Teve início nesta sexta-feira (12) o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, com a premiação dos municípios mais alinhados aos ODS da ONU e atrações culturais paraibanas, como Jaguaribe Carne, Gitana Pimentel, Totonho e Caburé. Quem realizou a apresentação da abertura foi o repentista, cordelista e escritor Oliveira de Panelas, que recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Sobre o Festival, o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou que a instituição já tem em seu nome os grandes propósitos do evento: Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba.
"Sendo um Festival de inovação, cultura e tecnologia, a gente já tem esse alinhamento próprio com os temas, e é uma honra abrir esse espaço que dá oportunidade aos nossos municípios para a discussão de temas que serão discutidos em novembro na COP30", disse o presidente.
Já a reitora do IFPB, Mary Roberta, onde o evento está sendo sediado, destacou que o Festival também está intrinsicamente ligado a tudo que o IFPB trabalha. Ela ressaltou ainda o Hackathon, que irá acontecer neste sábado, com a participação de alunos do IFPB, que irão desenvolver soluções alinhadas aos ODS para os municípios.
A abertura contou ainda com a apresentação do grupo de maracatu Baque Mulher, que tem 14 anos de luta e 36 filiais espalhadas pelo Brasil. O grupo promove o empoderamento feminino por meio do maracatu de baque, sendo um suporte de acolhimento às mulheres que integram o movimento.
A mesa de abertura contou ainda com as participações de Jaíldo Pequeno, instituidor da Funetec; Ricardo Ferreira, diretor geral do campus João Pessoa; a professora Maria Soraya Franco, representando a reitora Teresinha Domiciano, da UFPB; Ruth Sales Gama, reitora do Instituto Federal de Sergipe; e Buba Germano, representando a ALPB.
ODS e COP30 - O Festival é alinhado à COP 30, que será realizada no Brasil pela primeira vez em Belém(PA). A COP30 é um evento fundamental para o combate às mudanças climáticas e uma oportunidade para alinhar as ações globais com os ODS da Agenda 2030, com foco em soluções sustentáveis e justiça climática.
Texto:assessoria de comunicação
Fotos: Francisco França
Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 promoveu, neste sábado (13), a grande final do Hackathon, uma maratona de programação que desafiou estudantes e startups a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras com foco em sustentabilidade e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 realizou, na última sexta-feira (12), a cerimônia de premiação dos 42 municípios paraibanos que se destacaram na implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
Emlur e Funetec consolidam parceria na gestão ambiental do evento, trabalhando juntas com consciência ecológica. O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30 coloca em prática um modelo de gestão ambiental que serve de exemplo para grandes eventos na cidade
A moda vai ganhar um tom diferente no Festival Funetec – Sustentabilidade, Inovação e Cultura. No próximo domingo, dia 14 de setembro, um desfile reunirá ancestralidade indígena e inovação acadêmica em torno da moda sustentável, mostrando como tradição e tecnologia podem caminhar lado a lado na construção de um futuro mais consciente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933