
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou na tarde desta segunda-feira (19) a assinatura de contrato com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) para a implantação do Programa Pós-técnico de Enfermagem/Cofen, com a execução do projeto sob a responsabilidade do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS).
Serão oferecidos inicialmente 5 cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em: Cuidado do idoso na perspectiva de saúde coletiva, Cuidados técnicos ao paciente crítico, Cuidado crítico ao paciente neonatal, Centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica e Urgência e emergência.
O evento de assinatura do contrato aconteceu no auditório do curso de Fonoaudiologia localizado no Centro de Ciências da Saúde e contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia; da Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira; da Diretora da CPT-ETS, Profa. Soraya Adriano; da Presidente do Cofen e docente da UFPB Betânia Maria dos Santos; do Diretor da Funetec, Epitácio Brito; da representante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Servidores do SUS, Mariluce de Sá; do Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides Braga; do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, James dos Santos; e do Assessor especial da presidência do COFEN, Robson Oliveira.
Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento da UFPB, Prof. Paulo de Tarso, a Diretora do Centro de Educação, Profa. Adriana Diniz; o Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Lucídio Cabral; o Diretor do Centro de Energias Renováveis, Prof. Euler Macedo; a Superintendente de Tecnologia da Informação Camila Vital; a Superintendente de Ensino a Distância, Profa. Raissa Paulino; representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de membros da comunidade acadêmica da UFPB.
A iniciativa busca qualificar os profissionais de nível médio com formação técnica em enfermagem para uma prática especializada, que contribua para a melhoria da assistência e a democratização do acesso à atualização profissional. O objetivo é que o programa produza efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribua com o aumento da autonomia da categoria, agregando qualidade, produtividade e competitividade ao trabalho dos técnicos de enfermagem na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os técnicos de Enfermagem brasileiros somam mais de 1,6 milhão de profissionais, a maior força da categoria no país. Duplas jornadas de trabalho, baixa remuneração e pouca oferta de cursos de especialização estão entre os principais fatores que impedem a qualificação. “Com o Pós Tec, queremos oferecer especialização qualificada ao maior número de técnicos possível. Queremos chegar a todos os locais do país, desde os grandes centros até as cidades mais distantes, para oportunizar um futuro melhor para nossos profissionais”, destacou Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da UFPB.
De acordo com a professora Anne Araújo, coordenadora acadêmica do projeto, os cursos serão gratuitos e as primeiras turmas estão programadas para terem início em março de 2023. A equipe de gestão central e acadêmica do programa é formada por docentes da UFPB que já estão trabalhando há 10 meses em toda a proposta, e os demais profissionais serão selecionados via edital.
A oferta de cursos para promoção de estudos e aperfeiçoamento profissional está assegurada no artigo 8º, inciso X, da lei nº 5.905/73 que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Desde a sua origem, o Cofen tem realizado uma série de programas de qualificação em larga escala, entre eles o Programa Proficiência e o Mestrado Profissional em Enfermagem Cofen-CAPES, o maior projeto de apoio profissional aos programas de mestrado profissional em Enfermagem no Brasil.
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933