Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30, realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e patrocínio do Ministério de Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), promoverá uma cerimônia de premiação a 42 municípios paraibanos que se destacaram por seus projetos de sustentabilidade.
A iniciativa é baseada na Plataforma ODS-PB, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em colaboração com o Governo do Estado, e apoio da ALPB. A ferramenta centraliza dados de cerca de 20 fontes oficiais — como IBGE, DataSUS, Tesouro Nacional, ANA e Anatel — e monitora mais de 145 indicadores sociais, econômicos e ambientais, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), parte da Agenda 2030.
O professor Aléssio Almeida, coordenador do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB) e responsável pelo desenvolvimento da plataforma, explica que a ODS-PB foi criada com o objetivo de territorializar a Agenda 2030 na Paraíba, oferecendo aos gestores municipais uma ferramenta prática para planejamento e monitoramento de políticas públicas.
“A plataforma reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais de todos os municípios da Paraíba e os organiza em um sistema interativo e confiável. Com isso, conseguimos calcular o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS-PB), que mostra de forma clara o desempenho de cada território em relação às metas globais. Essa é uma forma de apoiar os gestores a identificar gargalos, planejar ações e comparar resultados entre regiões”, destacou Aléssio Almeida, coordenador do LEMA/UFPB.
A premiação reconhece os municípios com melhores resultados no IDS-PB, respeitando a diversidade regional: em cada uma das 14 regiões geoadministrativas do estado, serão premiados os três primeiros colocados, totalizando 42 municípios.
O professor acrescenta ainda que o evento dialoga diretamente com a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer no mês de novembro, em Belém, no Pará.
“O Festival Funetec é um espaço estratégico para ampliar o debate sobre desenvolvimento sustentável. Ele conecta ciência, governo e sociedade civil, e coloca a Paraíba em sintonia com a agenda internacional. Mais do que premiar, queremos estimular o uso de dados e evidências para que os municípios fortaleçam suas políticas públicas em linha com os ODS”, afirmou Aléssio Almeida.
Já Buba Germano, deputado estadual à época em que foi o idealizador da emenda parlamentar que viabilizou a criação da plataforma, ressalta que a iniciativa é um marco para o Legislativo paraibano.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba foi pioneira ao implementar a política de monitoramento dos ODS no estado. Hoje, temos orgulho de ter uma plataforma pública, gratuita e transparente, que já rendeu prêmios nacionais e que mostra como está o nosso desenvolvimento sustentável. Ao premiar os municípios, queremos valorizar quem tem conseguido avançar e estimular gestores a usarem os indicadores como base de suas decisões”, afirmou Buba Germano.
Buba Germano destaca ainda que o reconhecimento funciona como um incentivo para que os gestores incorporem os ODS às suas políticas orçamentárias: “Quando um município melhora seus indicadores, ele melhora a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de números, mas de garantir menos mortalidade infantil, mais educação, mais saneamento, mais justiça social. Por isso, o nosso apelo é para que os prefeitos usem a sustentabilidade como princípio em seus planos de governo. Afinal, os 17 ODS tocam diretamente no dia a dia do cidadão”, completou Germano.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destaca que a abertura do Festival ganha ainda mais relevância com esse momento.
“É um festival que já começa a ser prestigiado com essa ação da Assembleia Legislativa de premiar os 42 municípios com melhores índices de desenvolvimento sustentável, observados a partir de uma metodologia desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba. Essa base de dados reúne diversas evidências e posiciona os nossos municípios nesses índices. Para nós, é uma grande honra realizar pela segunda vez, em parceria com a Assembleia, o Prêmio Município Sustentável”, afirmou Barreto.
O evento faz parte da programação do Festival Funetec, que, além de debates, painéis e atividades culturais, reforça o protagonismo da Paraíba nas discussões globais sobre sustentabilidade, inovação e inclusão social.
Emlur e Funetec consolidam parceria na gestão ambiental do evento, trabalhando juntas com consciência ecológica. O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30 coloca em prática um modelo de gestão ambiental que serve de exemplo para grandes eventos na cidade
A moda vai ganhar um tom diferente no Festival Funetec – Sustentabilidade, Inovação e Cultura. No próximo domingo, dia 14 de setembro, um desfile reunirá ancestralidade indígena e inovação acadêmica em torno da moda sustentável, mostrando como tradição e tecnologia podem caminhar lado a lado na construção de um futuro mais consciente
Documentário nunca lançado comercialmente é destaque da programação gratuita, que inclui ainda sessões do projeto de Cinema Itinerante do Preamar. O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP30 chega ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, nesta sexta-feira (12), estendendo-se até domingo (14), para um final de semana com uma vasta programação cultural que une arte, conscientização ambiental e tecnologia
Maratona de programação acontece no dia 13 de setembro e desafia estudantes a criarem soluções inovadoras com impacto social e sustentável. No próximo sábado (13), estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) terão a oportunidade de participar de uma imersão tecnológica
Há uma semana do início da primeira edição do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), anuncia os nomes dos artistas e grupos musicais que vão compor a programação cultural do evento, que vai acontecer no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933