A noite desta sexta-feira (25) foi marcada pela posse do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho. Ele foi reconduzido ao cargo pela presidente do Conselho Curador da fundação, a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, que também foi empossada pelo ex-reitor Nicácio Lopes. A solenidade aconteceu no Teatro Armando Monteiro Neto - Fiep/Sesi, em João Pessoa.
Na oportunidade, o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, reforçou o apoio ao IFPB e destacou a execução de projetos de pesquisas tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto Federal da Paraíba em parceria com empresas da China.
“O compromisso da Funetec é o de prestar apoio institucional ao Instituto Federal da Paraíba. Nós temos feito isto, com bastante vigor, e temos dado esse impulso com o novo reitorado. Nesse momento, passamos a ter esse braço internacional com a perspectiva de estarmos apoiando projetos patrocinados por empresas de países como a China, que é muito desenvolvido tecnologicamente”, afirmou Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Após tomar posse do cargo, a reitora do Instituto Federal da Paraíba e presidente do Conselho Curador da fundação, Mary Roberta, fez um discurso baseado numa reflexão de Paulo Freire sobre o verbo “esperançar” e ressaltou a parceria entre o IFPB e a fundação de apoio.
“A fundação é um elemento de ligação que permite celeridade nos processos e que abre a capilaridade do IFPB numa amplitude que faz chegar ao cumprimento da missão institucional de desenvolvimento da ciência e tecnologia. Ter uma fundação permite que a gente possa executar com muita precisão e maior rapidez nossas ações”, disse a reitora Mary Roberta.
Durante a cerimônia, o ex-reitor Nicácio Lopes, e atual pró-reitor de Extensão e Cultura, fez um balanço das principais ações do seu reitorado, dando ênfase a ampliação do número de campi na Paraíba e a instalação do Polo de Inovação do IFPB.
“A Paraíba tem um polo de destaque no país. Nós atingimos todas as metas e sob a interveniência da fundação, nós temos um polo de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que gera desenvolvimento, gera tecnologia para o IFPB”, ressaltou Nicácio Lopes.
Na mesma cerimônia, a reitora Mary Roberta deu posse a pró-reitores e pró-reitoras, além dos diretores de campi do IFPB e do Polo de Inovação. Entre outras autoridades, a solenidade foi prestigiada pelo governador da Paraíba, João Azevedo, e pelos deputados Anísio Maia e Gervásio Maia Filho. O evento contou com a apresentação da Orquestra de Cordas do IFPB.
Fonte: Ascom Funetec-PB
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933