
Após passar por Campina Grande para discutir sobre as Quadrilhas Juninas, a 1º edição do Coquetel Molotov Negócios desembarcou no Centro Histórico de João Pessoa para promover debates, painéis e shows musicais com artistas locais. O evento durou três dias e teve uma vasta programação que uniu cultura, inovação e desenvolvimento da cadeia produtiva da música no Nordeste e contou com o apoio cultural da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec).
“Estamos ao lado desse importante evento que aconteceu no Centro Histórico, um movimento de valorização qualificada que impulsiona e discute os negócios, além de dar espaço aos artistas locais. A Funetec, como fundação de apoio à cultura, se orgulha de estar presente. Foi um evento gratuito, que valorizou nossas raízes e foi voltado à cultura da Paraíba, trazendo à cena nomes de peso da nossa terra”, comentou Rodrigo Barreto Superintendente da Funetec.
Já no primeiro dia, a Funetec promoveu uma oficina de elaboração de projetos culturais para mais de 25 pessoas, ministrada pelo consultor e especialista em políticas públicas e gestão cultural, Gerson Abrantes. Um momento de aprendizado e troca de conhecimentos entre produtores culturais.

A abertura oficial ocorreu no Hotel Globo com um bate papo entre a jornalista Lenne Ferreira e a cantora e compositora paraibana Cátia de França e contou com a presença dos artistas A Fúria Negra (PB), Benke Ferraz (GO), Bione (PE), Clara Potiguara (PB) e Luiz Lins (PE). Já no palco montado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves vários shows agitaram o público presente. Bandas como o Papangu (PB), Jazz&Beats (PB), Merliah (PB), Casa da Baixa Costura (PB) e os artistas Vó Mera (PB), Vieira (PB), Elon (PB), DJ Kamet (PB) e a multiartista Bixarte tiveram a oportunidade de apresentar suas músicas com performances autorais com muita personalidade.
Na oportunidade, o Diretor Institucional da AeC, Nelson Santos, comentou a importância do Molotov acontecer em João Pessoa, especialmente no Centro Histórico. “Estamos mais uma vez vivenciando um momento histórico aqui em João Pessoa de escuta dos artistas locais e produtores para discutirmos sobre o que queremos para a cultura. Ter a Funetec como parceira nessa iniciativa foi fundamental porque eles fazem um levantamento dessas informações e transformam em dados para que possamos estudar e aplicar esses conhecimentos para construir política pública e de incentivo para fomentar cenários e eventos como este”, declarou.

FOTOS: Renato Britto e Alessandro Potter
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande
Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, o projeto, apoiado pela Funetec, está presente em quatro estados do Nordeste levando água para o sertão As águas do Rio São Francisco têm levado esperança e transformação não apenas às cidades margeadas pelo Velho Chico, mas aos municípios e estados beneficiados pela sua transposição, como São José de Piranhas, no sertão da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933