
Em 15 de novembro de 2024, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), lançou o edital de seleção para a escolha de 20 empreendimentos agropecuários, entre cooperativas, associações e negócios familiares, para participarem do Programa de Promoção e Fortalecimento de Cooperativas, Associações e Empreendimentos Solidários voltados à comercialização, fomento e acesso a mercados no Oeste do Pará.
A iniciativa promove a gestão das organizações rurais, facilitando a comercialização dos produtos e garantindo a sustentabilidade econômica para os pequenos produtores de 10 municípios paraenses. Além dos benefícios econômicos, o FORT contribui para a segurança alimentar, promovendo práticas agrícolas sustentáveis, o desenvolvimento produtivo e a preservação ambiental.
A execução do projeto está a cargo da Incubadora Tecnológica de Cooperativismo e Empreendimentos Solidários do IFPA Campus Santarém (INTECOOPES) e oferece ferramentas de gestão, estratégias de mercado e apoio à economia solidária, prestando assistência a mais de 21 empreendimentos.
Atualmente, o FORT está presente nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Rurópolis, Uruará e Placas. Entre os parceiros diretos do programa, estão associações de extrativistas, comunidades tradicionais, povos indígenas, agroindústrias de pequeno porte e grupos de artesanato local.
Hoje, o programa, além de contar com a gestão administrativa e financeira da Funetec, ainda é apadrinhado pelo Programa Mais Gestão, do Governo Federal, desde dezembro de 2024, data que marca a implantação da iniciativa. A solenidade de lançamento contou com a presença de Ana Terra Reis, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Ela enfatizou a importância do Mais Gestão para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado do Pará e destacou o desafio de preparar as cooperativas e associações para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém, capital paraense.
“Com esse projeto, a gente pretende que cooperativas e associações do estado do Pará possam ter acesso à comercialização e mecanismos para melhorar sua gestão, acessar o mercado e levar vida e dignidade para nosso povo. Então a parceria IFPA e MDA, a partir de agora com o programa Mais Gestão, tem tudo para dar certo, e a gente tem um grande desafio esse ano, que é preparar o nosso povo para receber aqui no Pará a COP30”, ressaltou Ana.
Para a coordenadora do FORT , a professora Carmem Leal, a parceria com a Funetec é fundamental para esses resultados pela sua transparência e eficiência na gestão dos recursos do programa. “Desde o início da parceria, a Fundação tem sido extremamente transparente na gestão da receita utilizada no projeto, com uma equipe especializada e sempre pronta a nos ajudar a solucionar e viabilizar questões relacionadas à logística que resultam na realização das atividades”, disse.
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933