
Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população.
A palestra contou com a participação do diretor do INSA, Ethan Barbosa, do professor e pesquisador da UFPB, Aléssio Almeida, do superintendente do FUNETEC, Rodrigo Barreto, e do mediador Buba Germano.
De acordo com o diretor do INSA, as tecnologias exigem talentos, infraestrutura, institucionalidade, políticas inclusivas e de longo prazo, além de capacidade de articulação e integração dos atores, considerando a riqueza da diversidade brasileira.

"O semiárido pode ser visto como uma potência ambiental tropical", disse Ethan Barbosa, falando também sobre como os últimos anos foram marcados por uma descontinuidade dos investimentos em orçamentos de apoio à pesquisa, mas que, no entanto, esse investimento tem sido retomado e essa é a chance do Brasil crescer de cada vez mais sustentável, incluindo o semiárido.
Já o professor Aléssio Barreto, que também é desenvolvedor de diversas plataformas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre elas a Plataforma ODS-PB, ressaltou a importância de dados e evidências para a tomada de decisão dos órgãos públicos.

O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura é uma realização da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba com apoioi da Assembleia Legislativa da Paraíba e com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Banco do Nordeste.
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933