
A seleção é uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC), e ocorre com a supervisão da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (DEGEF).
O processo seletivo para escolha de diretores escolares – Administrativo e Pedagógico iniciou-se na última terça-feira (28) e encerra nesta quinta-feira (30). A etapa de entrevistas presenciais realizada pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). Ao total, foram analisados mais de 170 currículos para preenchimento das vagas nas unidades de ensino do município de João Pessoa, assim como suprir as eventuais carências nas referidas funções.
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Funetec-PB, Luciana Antunes, faz parte de uma das bancas avaliadoras. "É um processo onde você tem condições de avaliar as ideias, a postura… você tem condições de vivenciar tudo que é feito por um gestor em prol de uma comunidade escolar, principalmente levando em consideração as divergências de classe social, de ideologias… Então, está sendo uma experiência muito rica vivenciar as ideias dos gestores e o que eles pretendem pôr em prática com essa nova gestão que está vindo por aí”.
Marlene França, coordenadora do processo, explica como foram as etapas de aplicação das provas e entrevistas: “essa etapa, em especial, eu envolvi doze pessoas comigo. Coloquei três na banca, em três bancas que estão acontecendo simultaneamente. A composição das bancas é a seguinte: uma pessoa da minha equipe que está assumindo a presidência, um colaborador da Funetec e um servidor da Secretaria de Educação integra a comissão de acompanhamento para garantir toda lisura, transparência e dar segurança ao processo”, disse.
Para alcançar o objetivo de eleger os novos gestores escolares municipais, vários são os trabalhadores e trabalhadoras da área avaliados, dentre eles a Ana Maria de Oliveira, funcionária da escola José Américo de Almeida e candidata à função de diretora administrativa. Ela resumiu o processo: “em duas palavras: desgastante e prazeroso. Desgastante porque foi muito intenso, poucos dias para fazer tudo. Mas prazeroso por trazer conhecimento novo, uma nova abordagem. Porque eu, que estou há três anos na rede nunca tinha vivido isso antes. Achei bom esse lado. Tenho expectativa de, minimamente, adquirir bastante conhecimento e, se possível, no final, conquistar o cargo de diretora administrativa”.
Wesley Allison Gomes, professor de Educação Física da Escola Leão da Santiago, também é candidato e destaca a organização e experiência ao longo da seleção: "estou achando esse processo seletivo bem interessante porque a gente nunca viu um processo seletivo dessa forma… mais justo, meritocrático, de forma democrática, literalmente, que valoriza o profissional, a sua estrutura em si e valoriza também a opinião da comunidade escolar. O curso para diretores foi maravilhoso e o processo está bem coerente, então as minhas expectativas são as melhores no sentido de que, por mais que eu tenha concorrência na escola de um colega de trabalho, de um amigo pessoal, a gente está tentando fazer o melhor para o direcionamento da escola… a gente está tentando fazer com que a escola continue a crescer, a se manter num bom nível, respeitável na comunidade da escola”.
Quem destaca essa coerência é Marlene, que ressalta a importância da contratação de consultorias realizadas pela Funetec para o acompanhamento do processo seletivo: “a gente tá observando os processos de escolha e os desempenhos a partir, de fato, de toda a documentação. É nessa perspectiva que a gente reconhece a importância desse processo e entende como é fundamental, em um país que se diz democrático, que busca, prima e zela por uma educação de qualidade, ainda que pública. Então nota-se esse esforço”, concluiu.
Texto: Vanessa Polary
Edição: Rejane Negreiros
Fotos: Ascom Funetec-PB
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933