
A Funetec esteve presente em Brasília acompanhando as discussões da Marcha dos Prefeitos. Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, a 26ª Marcha debate sobre o destino das emendas parlamentares e o aumento das atribuições municipais – sem a devida compensação financeira pelos Governos Federal e Estaduais. O evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reuniu mais de 11 mil gestores municipais.
O superintendente da Fundação, Rodrigo Barreto, o diretor jurídico, Diego Cazé, e Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing e Chefe de Gabinete, participaram dos debates e apresentaram os serviços e produtos da Funetec aos prefeitos de todo o Brasil.
“Apresentamos a todo o movimento municipalista as soluções de desenvolvimento que nós proporcionamos aos nossos parceiros. Estamos aqui convidados por um parceiro muito especial, a Assembleia Legislativa da Paraíba, na pessoa do ex-deputado Buba Germano”, enfatizou Rodrigo.
Aproveitando a viagem à capital federal, a comitiva da Funetec se reuniu com Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Na oportunidade, foram apresentadas as credenciais e expertise da Fundação na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa e educação.
“O Ministério da Saúde está muito engajado em reduzir o tempo de espera, garantir um cuidado para a população através do Sistema Único de Saúde, onde haja mais agilidade no diagnóstico, haja mais agilidade no tratamento. Para isso, é fundamental termos trabalhadoras e trabalhadores de saúde preparados para esse desafio, que entendam o momento do sistema de saúde e as inovações necessárias. Conhecer o trabalho da Funetec e enxergar possibilidades de parcerias é fundamental. Tivemos uma reunião muito importante nesse sentido, reforçando o compromisso do Ministério da Saúde de melhorar o nosso sistema de saúde,” sentenciou Proenço.
No último dia de agenda em Brasília, a equipe da Fundação participou de uma reunião no Ministério da Educação. Foram apresentados os números e toda a expertise da Funetec na gestão de projetos na área de educação e de abrangência nacional. A professora Soraya Adriano, da Universidade Federal da Paraíba, coordenadora do Pós Tec Enfermagem, o maior programa de especialização técnica de nível médio gratuito do país e que é gerenciado administrativa e financeiramente pela Funetec, também participou da reunião e apresentou números que comprovam a eficiência do programa.
O PÓS TEC - O programa tem como objetivo proporcionar especialização e aperfeiçoamento profissional aos técnicos de Enfermagem em diversas áreas de atuação. Já foram publicados três editais e mais de 15 mil técnicos de enfermagem beneficiados com essa qualificação profissional. É uma iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, executado através da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e a Funetec.
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933