
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no VII Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (ENNFAIES), realizado em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março. Apesar de ser um evento regional, o encontro reuniu mais de 230 representantes de 44 fundações de todo o Brasil, reforçando a importância da cooperação entre as instituições para fortalecer a pesquisa e a inovação no país.
Com uma delegação de 14 representantes, a Fundação reafirma o compromisso com a qualificação da gestão e o estímulo à inovação. “A Funetec é muito bem representada através dos líderes: diretores, gerentes e coordenadores de todos os setores da Fundação. São dois dias de compartilhamento de boas práticas e, principalmente, como podemos nos unir a outras fundações para o desenvolvimento regional”, falou Ingrid Dantas, diretora de projetos e superintendente em exercício.

Quem abriu o evento foi o professor Ernani Andrade Leite, presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Faifce). O professor Ernani falou sobre a importância do fortalecimento do ecossistema das fundações. Já Antônio Fernando, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (CONFIES), chamou a atenção para a importância dos assuntos que seriam tratados nas mesas temáticas. “A gente ter a oportunidade de reunir as fundações do Norte e Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil, aqui em Fortaleza, traz para a gente situações específicas e também situações muito gerais, onde as fundações vão poder trocar experiências, participar das mesas, receber o conhecimento que outras fundações possam trazer para as reuniões que são oportunizadas nesses dois dias”, explicou o professor Antônio Fernando.

O destaque do primeiro dia de atividades foi, sem dúvida, a Palestra Magna ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Enio Pontes, com o tema "A Inovação como Pilar do Desenvolvimento Regional: O Papel das Fundações de Apoio na Transformação Tecnológica do Brasil". A palestra trouxe reflexões sobre como a inovação pode impulsionar o crescimento sustentável e destacou o papel das fundações na viabilização de projetos estratégicos.
À tarde, os participantes foram divididos em mesas temáticas para debater desafios e propor soluções em áreas como jurídica, gestão, recursos humanos, controladoria, finanças e compras. O momento foi essencial para a troca de experiências e a construção de estratégias para fortalecer a atuação das fundações.

SEGUNDO DIA - O professor Gilmar Pereira da Silva, reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA –, abriu as discussões com a palestra sobre o desenvolvimento das fundações e a socialização da ciência. O VII ENNFAIES foi encerrado com a apresentação dos relatórios das mesas temáticas, que consolidaram diretrizes e sugestões que poderão fortalecer a atuação das fundações de apoio em todo o país. “A Funetec não poderia ficar de fora desse evento. Aqui a gente compartilha experiências e soma conhecimentos para que, dessa forma, a gente possa trabalhar pelo fortalecimento desse ecossistema, pelo desenvolvimento regional e, também, pelo desenvolvimento nacional,” enfatizou Rejane Negreiros, chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing da Funetec.
A próxima edição do encontro já está confirmada e acontecerá ano que vem em Maceió, capital do estado de Alagoas, dando continuidade ao debate sobre desenvolvimento regional e o papel estratégico das fundações na transformação educacional e tecnológica do Brasil.

Fotos: Comunicação ENNFAIES
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933