
Teve início nesta sexta-feira (12) o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, com a premiação dos municípios mais alinhados aos ODS da ONU e atrações culturais paraibanas, como Jaguaribe Carne, Gitana Pimentel, Totonho e Caburé. Quem realizou a apresentação da abertura foi o repentista, cordelista e escritor Oliveira de Panelas, que recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sobre o Festival, o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou que a instituição já tem em seu nome os grandes propósitos do evento: Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba.
"Sendo um Festival de inovação, cultura e tecnologia, a gente já tem esse alinhamento próprio com os temas, e é uma honra abrir esse espaço que dá oportunidade aos nossos municípios para a discussão de temas que serão discutidos em novembro na COP30", disse o presidente.

Já a reitora do IFPB, Mary Roberta, onde o evento está sendo sediado, destacou que o Festival também está intrinsicamente ligado a tudo que o IFPB trabalha. Ela ressaltou ainda o Hackathon, que irá acontecer neste sábado, com a participação de alunos do IFPB, que irão desenvolver soluções alinhadas aos ODS para os municípios.

A abertura contou ainda com a apresentação do grupo de maracatu Baque Mulher, que tem 14 anos de luta e 36 filiais espalhadas pelo Brasil. O grupo promove o empoderamento feminino por meio do maracatu de baque, sendo um suporte de acolhimento às mulheres que integram o movimento.
A mesa de abertura contou ainda com as participações de Jaíldo Pequeno, instituidor da Funetec; Ricardo Ferreira, diretor geral do campus João Pessoa; a professora Maria Soraya Franco, representando a reitora Teresinha Domiciano, da UFPB; Ruth Sales Gama, reitora do Instituto Federal de Sergipe; e Buba Germano, representando a ALPB.
ODS e COP30 - O Festival é alinhado à COP 30, que será realizada no Brasil pela primeira vez em Belém(PA). A COP30 é um evento fundamental para o combate às mudanças climáticas e uma oportunidade para alinhar as ações globais com os ODS da Agenda 2030, com foco em soluções sustentáveis e justiça climática.
Texto:assessoria de comunicação
Fotos: Francisco França
Com o objetivo de inovar e fortalecer sua posição como referência na gestão de projetos em todo o Brasil, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) iniciou um amplo processo de reestruturação interna. A iniciativa busca otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior fluidez na execução dos 147 projetos atualmente geridos pela instituição, equilibrando eficiência operacional e segurança jurídica
Em reunião extraordinária, o Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) aprovou, por unanimidade entre os presentes, as contas de 2025 da instituição. O Relatório de Gestão, contendo Execução das Despesas, Demonstrativo Contábil, Relatórios Patrimonial e de Projetos, além de todas as ações das Diretorias Executivas no período, foi apresentado pelo superintendente Rodrigo Barreto
O evento reuniu assessorias técnicas, representantes comunitários, gestores públicos e instituições parceiras de diversas regiões do país, fortalecendo a troca de experiências e o debate sobre políticas públicas voltadas para a urbanização de territórios populares, o direito à cidade e a participação social
A atuação eficiente do setor na gestão dos projetos e iniciativas resulta diretamente na economia dos Planos de Trabalho
Egressa do curso técnico em Agente de Saúde da UFPB encontra nova oportunidade de crescimento profissional no curso técnico em enfermagem.