
O Instituto Federal da Paraíba é bicampeão na competição mundial vinculada a tecnologia em rede, nuvem e inovação.
O superintende da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, participou, nesta quinta-feira (15), ao lado do reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, da Cerimônia de Premiação da Huawei ICT Competition 2021. Na ocasião, a equipe do IFPB passou a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial da competição vinculada a tecnologia em rede, nuvem e inovação.
Durante a solenidade, o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, falou do orgulho da Paraíba ocupar, pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar na competição realizada pela empresa chinesa Huawei ICT.
“Essa premiação mostra o quanto o IFPB foi bem gerido nesse processo. Nós temos aí o professor Neilor Cesar dos Santos na direção do campus de João Pessoa e o professor Nicácio Lopes na reitoria demonstrando ao Brasil e ao mundo que nós temos as condições objetivas de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Anselmo Castilho.
Na oportunidade, o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, explicou que o prêmio é o resultado da política de ensino implementada pelo Instituto Federal.
“Os talentos são revelados e postos à visibilidade pública. A Huawei é uma referência mundial e o IFPB está no patamar desta exposição qualificada. Isto demonstra que estamos no caminho certo na perspectiva de oferecer oportunidades aos nossos estudantes”, destacou Nicácio Lopes,
A solenidade foi marcada pela entrega de Certificados da Huawei concedidos ao casal de mestrandos em Engenharia Elétrica do IFPB, Gabriel Soares e Luana Barros, e ao estudante do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do IFPB, Marcos Ugulino.
“Toda a educação que a gente recebeu por meio do Instituto Federal da Paraíba foi muito importante pra a gente chegar onde estamos hoje. E o reconhecimento veio, sim, principalmente por meio da contratação da empresa”, disse a estudante Luana Barros que atualmente integra a equipe da Huawei Brasil.
A equipe vencedora da competição foi coordenada pelo professor Michel Dias que destacou o trabalho da equipe do IFPB.
“Para chegarmos a este resultado tivermos que empreender muito esforço e dedicação. O IFPB é o bicampeão mundial desta competição. Nossa equipe e as demais estão de parabéns e a gente espera trazer mais frutos para a Paraíba”, ressaltou o professor do IFPB, Michel Dias.
Além do Instituto Federal da Paraíba, a premiação da Huawei ICT Competition 2021 foi concedida a estudantes e professores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal do Ceará (UFCE). A Cerimônia aconteceu na sede da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Ascom Funetec-PB
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933