
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (23) para discutir uma série de propostas de projetos.
Na ocasião, foram apresentadas estratégias para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e capacitação dos servidores da pasta, visando fortalecer as ações da secretaria.

De acordo com a diretora de Projetos, Ingredhy Dantas, atualmente a Fundação atua em quatro áreas e uma delas é a de meio ambiente e sustentabilidade, onde são desenvolvidas iniciativas nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte e a ideia é fomentar também aqui na Paraíba esses projetos.
“O papel da Funetec é agregar todo seu conhecimento técnico na gestão de projetos para fortalecer e dar a segurança administrativa e financeira necessária aos projetos já executados e aos que estão em fase de planejamento, como esses da Semas, gerando conexões entre Estado, UFPB e IFPB”, declarou.
Ainda segundo Ingredhy, a parceria inclui cursos de capacitação para a equipe e uma série de outros projetos. “A ideia é criar viveiros de mudas para a reestruturação e o replantio de espécies nativas, fortalecendo o meio ambiente por meio da implantação desses novos viveiros.
As duas instituições seguem comprometidas em desenvolver ações integradas para promover um futuro mais sustentável para a Paraíba”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião o Superintendente Rodrigo Barreto; a Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação, Rejane Negreiros; a Diretora de Projetos, Ingredhy Dantas; o Assessor Especial de Cultura e Meio Ambiente, Marco Vidal; a Secretária da pasta, Rafaela Camaraense; o Chefe de Gabinete, Ederson Lucena; e o Coordenador Técnico, Adroilzo Fonseca.
Texto: Renato Britto
Edição: Ana Cláudia
Fotos: Comunicação Funetec
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933