Conselheiros tutelares de João Pessoa participam de Curso de Formação organizado pela Funetec-PB

06/12/2023 00:00:00


As reuniões acontecem nesta terça e quarta-feira no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Os conselheiros tutelares da cidade de João Pessoa participam do Curso de Formação organizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). O curso, que acontece no auditório da Fundação Espaço Cultural (Funesc), nesta terça (5) e quarta-feira (6), discute situações cotidianas do Conselheiro Tutelar e promove a reflexão sobre a prática aliada às Leis, tendo como base a Constituição Federal (CF) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É muito importante que essa última etapa seja fechada, literalmente, com ‘chave de ouro’. E, nesse momento, o mais importante é a gente falar sobre o papel do Conselheiro Tutelar, que atua em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em João Pessoa, a importância do atendimento feito pelo Conselho Tutelar às famílias em situação de vulnerabilidade social, à comunidade e à sociedade como um todo”, ressalta a diretora de Projetos, Relações Institucionais e Negócios da Funetec-PB, Ingredhy Dantas.

O primeiro dia do curso para os conselheiros tutelares foi marcado pela palestra do promotor da Infância e da Juventude do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Alley Escorel, que destacou a importância da atuação do Conselho Tutelar na garantia de todos os direitos das crianças e adolescentes.

“É importante a gente mostrar a missão e atribuição que o Conselheiro Tutelar tem, que não é só de encaminhar solicitações para os órgãos solicitando serviço, mas de ver aqueles direitos proclamados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente devidamente efetivados na prática. É trazer a responsabilidade de cada caso. Eu fiz encaminhamento para tais e tais órgãos. Foi atendido, não foi atendido? Aquela situação da criança adolescente que era vítima de uma violação de direitos foi resolvida? Se fizesse a pergunta se aquela situação não foi resolvida, é porque todas as medidas ainda não foram tomadas para que esse direito seja, na verdade, efetivado e ela saia daquela situação de risco e vulnerabilidade”, disse o Dr. Alley Escorel, promotor do MPPB.

Para Renato Luciano, Conselheiro Tutelar eleito neste ano, essa é a primeira etapa do processo de formação que deve ser contínua. “A gente que já trabalha com criança e adolescente, que já está dentro da rede, que já trabalha dentro do circuito, como se diz, de defesa dos direitos da criança e adolescente. A gente tem um olhar diferenciado, mas para aqueles que já vêm com a luta temporária, que trabalham em outros espaços, de fato precisa dessa formação, eu acho que a formação é importante, não só agora, mas durante os quatro anos”.

Já a Conselheira Tutelar da região de Mangabeira, Valdilene Cruz, que vai assumir a partir do próximo ano seu terceiro mandato, destaca a importância do curso se consolidar como espaço de troca de experiências entre Conselheiros, “pois não existe um curso na Universidade para Conselheiro Tutelar. O conselheiro tutelar é isso: é decidir, é agarrar essa causa e trabalhar. E os novos quando chegam, vão chegar com a vida deles, com a experiência deles, nós estamos aqui para somar”.

Texto: Ascom Funetec-PB

Edição: Rejane Negreiros

Fotos: Renato Britto





MAIS NOTÍCIAS

Bagnólia Araújo: 34 anos de dedicação que refletem o valor do serviço público e da educação

28/10/2025 16:25:39

No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição



Da Paraíba para o mundo: Funetec leva case de sucesso à COP30, na Amazônia

27/10/2025 17:48:02

Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba



Funetec promove a 12ª edição do Bazar da Solidariedade para arrecadar doações para os idosos da AMEM

27/10/2025 12:18:00

Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da  Floresta Nacional da Restinga



Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)