Pesquisadores analisam a importância de dados e evidências para construção de políticas públicas

16/09/2025 13:19:56


Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população.

A palestra contou com a participação do diretor do INSA, Ethan Barbosa, do professor e pesquisador da UFPB, Aléssio Almeida, do superintendente do FUNETEC, Rodrigo Barreto, e do mediador Buba Germano.

De acordo com o diretor do INSA, as tecnologias exigem talentos, infraestrutura, institucionalidade, políticas inclusivas e de longo prazo, além de capacidade de articulação e integração dos atores, considerando a riqueza da diversidade brasileira.

"O semiárido pode ser visto como uma potência ambiental tropical", disse Ethan Barbosa, falando também sobre como os últimos anos foram marcados por uma descontinuidade dos investimentos em orçamentos de apoio à pesquisa, mas que, no entanto, esse investimento tem sido retomado e essa é a chance do Brasil crescer de cada vez mais sustentável, incluindo o semiárido.

Já o professor Aléssio Barreto, que também é desenvolvedor de diversas plataformas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre elas a Plataforma ODS-PB, ressaltou a importância de dados e evidências para a tomada de decisão dos órgãos públicos.

O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura é uma realização da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba com apoioi da Assembleia Legislativa da Paraíba e com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Banco do Nordeste.

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)



Dia dos Professores: Aparecida Nunes, professora desde os 17 anos, participa como coordenadora do Eixo Assistência Técnica do Cecampe/NE, iniciativa apoiada pela Funetec

15/10/2025 17:13:03

Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos   “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras



Funetec participa da cerimônia de reabertura do Cineteatro em Campina Grande; espaço contará com apoio da Fundação na gestão

14/10/2025 11:59:00

Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na  estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande



PISF II: seis Vilas Produtivas Rurais são beneficiadas com projeto de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba

10/10/2025 16:45:58

Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba