
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no VII Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (ENNFAIES), realizado em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março. Apesar de ser um evento regional, o encontro reuniu mais de 230 representantes de 44 fundações de todo o Brasil, reforçando a importância da cooperação entre as instituições para fortalecer a pesquisa e a inovação no país.
Com uma delegação de 14 representantes, a Fundação reafirma o compromisso com a qualificação da gestão e o estímulo à inovação. “A Funetec é muito bem representada através dos líderes: diretores, gerentes e coordenadores de todos os setores da Fundação. São dois dias de compartilhamento de boas práticas e, principalmente, como podemos nos unir a outras fundações para o desenvolvimento regional”, falou Ingrid Dantas, diretora de projetos e superintendente em exercício.

Quem abriu o evento foi o professor Ernani Andrade Leite, presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Faifce). O professor Ernani falou sobre a importância do fortalecimento do ecossistema das fundações. Já Antônio Fernando, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (CONFIES), chamou a atenção para a importância dos assuntos que seriam tratados nas mesas temáticas. “A gente ter a oportunidade de reunir as fundações do Norte e Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil, aqui em Fortaleza, traz para a gente situações específicas e também situações muito gerais, onde as fundações vão poder trocar experiências, participar das mesas, receber o conhecimento que outras fundações possam trazer para as reuniões que são oportunizadas nesses dois dias”, explicou o professor Antônio Fernando.

O destaque do primeiro dia de atividades foi, sem dúvida, a Palestra Magna ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Enio Pontes, com o tema "A Inovação como Pilar do Desenvolvimento Regional: O Papel das Fundações de Apoio na Transformação Tecnológica do Brasil". A palestra trouxe reflexões sobre como a inovação pode impulsionar o crescimento sustentável e destacou o papel das fundações na viabilização de projetos estratégicos.
À tarde, os participantes foram divididos em mesas temáticas para debater desafios e propor soluções em áreas como jurídica, gestão, recursos humanos, controladoria, finanças e compras. O momento foi essencial para a troca de experiências e a construção de estratégias para fortalecer a atuação das fundações.

SEGUNDO DIA - O professor Gilmar Pereira da Silva, reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA –, abriu as discussões com a palestra sobre o desenvolvimento das fundações e a socialização da ciência. O VII ENNFAIES foi encerrado com a apresentação dos relatórios das mesas temáticas, que consolidaram diretrizes e sugestões que poderão fortalecer a atuação das fundações de apoio em todo o país. “A Funetec não poderia ficar de fora desse evento. Aqui a gente compartilha experiências e soma conhecimentos para que, dessa forma, a gente possa trabalhar pelo fortalecimento desse ecossistema, pelo desenvolvimento regional e, também, pelo desenvolvimento nacional,” enfatizou Rejane Negreiros, chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing da Funetec.
A próxima edição do encontro já está confirmada e acontecerá ano que vem em Maceió, capital do estado de Alagoas, dando continuidade ao debate sobre desenvolvimento regional e o papel estratégico das fundações na transformação educacional e tecnológica do Brasil.

Fotos: Comunicação ENNFAIES
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933