
A diretoria da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participa, nesta semana, da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), no Centro de Convenções de Natal (RN). O evento reúne também os representantes de Fundações de Apoio, que aproveitam a ocasião para trocar experiências exitosas, boas práticas e discutir a a integração das Fundações.
Nesta terça-feira (7), o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, destacou a importância do Reditec abrir espaço que Gestores de Fundações de Apoio debatam estratégias de fortalecimento das parcerias institucionais e iniciar o processo de formação de uma rede que possibilite, por exemplo, aquisições coletivas, o que reduz os custos.
“Foi o primeiro momento em que houve uma aproximação com um fórum de superintendentes das fundações de apoio, cuja origem é a rede federal de ensino, rede tecnológica de ensino, e que é um fórum que está iniciando os trabalhos agora, esse ano. Houve o primeiro encontro já nesse segundo semestre em Vitória (ES) e é apenas o segundo encontro desse fórum de discussão, de troca de experiências e boas práticas. Mas é um fórum que já nasce com muita potência, que consegue um espaço importante na programação do principal evento da rede profissional e tecnológica de educação do Brasil”, ressaltou Rodrigo Barreto.
Para o gerente de Projetos da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), o encontro é uma oportunidade de troca de experiências entre as fundações:
“Para a gente possa formar parcerias entre as fundações, onde a gente, como a gente atua em nível de Brasil, a gente possa, cada um ocupar seus espaços e aproveitando isso, trabalhar em rede mesmo, cada um, todos nós temos as nossas expertises e que essas expertises possam ser compartilhadas com as outras fundações. Nós, por exemplo, somos muito fortes nas áreas de regularização fundiária, concursos e processos seletivos”, disse Erivan Amaral, diretor de Projetos da Funcern.
Já segundo Andréa Moura, diretora administrativa e financeira da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE), o momento é de compartilhar as boas práticas das Fundações de Apoio e reforçar o trabalho da rede federal de ensino.
“A gente tem buscado nos unir para poder conhecer um pouco os problemas que os outros passam, para que a gente possa juntos construir uma forma de trabalhar que possa, de repente, evitar que a gente cometa os mesmos erros. Então, cada um vai trabalhando, vai compartilhando as suas boas práticas e isso fortalece muito as fundações”, afirmou Andréa Moura.
Uma das vantagens do trabalho integrado das Fundações de Apoio é o desenvolvimento de sistemas que contribuam com a economia de recursos: “trabalhar em grupo, fortalecer essa rede, ela vai nos possibilitar inclusive alguma economia de recursos, por exemplo, se falou agora há pouco de criar um sistema que a gente pudesse comprar as passagens de forma integrada”, acrescentou Ernani Leite, presidente da Fundação de Apoio do IFCE.
Por sua vez, o superintendente da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo também destacou a importância do trabalho integrado das Fundações, que atuam na gestão de recursos para os projetos de pesquisas dos Institutos e Universidades Federais em parcerias com empresas brasileiras e multinacionais.
“Através da parceria entre as fundações de apoio, a gente quer resolver os gargalos de compra de passagens e resolver gargalos de serviços de importação, porque entendemos que esses serviços acabam onerando muitos projetos e são pontos que a gente quer desenvolver futuramente como destaque. Também queremos ampliar a nossa captação com a iniciativa privada e consolidar mais o relacionamento com as empresas”, enfatizou Renato Almeida, superintendente da Facto.
O Fórum dos gestores de Fundações de Apoio aconteceu durante a Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que é promovida anualmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e neste ano está sendo coordenada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento é marcado por discussões sobre o tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos".
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933