
Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30, realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e patrocínio do Ministério de Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), promoverá uma cerimônia de premiação a 42 municípios paraibanos que se destacaram por seus projetos de sustentabilidade.
A iniciativa é baseada na Plataforma ODS-PB, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em colaboração com o Governo do Estado, e apoio da ALPB. A ferramenta centraliza dados de cerca de 20 fontes oficiais — como IBGE, DataSUS, Tesouro Nacional, ANA e Anatel — e monitora mais de 145 indicadores sociais, econômicos e ambientais, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), parte da Agenda 2030.
O professor Aléssio Almeida, coordenador do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB) e responsável pelo desenvolvimento da plataforma, explica que a ODS-PB foi criada com o objetivo de territorializar a Agenda 2030 na Paraíba, oferecendo aos gestores municipais uma ferramenta prática para planejamento e monitoramento de políticas públicas.
“A plataforma reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais de todos os municípios da Paraíba e os organiza em um sistema interativo e confiável. Com isso, conseguimos calcular o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS-PB), que mostra de forma clara o desempenho de cada território em relação às metas globais. Essa é uma forma de apoiar os gestores a identificar gargalos, planejar ações e comparar resultados entre regiões”, destacou Aléssio Almeida, coordenador do LEMA/UFPB.
A premiação reconhece os municípios com melhores resultados no IDS-PB, respeitando a diversidade regional: em cada uma das 14 regiões geoadministrativas do estado, serão premiados os três primeiros colocados, totalizando 42 municípios.
O professor acrescenta ainda que o evento dialoga diretamente com a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer no mês de novembro, em Belém, no Pará.
“O Festival Funetec é um espaço estratégico para ampliar o debate sobre desenvolvimento sustentável. Ele conecta ciência, governo e sociedade civil, e coloca a Paraíba em sintonia com a agenda internacional. Mais do que premiar, queremos estimular o uso de dados e evidências para que os municípios fortaleçam suas políticas públicas em linha com os ODS”, afirmou Aléssio Almeida.
Já Buba Germano, deputado estadual à época em que foi o idealizador da emenda parlamentar que viabilizou a criação da plataforma, ressalta que a iniciativa é um marco para o Legislativo paraibano.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba foi pioneira ao implementar a política de monitoramento dos ODS no estado. Hoje, temos orgulho de ter uma plataforma pública, gratuita e transparente, que já rendeu prêmios nacionais e que mostra como está o nosso desenvolvimento sustentável. Ao premiar os municípios, queremos valorizar quem tem conseguido avançar e estimular gestores a usarem os indicadores como base de suas decisões”, afirmou Buba Germano.
Buba Germano destaca ainda que o reconhecimento funciona como um incentivo para que os gestores incorporem os ODS às suas políticas orçamentárias: “Quando um município melhora seus indicadores, ele melhora a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de números, mas de garantir menos mortalidade infantil, mais educação, mais saneamento, mais justiça social. Por isso, o nosso apelo é para que os prefeitos usem a sustentabilidade como princípio em seus planos de governo. Afinal, os 17 ODS tocam diretamente no dia a dia do cidadão”, completou Germano.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destaca que a abertura do Festival ganha ainda mais relevância com esse momento.
“É um festival que já começa a ser prestigiado com essa ação da Assembleia Legislativa de premiar os 42 municípios com melhores índices de desenvolvimento sustentável, observados a partir de uma metodologia desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba. Essa base de dados reúne diversas evidências e posiciona os nossos municípios nesses índices. Para nós, é uma grande honra realizar pela segunda vez, em parceria com a Assembleia, o Prêmio Município Sustentável”, afirmou Barreto.
O evento faz parte da programação do Festival Funetec, que, além de debates, painéis e atividades culturais, reforça o protagonismo da Paraíba nas discussões globais sobre sustentabilidade, inovação e inclusão social.
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933