Festival Funetec celebra sustentabilidade com premiação a 42 municípios da Paraíba

09/09/2025 09:32:54


Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30, realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e patrocínio do Ministério de Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), promoverá uma cerimônia de premiação a 42 municípios paraibanos que se destacaram por seus projetos de sustentabilidade.

A iniciativa é baseada na Plataforma ODS-PB, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em colaboração com o Governo do Estado, e apoio da ALPB. A ferramenta centraliza dados de cerca de 20 fontes oficiais — como IBGE, DataSUS, Tesouro Nacional, ANA e Anatel — e monitora mais de 145 indicadores sociais, econômicos e ambientais, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), parte da Agenda 2030.

O professor Aléssio Almeida, coordenador do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB) e responsável pelo desenvolvimento da plataforma, explica que a ODS-PB foi criada com o objetivo de territorializar a Agenda 2030 na Paraíba, oferecendo aos gestores municipais uma ferramenta prática para planejamento e monitoramento de políticas públicas.

“A plataforma reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais de todos os municípios da Paraíba e os organiza em um sistema interativo e confiável. Com isso, conseguimos calcular o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS-PB), que mostra de forma clara o desempenho de cada território em relação às metas globais. Essa é uma forma de apoiar os gestores a identificar gargalos, planejar ações e comparar resultados entre regiões”, destacou Aléssio Almeida, coordenador do LEMA/UFPB.

A premiação reconhece os municípios com melhores resultados no IDS-PB, respeitando a diversidade regional: em cada uma das 14 regiões geoadministrativas do estado, serão premiados os três primeiros colocados, totalizando 42 municípios.

O professor acrescenta ainda que o evento dialoga diretamente com a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer no mês de novembro, em Belém, no Pará.

“O Festival Funetec é um espaço estratégico para ampliar o debate sobre desenvolvimento sustentável. Ele conecta ciência, governo e sociedade civil, e coloca a Paraíba em sintonia com a agenda internacional. Mais do que premiar, queremos estimular o uso de dados e evidências para que os municípios fortaleçam suas políticas públicas em linha com os ODS”, afirmou Aléssio Almeida.

Já Buba Germano, deputado estadual à época em que foi o idealizador da emenda parlamentar que viabilizou a criação da plataforma, ressalta que a iniciativa é um marco para o Legislativo paraibano.

“A Assembleia Legislativa da Paraíba foi pioneira ao implementar a política de monitoramento dos ODS no estado. Hoje, temos orgulho de ter uma plataforma pública, gratuita e transparente, que já rendeu prêmios nacionais e que mostra como está o nosso desenvolvimento sustentável. Ao premiar os municípios, queremos valorizar quem tem conseguido avançar e estimular gestores a usarem os indicadores como base de suas decisões”, afirmou Buba Germano.

Buba Germano destaca ainda que o reconhecimento funciona como um incentivo para que os gestores incorporem os ODS às suas políticas orçamentárias: “Quando um município melhora seus indicadores, ele melhora a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de números, mas de garantir menos mortalidade infantil, mais educação, mais saneamento, mais justiça social. Por isso, o nosso apelo é para que os prefeitos usem a sustentabilidade como princípio em seus planos de governo. Afinal, os 17 ODS tocam diretamente no dia a dia do cidadão”, completou Germano.

O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destaca que a abertura do Festival ganha ainda mais relevância com esse momento.

“É um festival que já começa a ser prestigiado com essa ação da Assembleia Legislativa de premiar os 42 municípios com melhores índices de desenvolvimento sustentável, observados a partir de uma metodologia desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba. Essa base de dados reúne diversas evidências e posiciona os nossos municípios nesses índices. Para nós, é uma grande honra realizar pela segunda vez, em parceria com a Assembleia, o Prêmio Município Sustentável”, afirmou Barreto.

O evento faz parte da programação do Festival Funetec, que, além de debates, painéis e atividades culturais, reforça o protagonismo da Paraíba nas discussões globais sobre sustentabilidade, inovação e inclusão social.

 





MAIS NOTÍCIAS

Do Bolsa Família à Autonomia: A História da Presidente da Associação de Mulheres da Quixaba que Inspira a presença da Funetec na COP30

13/11/2025 15:16:45

A força da agricultura familiar representada por Damiana Morais e as Delícias da Quixaba, junto a Funetec, em evento da ONU, em Belém do Pará   Enquanto o mundo busca soluções para o clima na COP30, em Belém, um exemplo vivo de resiliência, empoderamento e economia circular ganha destaque no prédio de economia criativa da Green Zone da Conferência



Paraíba apresenta nesta quarta-feira (12) plataforma pioneira de monitoramento dos ODS na COP30; iniciativa conta com apoio da Funetec

12/11/2025 11:41:09

A partir desta quarta-feira (12), a plataforma ODS-PB, desenvolvida na Paraíba, passa a ser objeto de destaque na Conferência das Nações Unidas contra as Mudanças Climáticas (COP30). O ineditismo da ferramenta, que já se tornou referência nacional, está no seu enfoque territorializado para o acompanhamento sistemático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paraibanos



Funetec leva projetos de Magistério Indígena do IFPA para painel na COP30

10/11/2025 17:13:22

Fundação representará a Paraíba em Belém com iniciativas que formam professores Xikrin e Parakanã no Pará   Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, o Brasil tem mais de 26 mil professores atuando em escolas indígenas, em que 78% possuem vínculos temporários e apenas 38,5% têm ensino superior



Projeto “Mulheres da Quixaba” leva empreendedorismo e sustentabilidade do Semiárido paraibano para a COP30

10/11/2025 08:50:33

A comunidade de Quixaba, na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano, estará com os holofotes do mundo voltados para ela na próxima quinta-feira (13). O projeto “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido”, que conta com a parceria e o apoio técnico da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que começa nesta segunda-feira (10)



Funetec na Cop30: Entenda a participação da Fundação na Conferência que reúne pessoas de todo o mundo

07/11/2025 12:08:47

Também conhecida como Portal da Amazônia, a cidade de Belém, capital do estado do Pará, abre suas portas para receber a COP30. Nesse evento, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participará apresentando projetos nos quais atua como gestora, em parceria com órgãos públicos, privados e do terceiro setor