
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) lança seu mais novo projeto: o Podcast Candeeiro. É uma iniciativa da Diretoria de Comunicação que visa celebrar o primeiro ano da atual gestão e proporcionar ao público uma visão aprofundada sobre as ações e impactos da Fundação.
O podcast é apresentado por Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação, e Rejane Negreiros, jornalista, diretora de Comunicação e Chefe de Gabinete da Funetec.
Com episódios quinzenais, o Podcast Candeeiro traz discussões sobre as áreas de atuação da Funetec, como educação, cultura, tecnologia e meio ambiente. Ao todo, serão 10 episódios, cada um com uma duração de aproximadamente 1 hora. Os episódios contarão com a participação de convidados especiais, como coordenadores de projetos parceiros e pessoas impactadas pelas iniciativas da Fundação.

“O podcast foi criado para fomentar as discussões nas áreas em que atuamos e dar publicidade aos projetos geridos pela Fundação. Atualmente, gerimos mais de 120 projetos em todo o país. A gente acredita que, dando voz aos parceiros e visibilidade às ideias inovadoras, contribuímos com o desenvolvimento da educação e da ciência e mostramos o nosso alinhamento com os valores que nos são caros,” analisou Rejane.
O primeiro episódio traz um tema introdutório sobre a Funetec, suas funções e a importância das fundações de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais e científicos. Conta com a presença de Jaildo Pequeno como convidado, professor e Instituidor da Funetec, que explicou o que é uma Fundação de Apoio e como essas instituições impactam a educação e a pesquisa no Brasil.

O segundo episódio, que será disponibilizado no dia 27 de dezembro, terá um enfoque especial sobre educação, destacando o papel da Funetec na área. Foram entrevistadas Mary Roberta, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e Ana Célia Menezes, professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ambas instituições credenciadas à Funetec.
Além das discussões sobre os projetos da Funetec, cada episódio contará com o quadro interativo “Dica Cultural”. Neste espaço, colaboradores da Fundação poderão compartilhar suas recomendações de livros, filmes e outras produções culturais, promovendo a troca de ideias e conhecimento entre a equipe.
Os episódios do Podcast Candeeiro estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify e YouTube.
TEXTO: Débora Luz
FOTOS: Renato Britto
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933