
Emlur e Funetec consolidam parceria na gestão ambiental do evento, trabalhando juntas com consciência ecológica.
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30 coloca em prática um modelo de gestão ambiental que serve de exemplo para grandes eventos na cidade. Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), o Festival implementou ações concretas que unem destinação correta de resíduos, geração de renda e educação ambiental.
Uma das iniciativas de maior impacto no Festival é a conversão de materiais publicitários em produtos sustentáveis. Banners, lonas e outros materiais de comunicação visual que seriam descartados são transformados em itens de bioeconomia por meio de um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
"Essa parceria começou no ano passado com materiais doados pelo Comitê Olímpico Brasileiro dos Jogos da Juventude, e agora ampliamos para o Festival Funetec", explicou Kênia Chaves, Diretora de Educação Ambiental da EMLUR. "Além do benefício ambiental, geramos renda para comunidades locais e fomentamos a economia circular."
Gestão de resíduos durante o evento.
A atuação da EMLUR no Festival será integral: desde a montagem até a desmontagem do evento. A empresa disponibilizará:
Impacto social e ambiental.
Além da transformação de materiais, a iniciativa fortalece políticas públicas já consolidadas em João Pessoa, como os programas:
A mensagem que fica é clara: sustentabilidade não é apenas um discurso, mas uma prática que requer engajamento de todos. A EMLUR reforça que está aberta a replicar esse modelo em outros eventos, levando serviços de coleta seletiva e educação ambiental para toda a cidade.
O Festival Funetec acontece de 12 a 14 de setembro no IFPB - Campus João Pessoa, com entrada gratuita. É realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), e patrocínio do Ministério de Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB).
Mais informações podem ser obtidas no site: festivalfunetec.com.br
Texto: Comunicação Funetec
Foto: Carlos Nunes
A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência
A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos
Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior
A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)
Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933