
As reuniões acontecem nesta terça e quarta-feira no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Os conselheiros tutelares da cidade de João Pessoa participam do Curso de Formação organizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). O curso, que acontece no auditório da Fundação Espaço Cultural (Funesc), nesta terça (5) e quarta-feira (6), discute situações cotidianas do Conselheiro Tutelar e promove a reflexão sobre a prática aliada às Leis, tendo como base a Constituição Federal (CF) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É muito importante que essa última etapa seja fechada, literalmente, com ‘chave de ouro’. E, nesse momento, o mais importante é a gente falar sobre o papel do Conselheiro Tutelar, que atua em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em João Pessoa, a importância do atendimento feito pelo Conselho Tutelar às famílias em situação de vulnerabilidade social, à comunidade e à sociedade como um todo”, ressalta a diretora de Projetos, Relações Institucionais e Negócios da Funetec-PB, Ingredhy Dantas.

O primeiro dia do curso para os conselheiros tutelares foi marcado pela palestra do promotor da Infância e da Juventude do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Alley Escorel, que destacou a importância da atuação do Conselho Tutelar na garantia de todos os direitos das crianças e adolescentes.

“É importante a gente mostrar a missão e atribuição que o Conselheiro Tutelar tem, que não é só de encaminhar solicitações para os órgãos solicitando serviço, mas de ver aqueles direitos proclamados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente devidamente efetivados na prática. É trazer a responsabilidade de cada caso. Eu fiz encaminhamento para tais e tais órgãos. Foi atendido, não foi atendido? Aquela situação da criança adolescente que era vítima de uma violação de direitos foi resolvida? Se fizesse a pergunta se aquela situação não foi resolvida, é porque todas as medidas ainda não foram tomadas para que esse direito seja, na verdade, efetivado e ela saia daquela situação de risco e vulnerabilidade”, disse o Dr. Alley Escorel, promotor do MPPB.

Para Renato Luciano, Conselheiro Tutelar eleito neste ano, essa é a primeira etapa do processo de formação que deve ser contínua. “A gente que já trabalha com criança e adolescente, que já está dentro da rede, que já trabalha dentro do circuito, como se diz, de defesa dos direitos da criança e adolescente. A gente tem um olhar diferenciado, mas para aqueles que já vêm com a luta temporária, que trabalham em outros espaços, de fato precisa dessa formação, eu acho que a formação é importante, não só agora, mas durante os quatro anos”.
Já a Conselheira Tutelar da região de Mangabeira, Valdilene Cruz, que vai assumir a partir do próximo ano seu terceiro mandato, destaca a importância do curso se consolidar como espaço de troca de experiências entre Conselheiros, “pois não existe um curso na Universidade para Conselheiro Tutelar. O conselheiro tutelar é isso: é decidir, é agarrar essa causa e trabalhar. E os novos quando chegam, vão chegar com a vida deles, com a experiência deles, nós estamos aqui para somar”.
Texto: Ascom Funetec-PB
Edição: Rejane Negreiros
Fotos: Renato Britto
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933