
As visitas ao Congresso Nacional, Câmara Federal e Senado começaram na última segunda-feira (27) e acabam nesta sexta-feira (1).

A semana foi marcada pela presença da diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba em Brasília (DF). Além de participar do 6º Congresso Nacional do Confies, a nova gestão da Fundação de Apoio se reuniu com os deputados federais Ruy Carneiro (Podemos) e Gervásio Maia (PSB) e com os senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Os encontros tiveram como principais temas: a legislação como base para desburocratização de parcerias entre os setores público e privado; o novo modelo de gestão implantado pela nova gestão da Fundação; e gerenciamento de recursos descentralizados para os projetos de ensino, pesquisa e extensão das instituições federais de ensino.

“Nessas audiências apresentamos o novo modelo de gestão que está sendo implementado na Funetec e nos colocamos à disposição para o gerenciamento de recursos descentralizados, seja via transferências descentralizadas, de execução descentralizada, seja através de emendas parlamentares vinculadas a projetos, onde conseguimos realizar a gestão administrativa e financeira”, informou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec-PB.

Nesta quinta-feira (30), o senador Veneziano colocou o seu gabinete à disposição da Funetec-PB para prospecção de novas parcerias com instituições federais de ensino. “Não só os parceiros que já temos projetos vigentes, mas principalmente para os que ainda queremos prospectar”, ressaltou Ingredhy Dantas, diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas.

O diretor Jurídico da Funetec, Diógenes Dantas, fez uma avaliação positiva dos encontros com os parlamentares paraibanos, em Brasília. “Foi uma excelente oportunidade de mostrar que os instrumentos jurídicos e as estruturas que estão postas na nossa legislação podem ser utilizadas em favor da maximização da eficiência, da desburocratização e da amplificação dessas parcerias que envolvem necessariamente entes públicos e entes privados. A ideia é aproximar, construir soluções de modo a desenvolver, aprimorar, fortalecer os projetos desenvolvidos na Fundação e que tem um amplo espectro de impacto social”, disse.

Em todos os encontros, a diretoria executiva da Funetec-PB apresentou aos deputados federais e senadores o seu novo modelo de gestão baseado na transparência e em boas práticas de gestão.
“Há um esforço da comunicação para apresentar aos nossos parlamentares a nova gestão da Funetec, com nova equipe, Estatuto e procedimentos no sentido de ampliar a transparência e consolidar boas práticas. Fundamental que nos conheçam e ao nosso trabalho pelo desenvolvimento da educação, da inovação, da tecnologia e cultura. Deputados e senadores podem ser parceiros estratégicos. Aqui também nos colocamos à disposição para o gerenciamento de recursos e transferências descentralizadas por meio de emendas vinculadas a projetos que podem ser geridos por nós. Está sendo uma agenda intensa e muito produtiva”, ressaltou Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec-PB.
Reunião com ANID
Ainda durante a semana, o superintendente Rodrigo Barreto e a diretora de Comunicação e Marketing da Funetec-PB, Rejane Negreiros, se reuniram com Percival Henriques, presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (ANID) sobre a construção de parcerias para gerenciamento de projetos com recursos descentralização para o fomento das telecomunicações na Paraíba. A reunião aconteceu de forma remota, já que o presidente da ANID está em Dubai, participando da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP).
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933