O evento contou com a participação de colaboradores da Funetec-PB e funcionários da casa de idosos, localizada na estrada de Cabedelo (PB).
A manhã desta sexta-feira (22) foi marcada por um café da manhã para os idosos assistidos pela Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM). Durante o evento promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), o superintendente Rodrigo Barreto assinou o termo de doação de R$ 11.300,48 (Onze mil, trezentos reais e quarenta e oito centavos), fruto da arrecadação feita nos últimos seis meses de realização do projeto social “Bazar da Solidariedade”, por meio comercialização de roupas e acessórios e arrecadações via pix.
“A gente está aqui para realizar essa entrega em nome de toda a fundação, em nome de cada um dos colaboradores. Neste momento, sinto muita alegria de estar à frente de um time, de uma equipe que está atenta às necessidades do próximo, que se mantém atuante e com o intuito de ampliar esse caráter social, que para nós, enquanto Funetec, é muito importante reforçar o compromisso. A ideia é dobrar a meta para o ano e que possamos ampliar esse projeto que conta com o engajamento de toda a nossa equipe”, disse Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec-PB.
A coordenadora do “Bazar da Solidariedade” da Funetec-PB, Jéssica Soares, ressaltou que esse ano as doações superaram a meta da Fundação. “Eu já tinha feito alguns trabalhos voluntários antes, mas não na grandeza que foi esse. O valor é muito além do que nós já tínhamos entregado antes”, disse. Além de mais de R$ 11,3 mil, o projeto também doou aos idosos da AMEM: leite, fraldas geriátricas e materiais de limpeza e de higiene pessoal.
Para a coordenadora da casa da Amem, Gorete Ataíde, a arrecadação feita pela Fundação de Apoio serve para complementar o pagamento dos funcionários, além de ser destinado a compra de medicamentos, alimentos perecíveis e execução de serviços de manutenção da casa.
“O meu coração pulsou forte. A gente ficou toda arrepiada aqui, quando soube do valor. Veio num momento que é de extrema necessidade para a AMEM porque o final de ano é um momento de muitas festas, de muitas doações, mas de muitas obrigações também, pois tem o décimo terceiro, entre outras. Graças a Deus e com a ajuda da Funetec, a gente conseguiu essa doação. Então, nosso sentimento é só de gratidão”, ressaltou Gorete.
Atualmente, a Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM) abriga 37 idosos e conta com a colaboração de 27 colaboradores. O espaço ainda conta com o auxílio de uma voluntários que atuam nas áreas de saúde e cuidados pessoais. Os idosos são assistidos 24 horas por dia e contam com apoio nutricional, barbearia, fisioterapia, equipe de cuidadores e de enfermagem.
Serviço:
O abrigo de idosos da Mata do AMEM fica localizado na BR-230, Nº 11, no bairro Km, em Cabedelo (PB). A casa está aberta às visitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Os números de contato são: (83) 99867-6004 / (83) 3245-2761 / (83) 99996-2870. A Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM) também recebe doações através das contas: Banco do Brasil AG 011 C/C 224.468-3; Caixa Econômica Federal AG 0904 OP 013 C/C 47579-0; Bradesco AG 01729 C/C 0066310-7; e Chave Pix: CNPJ 08.976.383/0001-40.
TEXTO: Katia Pinheiro
EDIÇÃO: Rejane Negreiros
FOTOS: Renato Britto
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933