é um momento que marca a credibilidade que os instituidores têm nessa nova gestão, que é uma gestão super jovem, muito criativa e muito profissional”.
O professor Dr. Almiro de Sá Ferreira, idealizador da Fundação, expressou otimismo em seu progresso : “ela vem progredindo muito, a cada ano, vem prosperando e o nosso desejo é que a Instituição se torne cada vez mais sólida e internacionalizada, este é o próximo passo e já está acontecendo em parte”.
Próximos passos
Para 2024, a Funetec-PB planeja expandir suas atividades, fortalecer parcerias e se aproximar do setor produtivo paraibano. O superintendente Rodrigo Barreto destacou a interiorização da capilaridade dos Institutos Federais e o acompanhamento próximo dos projetos como metas para o próximo ano.
“Tivemos tempo suficiente para realizar um planejamento estratégico que eu considero mais adequado, e para o próximo ano a expectativa é que consigamos ampliar bastante as capacidades de funcionamento da Fundação”, afirmou Rodrigo Barreto. “No próximo ano vamos avançar na interiorização da capilaridade dos Institutos Federais em toda a região, vermos de perto a execução dos projetos, acompanharmos, conversarmos com os coordenadores e, sobretudo, com os beneficiários dos projetos que gerenciamos e realizar esse trabalho de aproximação e apresentação da nova gestão e das novas práticas que a gente vem implementando”, complementou o superintendente.
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933