
Primeira edição do evento reforça parceria entre Funetec e universidade para viabilizar projetos, comercializar excedentes e aproximar pesquisa do mercado.
O Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras, foi palco da primeira edição do Lampejo Funetec, nesta quinta-feira (17), uma experiência imersiva promovida pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) para aproximar seus serviços da comunidade acadêmica e propor soluções concretas para a otimização e a viabilização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A ação foi planejada para mostrar, de forma prática, como a Funetec pode atuar como parceira estratégica de universidades e centros de pesquisa, oferecendo apoio na gestão administrativa, financeira e jurídica para que os parceiros consigam transformar conhecimento em resultados efetivos, inclusive por meio da comercialização de excedentes de tudo o que é produzido no Campus.
Para Ingredhy Dantas, Diretora de Projetos da Funetec, “o Lampejo Funetec vem trazer luz ao desenvolvimento dos projetos. Estamos hoje no Campus de Bananeiras da UFPB para apresentar este novo produto da Funetec, que traz soluções e aproximação com pesquisadores, coordenadores e gestores de laboratórios. Muitos desses laboratórios possuem excedentes de pesquisa que podem e devem ser comercializados. Nosso objetivo é viabilizar projetos, captar recursos, apoiar na aquisição de insumos e na prestação de serviços técnicos especializados, aproximando a instituição do mercado e ampliando as possibilidades de desenvolvimento”, frisou.

Durante o encontro, além de apresentar o portfólio de serviços, a Funetec também expôs ferramentas estratégicas como o Escritório de Projetos, a Escola Mandacaru de Inovação Social e Tecnológica, o Candeeiro Podcast e o Boletim Mensal da Fundação – canais de potencialização e divulgação das atividades dos parceiros.
A Diretora de Projetos foi acompanhada pela Diretora de Comunicação e Marketing da Fundação, Rejane Negreiros. Ambas foram recebidas pela Diretora do Campus, professora Fabrícia Sousa Montenegro, pelo vice-diretor Otávio do Carmo de Oliveira Neto, pelo diretor da escola agrícola Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade, além de coordenadores de laboratórios de fruticultura, ranicultura, carcinocultura, aquicultura, suinocultura, avicultura, agropecuária, solos, frutas e hortaliças.

“A gente agradece a disponibilidade da Funetec de estar aqui. É uma grande oportunidade para que a gente apresente todo o potencial dos nossos laboratórios. Os laboratórios estão a serviço do ensino, da pesquisa e da extensão, aquilo que nos identifica enquanto instituição universitária, mas também tudo aquilo que pode oferecer de qualidade à sociedade. Essa parceria técnica de gestão com a Funetec é fundamental para que todo esse potencial seja evidenciado. Eu vejo isso como investimento nos nossos técnicos, alunos, coordenadores e pesquisadores, para que, com essa contribuição importante da Funetec, a gente alcance objetivos que hoje almejamos, mas que temos dificuldade por questões administrativas e financeiras. Uma parceria como essa facilita processos de aquisição de insumos, manutenção e gestão, colocando nossos laboratórios em outro patamar”, destacou a professora Fabrícia, Diretora do Campus.
Professor Marino Almeida, especialista em Carcinicultura, que é a produção de camarões, coordena o laboratório e destaca o potencial do Campus no manejo desta área: “aqui nós já tivemos procura de empresários interessados em desenvolver projetos com a gente, principalmente na área de camarões. O estado da Paraíba hoje é o terceiro maior produtor do país e o que mais cresce na produção de camarão, então somos muito procurados para dar suporte à cadeia produtiva. A Funetec pode nos ajudar bastante nesses processos de captação de recursos privados e de intermediação com o mercado. A comercialização de excedentes também é fundamental, porque a produção daqui gera sobras que podem ser vendidas. Além disso, vemos um enorme potencial para prestação de serviços técnicos, análises, desenvolvimento de projetos e cursos de capacitação, e acredito que a Funetec tem as ferramentas para facilitar tudo isso”, disse.

Visita aos laboratórios - Na parte da tarde, a equipe percorreu diversos laboratórios: suinocultura, padaria, aquicultura e carcinicultura, além da área de produção de rãs – primeira e única do Nordeste. Uma grande oportunidade para pensar possibilidades e soluções de apoio aos pesquisadores.

Lampejo Funetec - A ação mostrou, já na sua primeira edição, que a Fundação pode ser uma aliada importante para destravar processos burocráticos, potencializar a geração de receita por meio dos excedentes e impulsionar o impacto social e econômico dos laboratórios de ensino e pesquisa.
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933