Mostra de Cinema do 1º Festival Funetec exibe filme inédito sobre a vida de Jackson do Pandeiro

10/09/2025 12:04:53


Documentário nunca lançado comercialmente é destaque da programação gratuita, que inclui ainda sessões do projeto de Cinema Itinerante do Preamar.

O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP30 chega ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, nesta sexta-feira (12), estendendo-se até domingo (14), para um final de semana com uma vasta programação cultural que une arte, conscientização ambiental e tecnologia. 

Promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e patrocínio do Ministério do Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), o Festival reúne workshops sustentáveis, exposições, atrações musicais, feiras de artesanato e uma mostra de cinema, com o objetivo de integrar cultura, sustentabilidade e inovação.

No universo cinematográfico, o público terá a oportunidade de assistir à sessão especial do documentário "Jackson na Batida do Pandeiro". A obra, que mergulha na vida e na arte do Rei do Ritmo, ainda não teve lançamento comercial nos cinemas nem em plataformas de streaming, tornando a exibição no Festival uma chance única para os amantes da cultura popular.

Marcus Villar, um dos diretores do filme, comentou o seu desejo de que esse filme seja visto pelo máximo de pessoas, eternizando assim a arte do paraibano, de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro. “Muita gente não conhece, não sabe da história de Jackson, e um festival desse, sem dúvida, é uma maneira de resgatar essa história e ecoar com força esse filme.” É uma iniciativa necessária para a preservação da cultura brasileira”, declarou.

Fechando a programação audiovisual, o Festival recebe o “Projeto de Cinema” Itinerante do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Com o apoio da Funetec, o programa executa a missão de levar a experiência do cinema para diversas cidades, democratizando o acesso à cultura. O público que comparecer ao anfiteatro poderá assistir a uma sessão de 4 curtas-metragens paraibanos, fechando o domingo com chave de ouro.

Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, reforçou a importância da cultura no evento: “Nós não conseguimos ter acesso à cidadania sem que tenhamos direito garantido à educação e à cultura, e a gente não pode falar da Paraíba sem falar da cultura. Somos um berço cultural de diversos artistas e de segmentos variados, então nada mais justo que uma programação que acolha essa diversidade”, disse.

Programação da Mostra de Cinema:

Sábado (13/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar.
17h – Roda de conversa com o produtor Heleno Bernardo.

Domingo (15/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus 

Vilar.
🕟 17h – Roda de conversa com o produtor Lúcio César.

As sessões são gratuitas e vão acontecer no Anfiteatro, localizado no primeiro andar do IFPB, com entrada gratuita. O espaço possui 60 lugares e os interessados podem garantir seu ingresso no site festivalfunetec.com.br.

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)



Dia dos Professores: Aparecida Nunes, professora desde os 17 anos, participa como coordenadora do Eixo Assistência Técnica do Cecampe/NE, iniciativa apoiada pela Funetec

15/10/2025 17:13:03

Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos   “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras



Funetec participa da cerimônia de reabertura do Cineteatro em Campina Grande; espaço contará com apoio da Fundação na gestão

14/10/2025 11:59:00

Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na  estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande



PISF II: seis Vilas Produtivas Rurais são beneficiadas com projeto de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba

10/10/2025 16:45:58

Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba