Esta é uma breve entrevista com o professor Leonardo Mendonça coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec-PB, na qual ele esclarece um pouco sobre o curso e tira algumas dúvidas comuns.
Há quanto tempo trabalha na Funetec e quais funções você exerce?
Leonardo Mendonça: Trabalho já há quatro anos. Comecei em 2007 com o primeiro curso de moda depois houve uma pausa e retornei em 2009, até hoje. Comecei como professor e hoje estou como coordenador e professor.
Há quanto tempo o Curso Técnico em Produção de Moda existe na Funetec?
Leonardo Mendonça: Existe há cinco anos, desde a primeira turma. Houve uma pausa no ano de 2008 e retomou em 2009.
Qual é a duração do Curso?
Leonardo Mendonça: São 800 h/a em três períodos, um ano e meio de curso.
Conte-nos um pouco sobre o curso e quais são os objetivos.
Leonardo Mendonça: Curso Técnico em Produção de Moda vem atender ao que o mercado de moda do estado da Paraíba vem necessitando, que são pessoas especializadas no assunto moda. E dentro desse foco da moda o que mais se precisa é que essas pessoas trabalhem com a criatividade, com a criação de produtos de moda, esse é o objetivo principal, tanto que quase todas as disciplinas do curso são desenvolvidas com esse foco, a criação de produtos de moda. Temos já vários alunos e ex-alunos que já estão empregados no mercado.
Fale um pouco sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso.
Leonardo Mendonça: Se tratando de um curso que requer muita prática, nós trabalhamos no 1º semestre com fundamentos, com teorias, bases teóricas, mas principalmente sempre já buscando certa relação com a prática e a partir do 2º período já desenvolvemos práticas em geral nas disciplinas do curso, para melhor aproveitamento do aluno.
Quais são os recursos que serão utilizados durante as aulas?
Leonardo Mendonça: Bom, nós sempre trabalhamos com prática, por isso há necessidade de está em um laboratório de moda e nos já temos aqui na Funetec o nosso laboratório, onde temos pranchas e mesas grandes para principalmente desenvolver as disciplinas de desenhos, desenho geométrico, desenho estilístico, desenho de croquis e as disciplinas de modelagem que são 150 h/a de modelagem. No laboratório temos também a parte de montagem que são as máquinas de costura, onde se aprende a cortar e a costurar. Fora isso outro recurso que é fundamental para o desenvolvimento do aluno, principalmente por que nós temos três disciplinas que são ligadas a área de informática, é o laboratório de informática. Há também muito a utilização de data show como expositor de aulas, já que a moda é muito ligada à imagem, e recursos audiovisuais de modo geral. Além de uma oficina de serigrafia que muito importante para a conclusão do curso, na qual o aluno aprende a estampar.
Fale um pouco sobre o corpo docente do curso.
Leonardo Mendonça: Devido às disciplinas serem um tanto diversificadas, mas são todas focadas na área da moda, nosso corpo docente é todo composto por profissionais que já trabalham com moda e também que já têm especialização em moda, que conhecem o mundo da moda e o mundo das artes, por que muitas disciplinas vêm das artes visuais, como desenho estilístico e desenho geométrico e também da área de comunicação social, que nós temos disciplinas que são relacionadas à comunicação e ao marketing de moda. Então temos um corpo docente muito bem estruturado, temos inclusive uma doutora que é professora do curso, temos professores com mestrado, especialistas e temos pessoas que são atuantes tanto na arte, como na moda e todos com formação superior.
Fale um pouco sobre o mercado de trabalho de João Pessoa na área de moda.
Leonardo Mendonça: Mas do que nunca nós temos uma grande parceria com um grande centro, que é o Sebrae, no qual nos norteia basicamente com todo o mercado, nos trabalhos de confecção e moda aqui no estado da Paraíba, nós temos empresários da área que sempre convidamos para as apresentações das coleções dos trabalhos finais dos alunos, para que eles conheçam e possam absorver nossos alunos no mercado, nas suas empresas. Nós temos também dentro dessa área, alunos que interagem como o próprio CVT e com outros departamentos de moda que existem aqui em João Pessoa.
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933