
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participou nesta quinta-feira (1) da abertura do Curso de Formação para os professores do município de Nova Palmeira, que abordará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS17) da Organização das Nações Unidade (ONU) para a COP30. A iniciativa conta com a gestão administrativa e financeira da Funetec-PB.
“Nesse ano 2024, toda a nossa agenda de realização de projetos e de eventos vai antecipar as discussões relacionadas à mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Nesse sentido, a participação da Funetec nesse evento é bastante estratégica por se tratar de um projeto relacionado a atividades de disseminação da agenda dos ODS, e partiu de um alinhamento com o município, que não tenho dúvidas, terá bastante sucesso”, enfatizou Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio.
A diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, destacou as temáticas do curso de formação para os professores da rede municipal de ensino de Nova Palmeira.
“Durante quatro meses, em quatro encontros, serão tratados os seguintes temas: a sensibilização da Agenda Global, o desenvolvimento regional sustentável e os indicadores do Estado da Paraíba; educação ambiental e preservação do bioma caatinga e os impactos ambientais do complexo eólico Serra da Palmeira”, explicou Ingredhy.
O prefeito Ailton Gomes elogiou o projeto que partiu da da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Funetec-PB: "investir em educação é fundamental, é uma das melhores coisas que a nossa gestão pode fazer em benefício de professores e alunos do município”, disse.
A abertura do Curso de Formação para os Professores de Nova Palmeira, município com pouco mais de quatro mil habitantes, contou com a palestra do ex-deputado, Buba Germano, que parabenizou a Prefeitura pela capacitação dos professores e pelo alinhamento com a agenda global do clima. Buba também destacou o pioneirismo de Nova Palmeira.
“Por que o município de Nova Palmeira está à frente do Brasil? Está graças a sua inserção na Agenda Global dos ODS para sustentabilidade e educação sócioambiental. Então, esta cidade está na vanguarda e é protagonista de temas que o Brasil ainda está discutindo. Sabe por quê? Porque existe um comprometimento nosso aqui. Nós somos da região e a gente se preocupa com o nosso meio ambiente”, enfatizou Buba Germano.
As aulas começam nesta sexta-feira (2) e seguem até 19 de abril.
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933