Funetec participa do VII ENNFAIES em Fortaleza; evento reuniu fundações de todo Brasil

21/03/2025 09:43:09


A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no VII Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (ENNFAIES), realizado em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março. Apesar de ser um evento regional, o encontro reuniu mais de 230 representantes de 44 fundações de todo o Brasil, reforçando a importância da cooperação entre as instituições para fortalecer a pesquisa e a inovação no país.

Com uma delegação de 14 representantes, a Fundação reafirma o compromisso com a qualificação da gestão e o estímulo à inovação. “A Funetec é muito bem representada através dos líderes: diretores, gerentes e coordenadores de todos os setores da Fundação. São dois dias de compartilhamento de boas práticas e, principalmente, como podemos nos unir a outras fundações para o desenvolvimento regional”, falou Ingrid Dantas, diretora de projetos e superintendente em exercício.

Quem abriu o evento foi o professor Ernani Andrade Leite, presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Faifce). O professor Ernani falou sobre a importância do fortalecimento do ecossistema das fundações. Já Antônio Fernando, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (CONFIES), chamou a atenção para a importância dos assuntos que seriam tratados nas mesas temáticas. “A gente ter a oportunidade de reunir as fundações do Norte e Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil, aqui em Fortaleza, traz para a gente situações específicas e também situações muito gerais, onde as fundações vão poder trocar experiências, participar das mesas, receber o conhecimento que outras fundações possam trazer para as reuniões que são oportunizadas nesses dois dias”, explicou o professor Antônio Fernando.

O destaque do primeiro dia de atividades foi, sem dúvida, a Palestra Magna ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Enio Pontes, com o tema "A Inovação como Pilar do Desenvolvimento Regional: O Papel das Fundações de Apoio na Transformação Tecnológica do Brasil". A palestra trouxe reflexões sobre como a inovação pode impulsionar o crescimento sustentável e destacou o papel das fundações na viabilização de projetos estratégicos.

À tarde, os participantes foram divididos em mesas temáticas para debater desafios e propor soluções em áreas como jurídica, gestão, recursos humanos, controladoria, finanças e compras. O momento foi essencial para a troca de experiências e a construção de estratégias para fortalecer a atuação das fundações.

SEGUNDO DIA - O professor Gilmar Pereira da Silva, reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA –, abriu as discussões com a palestra sobre o desenvolvimento das fundações e a socialização da ciência. O VII ENNFAIES foi encerrado com a apresentação dos relatórios das mesas temáticas, que consolidaram diretrizes e sugestões que poderão fortalecer a atuação das fundações de apoio em todo o país. “A Funetec não poderia ficar de fora desse evento. Aqui a gente compartilha experiências e soma conhecimentos para que, dessa forma, a gente possa trabalhar pelo fortalecimento desse ecossistema, pelo desenvolvimento regional e, também, pelo desenvolvimento nacional,” enfatizou Rejane Negreiros, chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing da Funetec.

A próxima edição do encontro já está confirmada e acontecerá ano que vem em Maceió, capital do estado de Alagoas, dando continuidade ao debate sobre desenvolvimento regional e o papel estratégico das fundações na transformação educacional e tecnológica do Brasil.  

Fotos: Comunicação ENNFAIES

 





MAIS NOTÍCIAS

Festival Funetec é encerrado com programação cultural e incentivo a ideias e práticas sustentáveis

17/09/2025 10:52:08

Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões



Festival Funetec promove roda de conversa sobre tecnologias socioambientais e circularidade

17/09/2025 10:34:19

A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa



Cultura Indígena e Direito Ambiental se encontram em roda de conversa no Festival Funetec

17/09/2025 10:18:40

A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)



Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05

O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde



Pesquisadores analisam a importância de dados e evidências para construção de políticas públicas

16/09/2025 13:19:56

Com o tema “O papel da ciência e tecnologia nos indicadores sociais”, a Funetec realizou mais uma palestra na tarde do último sábado, analisando como dados e evidências devem ser o pilar principal para a construção de políticas públicas que estejam de acordo com os ODs da ONU e que de fato promovam melhorias na vida da população