O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 realizou, na última sexta-feira (12), a cerimônia de premiação dos 42 municípios paraibanos que se destacaram na implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade, que marcou a abertura oficial do evento, aconteceu no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e reuniu autoridades, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com base na Plataforma ODS-PB, desenvolvida pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB). A ferramenta utiliza dados de mais de 20 fontes oficiais, organizados em 145 indicadores sociais, econômicos e ambientais, para calcular o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS-PB).
Reconhecimento institucional
Buba Germano, idealizador da emenda parlamentar que viabilizou a criação da plataforma e atual embaixador do desenvolvimento sustentável da Paraíba, destacou que o prêmio é uma forma de transformar ciência em políticas públicas.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo pioneiro ao financiar a criação da Plataforma ODS-PB, que hoje é referência no Brasil. Essa premiação reconhece o esforço dos municípios que avançaram, mas também mostra que temos uma base sólida de indicadores para orientar gestores e cobrar resultados. É ciência a serviço da gestão pública e da sociedade”, afirmou Germano.
Representando o governador João Azevêdo, a secretária de Meio Ambiente da Paraíba, Rafaela Camaraense, levou uma mensagem de incentivo aos municípios, ressaltando o compromisso do Estado em alinhar suas políticas às diretrizes da ONU e reforçando que a sustentabilidade é prioridade para a gestão.
Já a reitora do IFPB, Mary Roberta, lembrou a importância histórica do momento, especialmente por acontecer no campus João Pessoa, e destacou o papel da emenda 136, que garantiu recursos para viabilizar a Plataforma ODS-PB e consolidar a iniciativa.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, afirmou que o reconhecimento aos municípios mostra que a Paraíba está no caminho certo: “Premiar os gestores que conseguiram alinhar suas políticas aos critérios da ONU é valorizar quem faz diferente e inspira outras cidades. É a Paraíba mostrando ao Brasil que é possível desenvolver de forma sustentável”, destacou Galdino.
Municípios premiados
Foram premiados os três municípios com melhores resultados no IDS-PB em cada uma das 14 regiões geoadministrativas do estado, totalizando 42 reconhecimentos.
Um marco rumo à COP 30*O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou que abrir o Festival com a premiação é simbólico para o fortalecimento da pauta:
“O Prêmio Município Sustentável consolida a Paraíba como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. É uma honra reconhecer os municípios que estão transformando dados em ações e mostrar que a ciência pode orientar boas práticas de gestão. Esse é o espírito do nosso Festival”, afirmou Barreto.
A premiação integra a programação do Festival Funetec, que segue até o dia 14 de setembro com debates, feiras, hackathon, atividades culturais e apresentações artísticas, posicionando a Paraíba como referência nacional em inovação, cultura e sustentabilidade, em preparação para a COP 30, que será realizada em 2025 no Pará.
Confira a lista:
* 1ª Região: João Pessoa, Sapé e Lucena
* 2ª Região: Casserengue, Solânea e Araruna
* 3ª Região: São Domingos do Cariri, Boa Vista e Olivedos
* 4ª Região: Frei Martinho, Pedra Lavrada e Cubati
* 5ª Região: Camalaú, Gurjão e Caraúbas
* 6ª Região: São José do Sabugi, Várzea e Junco do Seridó
* 7ª Região: Pedra Branca, Aguiar e Olho d’Água
* 8ª Região: São José do Brejo do Cruz, Catolé do Rocha e Brejo dos Santos
* 9ª Região: São João do Rio do Peixe, Santa Helena e Poço Dantas
* 10ª Região: São Francisco, Vieirópolis e São José da Lagoa Tapada
* 11ª Região: Manaíra, Juru e Água Branca
* 12ª Região: Pedras de Fogo, Itatuba e São Miguel de Taipu
* 13ª Região: Aparecida, Pombal e São Bentinho
* 14ª Região: Mamanguape, Mataraca e Capim
O Festival Funetec é uma realização da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba, com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba e patrocínio do Ministério do Turismo e Banco do Nordeste.
Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 promoveu, neste sábado (13), a grande final do Hackathon, uma maratona de programação que desafiou estudantes e startups a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras com foco em sustentabilidade e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Teve início nesta sexta-feira (12) o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, com a premiação dos municípios mais alinhados aos ODS da ONU e atrações culturais paraibanas, como Jaguaribe Carne, Gitana Pimentel, Totonho e Caburé
Emlur e Funetec consolidam parceria na gestão ambiental do evento, trabalhando juntas com consciência ecológica. O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30 coloca em prática um modelo de gestão ambiental que serve de exemplo para grandes eventos na cidade
A moda vai ganhar um tom diferente no Festival Funetec – Sustentabilidade, Inovação e Cultura. No próximo domingo, dia 14 de setembro, um desfile reunirá ancestralidade indígena e inovação acadêmica em torno da moda sustentável, mostrando como tradição e tecnologia podem caminhar lado a lado na construção de um futuro mais consciente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933