Funetec encerra comemorações dos seus 25 anos de fundação com jantar festivo

02/12/2022 00:00:00


A semana de comemorações alusivas aos 25 anos da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba foi encerrada com um jantar festivo. A noite de sexta-feira (02) foi marcada pelo encontro de instituidores da fundação de apoio, membros do Conselho Curador, ex-superintendentes, colaboradores e representantes de instituições parceiras. Na ocasião, todas as pessoas, que contribuíram com o engrandecimento da fundação, receberam o troféu com a marca “Funetec 25 Anos”. Entre elas, o atual superintendente, Anselmo Castilho; a reitora do IFPB e presidente do Conselho Curador da Funetec, Mary Roberta; o ex-reitor e atual pró-reitor do IFPB, Nicácio Lopes; e o idealizador da Funetec, Almiro de Sá Ferreira. O evento aconteceu numa casa de recepções, em João Pessoa.

Na oportunidade, o superintendente Anselmo Castilho, apresentou um vídeo institucional e um Memorial da Funetec com a retrospectiva da história da fundação e prestou homenagem com menção honrosa a reitora e ex-reitores do IFPB, aos instituidores da fundação e ex-superintendentes presentes no jantar. Ele também lembrou toda a programação de celebração do 25º aniversário da Funetec.

“Esse é um momento excepcional, lindo e de coroamento da ‘Mostra dos 25 anos da Funetec’. A fundação de apoio foi à rua, a Funetec fez um workshop e mostrou qual é o seu trabalho. Agora está fazendo, justamente, o momento de celebração. Então, isso é grandioso para nós todos que fazemos a Funetec”, destacou Anselmo Castilho.

Durante seu discurso, a magnífica reitora do IFPB e presidenta do Conselho Curador da Funetec, Mary Roberta, homenageou todos os instituidores presentes no jantar festivo, além dos três ex-reitores do Instituto Federal da Paraíba: os professores Almiro de Sá Ferreira, João Batista de Oliveira e Nicácio Lopes, os ex-superintendentes e colaboradores da fundação, além das instituições parceiras. Ela também elogiou a organização dos eventos alusivos a comemoração dos 25 anos da Funetec.

“Nesse momento, eu gostaria de agradecer a Anselmo Castilho que trouxe ao Conselho Curador a ideia de comemorar esses 25 anos com uma programação em praça pública que teve uma grande participação de nossos parceiros e deu visibilidade a nossa fundação, permitindo que a sociedade conheça a evolução da Funetec. Meus parabéns a toda a equipe que esteve na organização dessas festividades”, disse a presidente do Conselho Curador da Funetec e reitora do IFPB, Mary Roberta.

O ex-reitor e atual pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB, Nicácio Lopes, que é um dos 48 instituidores da Funetec, falou sobre a criação da fundação de apoio da antiga Escola Técnica e do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

“Foi o professor Almiro de Sá Ferreira quem consignou na sua gestão, quando inaugurava um novo tempo na nossa instituição, a proposta de criação da fundação para que houvesse de fato uma celeridade nos procedimentos executórios de projetos de interesse institucional relacionadas as temáticas da inovação, da ciência, da tecnologia e da extensão”, informou Nicácio Lopes.

Nicácio Lopes destacou os últimos oito ano da atual administração da Funetec que elevou sua atuação em nível nacional e está conquistando inclusive a esfera internacional, através da interlocução e gestão de recursos destinados a pesquisas desenvolvidas no Brasil. Além do IFPB,  a Funetec apoia a Universidade Federal da Paraíba, o Instituto Federal do Maranhão, do Instituto Federal de Sergipe, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano e a Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Ainda durante a solenidade e jantar festivo, o idealizador da criação da Funetec, o professor Almiro de Sá Ferreira, explicou a importância da fundação ser uma instituição privada, mas sem fins lucrativos. “A fundação foi constituída respeitando os princípios de legalidade, moralidade, publicidade e transparência. Nós optamos pela forma de instituição mais justa, mais correta. É uma instituição totalmente atrelada ao Instituto Federal da Paraíba, por isso quem preside o Conselho Curador sempre foi e sempre será a pessoa do próprio reitor do instituto federal. Com essas amarras, nós criamos condições para que essa fundação hoje alcançasse esse patamar e esse nível elevado que temos. E, por tudo isso, nós agradecemos, especialmente, ao superintendente  Anselmo Castilho pela coragem, a vontade e o entusiasmo de liderar nossa fundação”, finalizou o fundador da Funetec, professor Almiro de Sá Ferreira.

 

 Fundação de Apoio

 

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi criada em 1997 por 48 instituidores, servidores da então Escola Técnica, com o objetivo de atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho.

A Funetec é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. A fundação de apoio é regida pela Lei federal Nº 8.958/1994, certificada e credenciada pelo Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1999.

A missão da fundação é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizem trabalhos na sua linha de atuação.

Com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Funetec credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.

 

 

Fonte: Ascom Funetec-PB

 

 





MAIS NOTÍCIAS

Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba



Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)