
Lançado em agosto de 2024, o Escritório de Projetos da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) nasceu com a missão de aproximar especialistas, professores e estudantes das fontes de financiamento. Semanalmente, é publicada uma série de editais abertos em diversas áreas da pesquisa de todo o Brasil. Apenas em 2025, a iniciativa cresceu mais de 180% no número de cadastros de novos usuários da plataforma de atendimento, ampliando sua rede de alcance, em menos de um ano de atuação.
A Diretora de Projetos, Ingredhy Dantas, vê com otimismo o crescimento de usuários cadastrados na plataforma disponibilizada gratuitamente pelo Escritório de Projetos, criado para fortalecer a estruturação, captação e gestão de projetos acadêmicos e científicos, e destaca o aumento orgânico e significativo de pesquisadores.

“O Escritório de Projetos é resultado da escuta ativa das necessidades dos especialistas que já desenvolvem projetos com a Funetec e dos diálogos com as instituições apoiadas. Além da gestão administrativa e financeira dos projetos, é objetivo da Fundação auxiliar na prospecção de novos projetos através da conexão de planos de trabalho com fontes de fomento”, disse Ingredhy Dantas.
“O Escritório de Projetos da Funetec tem se consolidado como uma ponte entre diversas categorias profissionais e oportunidades dos editais de fomento. Professores, servidores públicos, autônomos, alunos e membros da iniciativa privada encontram nesse espaço uma porta de entrada para financiamento que abrange uma vasta temática — cultura, sustentabilidade, educação, meio ambiente, inovação e muitos outros”, explicou Rikelme Escócio, assistente administrativo, setor de projetos.
Rikelme, responsável pelo acompanhamento da ferramenta, credita o crescimento ao trabalho desenvolvido junto às fontes de fomento. “A Funetec testemunhou um crescimento no número de credenciados, reflexo direto da sinergia entre a oferta de editais e a demanda de profissionais empenhados em concretizar projetos de impacto público. Essa ascensão demonstra o potencial que a instituição tem em articular parcerias e promover o acesso a recursos essenciais para transformar ideias em ações reais que beneficiam a sociedade“, complementou.
Ainda segundo ele, existe um planejamento de ampliação da sua base de usuários para que mais pessoas, instituições e espaços ligados à pesquisa tenham acesso aos editais publicados semanalmente.
“Estamos realizando encontros internos com a equipe para discutir novas estratégias de ampliação na divulgação dos editais. É fundamental comemorar esse aumento, afinal, ele é reflexo da confiança que os pesquisadores têm depositado em nosso trabalho. A nossa expectativa é, até o final do ano, aumentar esses números ainda mais”, concluiu.
Os interessados podem se cadastrar no site da Funetec pelo link: https://funetec.org.br/escritoriodeprojetos
FOTOS: Comunicação Funetec
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933