
Na manhã desta quarta-feira (07), o promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega, que atua na área do Patrimônio Público e Terceiro Setor de João Pessoa, esteve na sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) para uma visita institucional. Recepcionado pelo superintendente Rodrigo Barreto, o promotor foi apresentado às novas ações e medidas adotadas sob os mais rigorosos critérios de integridade para garantir maior transparência e melhor governança.
"Uma visita muito importante de um parceiro muito estratégico para essa gestão da Funetec, que é o Ministério Público Estadual, a quem compete efetivamente velar pela Fundação. E a gente observa no comportamento do promotor Alexandre esse posicionamento proativo, inclusive de realizar essa visita, esse suporte, esse acompanhamento par e passo das ações que vêm sendo desenvolvidas aqui na Funetec. Isso vai validando o caminho que está sendo percorrido, nos deixando ainda mais confiantes do processo que está sendo realizado e esperançosos por um futuro no qual a Funetec deixará para trás os passivos herdados e nos tornaremos, em verdade, referência de boas práticas de gestão, boas práticas de governança, de integridade e de transparência. Essa visita nos traz essa perspectiva e nos informa que estamos no caminho certo", afirmou o superintendente da Funetec.
O promotor Alexandre Jorge também conheceu as instalações da Fundação. Durante a visita, ele recebeu das mãos do superintendente uma cópia do Plano de Integridade da Funetec, lançado dia 29 de abril em celebração aos 28 anos da Fundação: “essa é uma visita de rotina, mas também eu me sinto feliz, enquanto órgão de controle e de velamento de entidades, por estar aqui na Funetec, sabendo das dificuldades que foram enfrentadas por vocês ao assumirem essa atual gestão. Estou muito feliz com o êxito da atual gestão no sentido de resolver os problemas. As informações compartilhadas aqui no dia de hoje foram muito interessantes, demonstrando, por parte da entidade, o compromisso em acertar. E isso deixa o Ministério Público, que atua nesta promotoria social como um parceiro das entidades, muito feliz em saber que as políticas públicas estão acontecendo e que a Funetec está em boas mãos", destacou o promotor.
A visita integra uma série de ações promovidas pelo Ministério Público da Paraíba para monitorar e aprimorar a gestão de entidades do terceiro setor. A professora Silvana Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro do Conselho Curador da Funetec, também participou do encontro, representando a reitora do Instituto Federal de Educação (IFPB), professora Mary Roberta. "Eu fico muito feliz que a gente está com essa parceria integrada com o Ministério Público da Paraíba e de receber não só orientações, mas elogios referentes às boas práticas que a nova Fundação vem realizando. Isso mostra que a Funetec está no caminho certo e isso motiva a realizar o trabalho com cada vez mais dedicação. Isso vai gerar um desempenho cada vez melhor da nossa Fundação", analisou.
Ao final da visita e diante de todos os colaboradores, o promotor de justiça Alexandre Jorge parabenizou o trabalho desenvolvido pela Fundação e, dirigindo-se diretamente aos colaboradores, disse: “Vocês estão de parabéns! Contem com o Ministério Público nessa atuação, nessa parceria e também na orientação. Quero dizer também que vocês, como colaboradores, são necessários para o bom desempenho aqui, na atividade que é realizada pela Funetec", concluiu.
A Funetec - A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba é uma organização social sem fins lucrativos, criada em 1997 para apoiar o Instituto Federal da Paraíba. Mas hoje a Funetec é credenciada a duas Universidades Federais, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e mais sete Institutos Federais distribuídos nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933