
Um novo marco para o avanço das pesquisas ambientais na Paraíba começou a ser construído neste mês, com o início da fabricação de um catamarã voltado para atividades científicas. O projeto é uma parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR-PB). A embarcação será entregue em três meses e servirá como base para estudos e ações realizadas nos nove municípios da costa paraibana.
Projetado para atender necessidades específicas que outras embarcações não contemplam, o catamarã contará com um laboratório de pesquisa seco e molhado, estruturas de apoio ao mergulho autônomo e científico.
A embarcação será utilizada em expedições e monitoramentos em ambientes costeiros, estuarinos e marinhos do estado, permitindo a coleta de dados sobre a qualidade da água, biodiversidade e impactos das mudanças climáticas. Um dos focos é o acompanhamento dos efeitos do aumento das temperaturas sobre a vida marinha, especialmente o fenômeno de branqueamento dos corais, que vem se intensificando em toda a costa brasileira, incluindo recifes localizados no litoral da Paraíba.

"É uma embarcação pensada para desenvolver de forma ágil a pesquisa na plataforma continental, realizar visitas técnicas, treinamentos do ensino profissional marítimo, dar apoio às atividades de fiscalização e monitoramento, e fomentar a Educação Ambiental", declarou o coordenador geral do projeto e professor do IFPB, Cláudio Dybas.
Ainda segundo Dybas, o catamarã deverá atender às demandas dos parceiros, entre eles a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB). “Estamos construindo uma embarcação institucional com tecnologia de ponta, preparada para atender com eficiência às demandas do Preamar e de seus parceiros”, acrescentou.
Com 14 metros de comprimento por 6 metros de largura, a plataforma flutuante possui dois flutuadores laterais e um central, projetados para garantir boa estabilidade tanto em águas rasas quanto em mar aberto, além de um ponto elevado para observação. Com internet a bordo e equipamento de segurança, a estrutura está sendo totalmente reforçada para acomodar equipamentos de ponta e tem capacidade máxima para 60 passageiros. Toda a energia consumida no catamarã será gerada por energia fotovoltaica, captada por placas solares, priorizando a sustentabilidade da embarcação.
De acordo com o coordenador de compras da Funetec, Ayrton Gomes, a construção do catamarã representa um marco significativo para a Fundação.
“É uma imensa alegria poder estar aqui. Poder acompanhar a construção desse catamarã, que tem um grande significado para o Projeto. Fazer parte desse momento é exatamente quando a gente lembra o porquê da nossa existência. Fazer com que o planejamento se torne ação, se torne algo palpável. Então, para a gente é gratificante poder estar aqui e fiscalizar de perto, juntamente com o Projeto, essa construção", declarou Ayrton.

O PREAMAR - O Programa é fruto de um acordo de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), que faz parte do Governo do Estado, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). Recentemente, a iniciativa foi ampliada para os nove municípios paraibanos com praias e nasceu para promover o gerenciamento costeiro integrado de toda a costa do Estado da Paraíba, assim como instalar estruturas artificiais, como recifes de recrutamento larval que vão fomentar a pesca artesanal esportiva, auxiliando na recuperação da biodiversidade e promovendo um turismo sustentável.
FOTOS: Diego Fontenele/PREAMAR e Renato Britto
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933