
Documentário nunca lançado comercialmente é destaque da programação gratuita, que inclui ainda sessões do projeto de Cinema Itinerante do Preamar.
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP30 chega ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, nesta sexta-feira (12), estendendo-se até domingo (14), para um final de semana com uma vasta programação cultural que une arte, conscientização ambiental e tecnologia.
Promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e patrocínio do Ministério do Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), o Festival reúne workshops sustentáveis, exposições, atrações musicais, feiras de artesanato e uma mostra de cinema, com o objetivo de integrar cultura, sustentabilidade e inovação.
No universo cinematográfico, o público terá a oportunidade de assistir à sessão especial do documentário "Jackson na Batida do Pandeiro". A obra, que mergulha na vida e na arte do Rei do Ritmo, ainda não teve lançamento comercial nos cinemas nem em plataformas de streaming, tornando a exibição no Festival uma chance única para os amantes da cultura popular.
Marcus Villar, um dos diretores do filme, comentou o seu desejo de que esse filme seja visto pelo máximo de pessoas, eternizando assim a arte do paraibano, de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro. “Muita gente não conhece, não sabe da história de Jackson, e um festival desse, sem dúvida, é uma maneira de resgatar essa história e ecoar com força esse filme.” É uma iniciativa necessária para a preservação da cultura brasileira”, declarou.

Fechando a programação audiovisual, o Festival recebe o “Projeto de Cinema” Itinerante do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Com o apoio da Funetec, o programa executa a missão de levar a experiência do cinema para diversas cidades, democratizando o acesso à cultura. O público que comparecer ao anfiteatro poderá assistir a uma sessão de 4 curtas-metragens paraibanos, fechando o domingo com chave de ouro.
Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, reforçou a importância da cultura no evento: “Nós não conseguimos ter acesso à cidadania sem que tenhamos direito garantido à educação e à cultura, e a gente não pode falar da Paraíba sem falar da cultura. Somos um berço cultural de diversos artistas e de segmentos variados, então nada mais justo que uma programação que acolha essa diversidade”, disse.
Sábado (13/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar.
17h – Roda de conversa com o produtor Heleno Bernardo.
Domingo (15/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus
Vilar.
🕟 17h – Roda de conversa com o produtor Lúcio César.
As sessões são gratuitas e vão acontecer no Anfiteatro, localizado no primeiro andar do IFPB, com entrada gratuita. O espaço possui 60 lugares e os interessados podem garantir seu ingresso no site festivalfunetec.com.br.
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou, nesta quinta-feira (8), de uma Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Cabedelo, dedicada ao debate e à conscientização sobre a Dermatite Atópica. O encontro reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde, pacientes e instituições para discutir os impactos da doença e a importância da ampliação das políticas públicas de diagnóstico e tratamento
Distantes 3.637 km, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Acre (IFAC) têm um propósito em comum: facilitar a implantação de novas práticas, incentivando a produtividade da agricultura familiar com o uso de tecnologias de ponta, por meio do Projeto Agricultura 4
Preocupada com a qualidade na prestação de serviços, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inaugurou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) para dar mais agilidade e transparência a todos os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) geridos junto às Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs)
Uma noite para ficar na história! A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu, na noite desta quinta-feira (24), em Brasília, menção honrosa no 8º Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio, realizado durante o 9º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (Confies)
Mais uma vez o superintendente, Rodrigo Barreto, e a diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), desembarcaram em Brasília para participar do 9º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), evento que reúne profissionais que atuam nas fundações de apoio de todas as regiões do Brasil