Com apoio da Funetec, PREAMAR inicia a construção de um catamarã para pesquisas marinhas na Paraíba

06/06/2025 14:19:11


Um novo marco para o avanço das pesquisas ambientais na Paraíba começou a ser construído neste mês, com o início da fabricação de um catamarã voltado para atividades científicas. O projeto é uma parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR-PB). A embarcação será entregue em três meses e servirá como base para estudos e ações realizadas nos nove municípios da costa paraibana.

Projetado para atender necessidades específicas que outras embarcações não contemplam, o catamarã contará com um laboratório de pesquisa seco e molhado, estruturas de apoio ao mergulho autônomo e científico.

A embarcação será utilizada em expedições e monitoramentos em ambientes costeiros, estuarinos e marinhos do estado, permitindo a coleta de dados sobre a qualidade da água, biodiversidade e impactos das mudanças climáticas. Um dos focos é o acompanhamento dos efeitos do aumento das temperaturas sobre a vida marinha, especialmente o fenômeno de branqueamento dos corais, que vem se intensificando em toda a costa brasileira, incluindo recifes localizados no litoral da Paraíba. 

"É uma embarcação pensada para desenvolver de forma ágil a pesquisa na plataforma continental, realizar visitas técnicas, treinamentos do ensino profissional marítimo, dar apoio às atividades de fiscalização e monitoramento, e fomentar a Educação Ambiental", declarou o coordenador geral do projeto e professor do IFPB, Cláudio Dybas.

Ainda segundo Dybas, o catamarã deverá atender às demandas dos parceiros, entre eles a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB). “Estamos construindo uma embarcação institucional com tecnologia de ponta, preparada para atender com eficiência às demandas do Preamar e de seus parceiros”, acrescentou. 

Com 14 metros de comprimento por 6 metros de largura, a plataforma flutuante possui dois flutuadores laterais e um central, projetados para garantir boa estabilidade tanto em águas rasas quanto em mar aberto, além de um ponto elevado para observação. Com internet a bordo e equipamento de segurança, a estrutura está sendo totalmente reforçada para acomodar equipamentos de ponta e tem capacidade máxima para 60 passageiros. Toda a energia consumida no catamarã será gerada por energia fotovoltaica, captada por placas solares, priorizando a sustentabilidade da embarcação.

De acordo com o coordenador de compras da Funetec, Ayrton Gomes, a construção do catamarã representa um marco significativo para a Fundação.

“É uma imensa alegria poder estar aqui. Poder acompanhar a construção desse catamarã, que tem um grande significado para o Projeto. Fazer parte desse momento é exatamente quando a gente lembra o porquê da nossa existência. Fazer com que o planejamento se torne ação, se torne algo palpável. Então, para a gente é gratificante poder estar aqui e fiscalizar de perto, juntamente com o Projeto, essa construção", declarou Ayrton.

O PREAMAR - O Programa é fruto de um acordo de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), que faz parte do Governo do Estado, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). Recentemente, a iniciativa foi ampliada para os nove municípios paraibanos com praias e nasceu para promover o gerenciamento costeiro integrado de toda a costa do Estado da Paraíba, assim como instalar estruturas artificiais, como recifes de recrutamento larval que vão fomentar a pesca artesanal esportiva, auxiliando na recuperação da biodiversidade e promovendo um turismo sustentável.

 

FOTOS: Diego Fontenele/PREAMAR e Renato Britto

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec fortalece parcerias na Amazônia durante o encontro “IFs do Norte na COP30” em Belém

22/10/2025 14:49:57

Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)



Funetec marca presença no 8º Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília

17/10/2025 17:01:43

O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)



Dia dos Professores: Aparecida Nunes, professora desde os 17 anos, participa como coordenadora do Eixo Assistência Técnica do Cecampe/NE, iniciativa apoiada pela Funetec

15/10/2025 17:13:03

Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos   “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras



Funetec participa da cerimônia de reabertura do Cineteatro em Campina Grande; espaço contará com apoio da Fundação na gestão

14/10/2025 11:59:00

Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na  estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande



PISF II: seis Vilas Produtivas Rurais são beneficiadas com projeto de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba

10/10/2025 16:45:58

Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba