
O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, fez na manhã desta quarta-feira (09) uma visita institucional a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, professora Silvana Cunha Costa. O encontro ocorreu na sede da Reitoria do IFPB (Casa Rosada) em João Pessoa. Na ocasião, o superintendente da Funetec apresentou um Relatório com todas as ações da Fundação e a Portaria que regulamenta a sua relação institucional com os coordenadores de projetos de pesquisa da instituição de ensino federal.
“A relação com o IFPB é profícua e crescente, temos mais de 250 milhões de recursos captados junto ao Instituto Federal e outras instituições apoiadas, e mais de 600 projetos executados desde 2014 envolvendo a gestão do ex-reitor Nicácio Lopes até agora”, disse Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Ainda durante a audiência, Anselmo Castilho lembrou os 25 anos da Fundação criada por 48 instituidores, sendo todos eles servidores da então Escola Técnica Federal. “Estamos na fase de comemoração. A Fundação completa seus 25 anos de atuação na Paraíba. Daí a importância de fortalecer a relação institucional com o IFPB e o apoio à pesquisa”, explicou.
Ele também ressaltou que a PRPIPG do IFPB é responsável pelos projetos receptores de recursos provenientes de governos e empresas que investem no Polo de Inovação Embrapii. “Isso faz com que recursos não só governamentais, mas também de empresas, recaiam no IFPB pra desenvolver a pesquisa de um determinado produto, por exemplo, que possa repercutir em melhorias para o consumidor”.
Após a reunião realizada no seu gabinete, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Silvana Cunha Costa, destacou a importância do fortalecimento da parceria entre o IFPB e a Funetec.
“Nós ficamos muito felizes com a visita do doutor Anselmo porque mostra que as relações entre o IFPB e a Funetec estão cada vez mais fortalecidas. Em muitos projetos que nós executamos, a Fundação está presente. Facilita muito a gente ter uma fundação forte e atuante”, disse a Pró-Reitora Silvana Cunha Costa.
Ela também enfatizou o trabalho realizado pela atual gestão da Funetec. “Os procedimentos têm sido melhorados na gestão do doutor Anselmo e a gente vê o trabalho cada vez mais transparente e a ampliação da gestão de mais recursos e mais programas que chegam ao IFPB. Então, esse papel da Fundação tem sido cumprido muito bem junto com a inovação e a pesquisa no IFPB”, finalizou.
Fonte: Ascom Funetec-PB
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933