
A quarta-feira (28) foi marcada pela inauguração do mais novo Campus do IFPB Itaporanga. Entre outras autoridades da comunidade acadêmica, a solenidade contou com a participação do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, que ressaltou a importância da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e a Fundação de apoio aos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelo IFPB.
“A Funetec apoia o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão do IFPB. Através do trabalho integrado entre professores, estudantes e a sociedade, a Fundação exerce o papel de dar apoio a todo e qualquer recurso que seja aportado para os projetos de pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento da região do Vale do Piancó, onde temos o polo sediado na cidade de Itaporanga”, destacou Anselmo Castilho.
Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, agradeceu o empenho do reitor Nicácio Lopes em buscar os recursos necessários para a conclusão da obra. Ele aproveitou para fazer um balanço das atividades acadêmicas da nova unidade de ensino da Paraíba.
"Por dois anos tivemos a maior eficiência acadêmica da Rede e hoje temos uma das maiores eficiências do Instituto Federal da Paraíba. Nós já formamos cerca de 700 estudantes e isso nos deixa bastante honrados, sem falar que vamos formar mais 86 estudantes agora, estamos com dois cursos implantados, além de várias estruturas de gestão”, disse o diretor-geral Ridelson Farias.
Para o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a sede definitiva do Campus Itaporanga foi a mais aguardada de todas. “Ela tem um sentimento de conquista muito forte. Em primeiro lugar porque vai atender a uma das regiões mais pobres da Paraíba e isso tem uma intensificação do sentimento de alegria e em segundo lugar, o histórico desta obra foi marcado por paralisação, morosidade da execução, perda de recurso devido à falta da construtora em cumprir suas obrigações”, finalizou o reitor.
O Campus Itaporanga integra o Plano de expansão III da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O início da obra aconteceu em 2013, no ano seguinte foi autorizada a criação e o funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Itaporanga, que funcionou inicialmente na Escola Santa Mônica. Em 2017, o Campus ocupou mais um prédio da prefeitura até começar a ocupar a sua sede definitiva em 2018.
Fonte: Com informações da Ascom IFPB
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933