A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participou nesta quinta-feira (1) da abertura do Curso de Formação para os professores do município de Nova Palmeira, que abordará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS17) da Organização das Nações Unidade (ONU) para a COP30. A iniciativa conta com a gestão administrativa e financeira da Funetec-PB.
“Nesse ano 2024, toda a nossa agenda de realização de projetos e de eventos vai antecipar as discussões relacionadas à mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Nesse sentido, a participação da Funetec nesse evento é bastante estratégica por se tratar de um projeto relacionado a atividades de disseminação da agenda dos ODS, e partiu de um alinhamento com o município, que não tenho dúvidas, terá bastante sucesso”, enfatizou Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio.
A diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, destacou as temáticas do curso de formação para os professores da rede municipal de ensino de Nova Palmeira.
“Durante quatro meses, em quatro encontros, serão tratados os seguintes temas: a sensibilização da Agenda Global, o desenvolvimento regional sustentável e os indicadores do Estado da Paraíba; educação ambiental e preservação do bioma caatinga e os impactos ambientais do complexo eólico Serra da Palmeira”, explicou Ingredhy.
O prefeito Ailton Gomes elogiou o projeto que partiu da da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Funetec-PB: "investir em educação é fundamental, é uma das melhores coisas que a nossa gestão pode fazer em benefício de professores e alunos do município”, disse.
A abertura do Curso de Formação para os Professores de Nova Palmeira, município com pouco mais de quatro mil habitantes, contou com a palestra do ex-deputado, Buba Germano, que parabenizou a Prefeitura pela capacitação dos professores e pelo alinhamento com a agenda global do clima. Buba também destacou o pioneirismo de Nova Palmeira.
“Por que o município de Nova Palmeira está à frente do Brasil? Está graças a sua inserção na Agenda Global dos ODS para sustentabilidade e educação sócioambiental. Então, esta cidade está na vanguarda e é protagonista de temas que o Brasil ainda está discutindo. Sabe por quê? Porque existe um comprometimento nosso aqui. Nós somos da região e a gente se preocupa com o nosso meio ambiente”, enfatizou Buba Germano.
As aulas começam nesta sexta-feira (2) e seguem até 19 de abril.
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933