Funetec participa da inauguração do Campus Itaporanga do IFPB


29/09/2022 00:00:00

A quarta-feira (28) foi marcada pela inauguração do mais novo Campus do IFPB Itaporanga. Entre outras autoridades da comunidade acadêmica, a solenidade contou com a participação do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, que ressaltou a importância da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e a Fundação de apoio aos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelo IFPB.

“A Funetec apoia o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão do IFPB. Através do trabalho integrado entre professores, estudantes e a sociedade, a Fundação exerce o papel de dar apoio a todo e qualquer recurso que seja aportado para os projetos de pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento da região do Vale do Piancó, onde temos o polo sediado na cidade de Itaporanga”, destacou Anselmo Castilho.

 

Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, agradeceu o empenho do reitor Nicácio Lopes em buscar os recursos necessários para a conclusão da obra. Ele aproveitou para fazer um balanço das atividades acadêmicas da nova unidade de ensino da Paraíba.

 

"Por dois anos tivemos a maior eficiência acadêmica da Rede e hoje temos uma das maiores eficiências do Instituto Federal da Paraíba. Nós já formamos cerca de 700 estudantes e isso nos deixa bastante honrados, sem falar que vamos formar mais 86 estudantes agora, estamos com dois cursos implantados, além de várias estruturas de gestão”, disse o diretor-geral Ridelson Farias.

 

Para o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a sede definitiva do Campus Itaporanga foi a mais aguardada de todas. “Ela tem um sentimento de conquista muito forte. Em primeiro lugar porque vai atender a uma das regiões mais pobres da Paraíba e isso tem uma intensificação do sentimento de alegria e em segundo lugar, o histórico desta obra foi marcado por paralisação, morosidade da execução, perda de recurso devido à falta da construtora em cumprir suas obrigações”, finalizou o reitor.

 

O Campus Itaporanga integra o Plano de expansão III da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O início da obra aconteceu em 2013, no ano seguinte foi autorizada a criação e o funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Itaporanga, que funcionou inicialmente na Escola Santa Mônica. Em 2017, o Campus ocupou mais um prédio da prefeitura até começar a ocupar a sua sede definitiva em 2018.

 

 

Fonte: Com informações da Ascom IFPB

 

 





MAIS NOTÍCIAS

Educação

Órgãos de controle e parceiros institucionais celebram nova fase da Funetec durante encontro nacional

Os debates foram em torno da inovação jurídica e tributária e contaram com os maiores nomes do Direito Fundacional no Brasil Procuradores de todo o país, reitores e autoridades de órgãos de controle se reuniram em João Pessoa em um encontro histórico que comprovou: após quase três anos de uma gestão focada em governança e transparência, a relação da Funetec com as instituições fiscalizadoras e parceiras está melhor do que nunca! A Funetec completou 29 anos em abril

Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026 movimenta João Pessoa com inovação jurídica e valorização cultural

Realizado pela Funetec, o maior evento do setor de fundações de apoio reuniu especialistas de todo o país no Theatro Santa Roza, unindo segurança jurídica e pertencimento à história paraibana Foi com a missão de construir segurança jurídica, mas também de celebrar cultura e pertencimento, que a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, o Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026

29 anos da Funetec: a Fundação genuinamente paraibana que conquistou o Brasil

  Nascida nos corredores do IFPB, a Funetec transformou o sonho de 48 instituidores em uma referência nacional de gestão de projetos  Tudo começou em uma pequena papelaria dentro da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Meio Ambiente

Semana da Caatinga reúne instituições em defesa do bioma em Picuí

Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro   A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano

Notícia

Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,