
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participa do debate nacional sobre o papel da Fundação de Apoio para garantia de acesso, inclusão e democratização da ciência e tecnologia do Brasil, durante o 6º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, que acontece nesta semana, no espaço da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), na Universidade de Brasília (UnB). Além de reunir representantes de Fundações de Apoio de todo o país, o evento comemora os 35 anos de atuação do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).
De acordo o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, o 6º Congresso Nacional do Confies apresenta o protagonismo das Fundações de Apoio e destaca as melhores práticas de gestão e transparência de todas as empresas que atuam, sem fins lucrativos, com o propósito de garantir o desenvolvimento educacional, tecnológico e cultural. “O evento é marcado por fóruns de discussão, fóruns de gestores de projetos, fóruns de procuradores, fóruns de comunicadores e de presidentes. Então, essa é uma oportunidade também de termos um tempo de qualidade para avaliar estrategicamente os próximos passos, definir as metas para o próximo ano”.
Ainda durante o evento, a Funetec-PB apresentou seu novo modelo de gestão, pautado na inovação, transparência e boas práticas. “Temos a oportunidade de nos posicionar no sentido de promover a transparência, a eficiência e de nos aproximar dos órgãos de controle para trazer mais segurança às nossas operações”, disse Diógenes Dantas, diretor jurídico da Fundação de Apoio.
Para a diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, um dos objetivos da Funetec-PB é compartilhar experiências com as demais Fundações de Apoio que participam do Confies, que é o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.
“Agora, sob a nova gestão e sob o novo Estatuto, podemos compartilhar as boas práticas e aprender com as outras Fundações, auxiliando os parceiros que são as instituições de pesquisa científica e tecnológica, de ensino superior. Esse é um trabalho conjunto de grande valia e um momento muito feliz para a nova gestão da Funetec”, disse.
A participação da Funetec-PB, no 6º Confies, também contou com a participação da diretora de Comunicação e Marketing, jornalista Rejane Negreiros, e diretorias de outras Fundações de Apoio, além de representantes do Governo Federal e do Fundo Nacional de Educação Empresarial (FNEP) e da Advocacia-Geral da União.
Quem somos?
Além de ser Fundação de Apoio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Funetec é credenciada pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Ciência e Tecnologia para apoiar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); o Instituto Federal do Sertão do Pernambuco (IFSertãoPE), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o Instituto Federal do Sergipe (IFS), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente, é responsável pela administração e gestão de recursos para mais de 100 projetos vinculados às áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, através de parcerias com entes públicos e empresas privadas.
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933