
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (23) para discutir uma série de propostas de projetos.
Na ocasião, foram apresentadas estratégias para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e capacitação dos servidores da pasta, visando fortalecer as ações da secretaria.

De acordo com a diretora de Projetos, Ingredhy Dantas, atualmente a Fundação atua em quatro áreas e uma delas é a de meio ambiente e sustentabilidade, onde são desenvolvidas iniciativas nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte e a ideia é fomentar também aqui na Paraíba esses projetos.
“O papel da Funetec é agregar todo seu conhecimento técnico na gestão de projetos para fortalecer e dar a segurança administrativa e financeira necessária aos projetos já executados e aos que estão em fase de planejamento, como esses da Semas, gerando conexões entre Estado, UFPB e IFPB”, declarou.
Ainda segundo Ingredhy, a parceria inclui cursos de capacitação para a equipe e uma série de outros projetos. “A ideia é criar viveiros de mudas para a reestruturação e o replantio de espécies nativas, fortalecendo o meio ambiente por meio da implantação desses novos viveiros.
As duas instituições seguem comprometidas em desenvolver ações integradas para promover um futuro mais sustentável para a Paraíba”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião o Superintendente Rodrigo Barreto; a Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação, Rejane Negreiros; a Diretora de Projetos, Ingredhy Dantas; o Assessor Especial de Cultura e Meio Ambiente, Marco Vidal; a Secretária da pasta, Rafaela Camaraense; o Chefe de Gabinete, Ederson Lucena; e o Coordenador Técnico, Adroilzo Fonseca.
Texto: Renato Britto
Edição: Ana Cláudia
Fotos: Comunicação Funetec
Com o objetivo de inovar e fortalecer sua posição como referência na gestão de projetos em todo o Brasil, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) iniciou um amplo processo de reestruturação interna. A iniciativa busca otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior fluidez na execução dos 147 projetos atualmente geridos pela instituição, equilibrando eficiência operacional e segurança jurídica
Em reunião extraordinária, o Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) aprovou, por unanimidade entre os presentes, as contas de 2025 da instituição. O Relatório de Gestão, contendo Execução das Despesas, Demonstrativo Contábil, Relatórios Patrimonial e de Projetos, além de todas as ações das Diretorias Executivas no período, foi apresentado pelo superintendente Rodrigo Barreto
O evento reuniu assessorias técnicas, representantes comunitários, gestores públicos e instituições parceiras de diversas regiões do país, fortalecendo a troca de experiências e o debate sobre políticas públicas voltadas para a urbanização de territórios populares, o direito à cidade e a participação social
A atuação eficiente do setor na gestão dos projetos e iniciativas resulta diretamente na economia dos Planos de Trabalho
Egressa do curso técnico em Agente de Saúde da UFPB encontra nova oportunidade de crescimento profissional no curso técnico em enfermagem.