
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado.
Trazendo a educação como pilar, e a gestão administrativa e financeira da Funetec, o projeto é uma união de esforços entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o IFMS, para a capacitação dos produtores rurais, assistência técnica e inovação tecnológica voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar no Estado do Mato Grosso do Sul, por meio de programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Durante doze meses, uma equipe multidisciplinar formada por aproximadamente 40 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores, realizará oficinas presenciais de capacitação aos agricultores, conectando quem produz com instituições que precisam comprar, como escolas, creches e hospitais. A ação vai atuar nos municípios de Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Paranaíba, Terenos e Sidrolândia.
Com mais de 28 anos de atuação como gestora de projetos pelo Brasil, essa é a primeira iniciativa que a Funetec desenvolve em parceria com o IFMS, firmando um compromisso na consolidação da política pública que deve gerar um impacto econômico direto na base produtiva agrícola do MS.
De acordo com a diretora de projetos, Ingredhy Dantas, a parceria entre a Funetec e o IFMS deu início a partir de uma demanda específica para a execução da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). A partir daí, os laços foram estreitados com a pró-reitoria de extensão em Alagoas durante o Fórum de Pró-reitoras/es de Extensão (FORPROEX) de toda a Rede Federal, realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Estive pessoalmente no evento e lá conversei com o pró-reitor de extensão, Anderson Martins, sobre a atuação da Funetec. A partir deste momento começamos a concorrer em alguns projetos que estavam na fase de captação de recursos e hoje, oficialmente, somos a Fundação de Apoio que vai ajudar a desenvolver esse primeiro projeto em parceria com o IFMS, que vincula a educação e capacitação com a agricultura familiar, levando formação técnica para o produtor que está na ponta e muitas vezes não sabe como acessar os programas de apoio. O diferencial desse projeto é fazer com que os agricultores consigam se utilizar das políticas públicas desenvolvidas pela Conab”, disse Ingredhy Dantas.
O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvanio Chagas, comemora a nova parceria e vê com otimismo a implantação e execução do projeto, ressaltando a importância da transparência na gestão e a agilidade da Fundação no suporte administrativo.
“O meu primeiro contato com a Funetec foi com a gerente de projetos, Paloma Germano, que em tempo recorde nos ajudou rapidamente com a documentação necessária para dar prosseguimento às tratativas, demonstrando o compromisso e responsabilidade da Fundação. Estamos muito felizes com essa parceria e temos a certeza de que será o primeiro projeto de muitos que devem vir”, afirmou Edvanio Chagas.
TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Divulgação Internet
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão
Em Sousa, programa de formação política da Funetec, IFPB e MDHC dá voz e ferramentas de cidadania aos idosos Calon, fixos em um território marcado pelo abandono e estigmas. Longe dos estereótipos de nômades, os Calon de Sousa, na Paraíba, estão enraizados há mais de quatro décadas no mesmo território, formando a maior comunidade cigana da América Latina
Na tarde desta sexta-feira (16), o superintendente Rodrigo Barreto convocou os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), para participarem da 1ª reunião geral de 2026, com o intuito de dar boas-vindas aos novos contratados, anunciar a nova política de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e comunicar a promoção de seis profissionais
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) foi convidada para participar do encontro com empresários e lideranças de João Pessoa, promovido pelo Hub Farol Digital e o Instituto de Tecnologia (FIT), para apresentar o Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933