Funetec constrói parceria com o Movimento SOS Cuiá para viabilizar projeto de revitalização do Rio Cuiá

19/12/2022 00:00:00


O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, visitou a direção e educadores socioambientais do Movimento SOS Cuiá, localizado na comunidade Santa Barbara, zona sul de João Pessoa. Na ocasião, ele falou sobre o fortalecimento da parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que vem executando projetos de preservação ambiental, e tratou sobre os estudos do projeto de revitalização do Rio Cuiá.

“Vamos promover o que for necessário, através do georreferenciamento, levantamento de imagens de drone, elaboração de um plano de manejo para área e apresentar todas as informações necessárias aos entes federados do estado e município com a finalidade de proteger o Rio Cuiá”, afirmou Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.

            Ele também destacou a importância da parceria com o IFPB para que seja garantida a elaboração e a execução de projetos de preservação ambiental. “Como já há um entrelace do IFPB com esse projeto de preservação do Rio Cuiá, através de seus professores e alunos, a Funetec também participa dessas tratativas junto ao Movimento SOS Cuiá e os entes federados”, explicou Anselmo Castilho.

            A visita do superintendente da Funetec foi acompanhada pelo presidente do Movimento SOS Cuiá, Fernando e Cuiá, e por outros representantes da associação. Entre eles, Rogério Ferreira, que é voluntário do Movimento e educador socioambiental.

            Na oportunidade, o educador socioambiental ressaltou a importância da Funetec e IFPB dialogar com o Movimento SOS Cuiá que representa a comunidade ribeirinha.      

            “A Funetec e o IFPB têm tido essa preocupação,   não somente para levar tecnologia e informação aos moradores do entorno do rio, no sentido da extensão, mas também de promover no seu alunado essa responsabilidade socioambiental”, afirmou Rogério Ferreira.

            O educador socioambiental também falou sobre a importância da parceria entre instituições e o poder público no sentido de viabilizar um projeto de revitalização do Rio Cuiá.

“O Movimento SOS Cuiá juntamente com o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, têm buscado formalizar essa parceria e montar uma proposta de ação e atividades, onde todos possam estar aí sendo pioneiros, porque no estado ainda não existe essa proposta: de revitalização de bacia”, finalizou Rogério Ferreira.

 

 

Fonte: Ascom Funetec-PB





MAIS NOTÍCIAS

Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba



Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)