
Em sua primeira parceria no estado do Acre, a Fundação levou sua expertise em projetos de inovação para um dos principais eventos de CT&I da região Norte, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico sustentável.
A Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba (Funetec) alcançou um marco significativo em sua expansão nacional ao participar de um evento no estado do Acre. A instituição foi uma das apoiadoras do X Congresso de Ciência e Tecnologia (X CONC&T) do Instituto Federal do Acre (IFAC), que ocorreu entre 9 e 11 de dezembro, na reitoria do IFAC, em Rio Branco. O convite destacou o reconhecimento da expertise da Funetec em gestão de projetos de inovação e a importância do diálogo com a comunidade acadêmica.
O Congresso, considerado o maior evento científico do IFAC, teve como tema central "Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas: Soluções Inclusivas para um Planeta em Transformação" e promoveu uma programação gratuita com palestras, mesas redondas, oficinas e mais de 400 apresentações de trabalhos científicos.
Para a diretora de projetos da Funetec, Ingredhy Dantas, representante da Fundação no congresso, a participação foi além da representação institucional. "Convidados pela própria reitoria do Instituto Federal, estivemos não só para participar, mas para dialogar com todos os campos do IFAC, apresentando os projetos que já desenvolvemos e, principalmente, gerando a oportunidade de prospecção através dos resultados que nós já temos", destacou.

Uma Estratégia de Expansão e Consolidação no Norte
A presença em um dos maiores congressos de ciência e tecnologia do Acre foi um desdobramento natural de uma estratégia mais ampla da Funetec de interiorização e consolidação nacional. A participação no evento seguiu-se a uma parceria inédita e já concretizada com o IFAC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), firmada em novembro. Esse primeiro projeto da Funetec no estado, com investimento de R$3,77 milhões, criará o Aquiry InovaHub, o primeiro centro de treinamento e capacitação em inovação da capital, focando no fortalecimento de cadeias produtivas como a do café.
Este movimento estratégico no Acre, somado à parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), criou um sólido eixo de atuação na região amazônica. Esses acordos foram exemplos concretos da visão da Fundação de prosperar a educação, a tecnologia e a cultura nos quatro cantos do Brasil.
A presença com um stand no X CONC&T materializou essa prospecção, conectando a instituição a novas demandas e pavimentando o caminho para futuros projetos de desenvolvimento local por meio da ciência e da inovação.
O Evento: Um Hub de Inovação para o Futuro
A programação do X CONC&T foi ministrada por uma rede de especialistas de instituições como o IFAC, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), além de secretarias de meio ambiente e do Instituto de Mudanças Climáticas. As atividades abrangeram áreas desde Ciências Exatas e Engenharias até Ciências Humanas e Artes, refletindo a abordagem multidisciplinar necessária para enfrentar os desafios do tema central.
O stand institucional da Funetec foi um ponto de encontro durante os três dias de evento, com o objetivo claro de fortalecer a interlocução entre ciência, tecnologia, inovação e políticas públicas. O espaço foi dedicado a apresentar casos de sucesso da Fundação, seus editais ativos – que cobrem áreas como ESG, cultura e sustentabilidade – e, principalmente, a ouvir as necessidades da comunidade acadêmica acreana para construir futuras colaborações.
Nordeste e Norte unidos pelo futuro da tecnologia!
A Funetec marcou presença no X Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC, em Rio Branco, para debater Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas com toda a comunidade acadêmica.
Foi um marco da nossa expansão no Norte do Brasil! No nosso stand, pudemos dialogar, apresentar nossos projetos e prospectar futuras parcerias.
Essa participação reforça a nossa estratégia de interiorização e consolidação, que já conta com parcerias sólidas no Acre e no Pará. Juntos, estamos construindo um futuro mais inovador e sustentável para a região amazônica.
TEXTO: Vitória Lisboa
FOTOS: Divulgação
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933