
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) lança seu mais novo projeto: o Podcast Candeeiro. É uma iniciativa da Diretoria de Comunicação que visa celebrar o primeiro ano da atual gestão e proporcionar ao público uma visão aprofundada sobre as ações e impactos da Fundação.
O podcast é apresentado por Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação, e Rejane Negreiros, jornalista, diretora de Comunicação e Chefe de Gabinete da Funetec.
Com episódios quinzenais, o Podcast Candeeiro traz discussões sobre as áreas de atuação da Funetec, como educação, cultura, tecnologia e meio ambiente. Ao todo, serão 10 episódios, cada um com uma duração de aproximadamente 1 hora. Os episódios contarão com a participação de convidados especiais, como coordenadores de projetos parceiros e pessoas impactadas pelas iniciativas da Fundação.

“O podcast foi criado para fomentar as discussões nas áreas em que atuamos e dar publicidade aos projetos geridos pela Fundação. Atualmente, gerimos mais de 120 projetos em todo o país. A gente acredita que, dando voz aos parceiros e visibilidade às ideias inovadoras, contribuímos com o desenvolvimento da educação e da ciência e mostramos o nosso alinhamento com os valores que nos são caros,” analisou Rejane.
O primeiro episódio traz um tema introdutório sobre a Funetec, suas funções e a importância das fundações de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais e científicos. Conta com a presença de Jaildo Pequeno como convidado, professor e Instituidor da Funetec, que explicou o que é uma Fundação de Apoio e como essas instituições impactam a educação e a pesquisa no Brasil.

O segundo episódio, que será disponibilizado no dia 27 de dezembro, terá um enfoque especial sobre educação, destacando o papel da Funetec na área. Foram entrevistadas Mary Roberta, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e Ana Célia Menezes, professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ambas instituições credenciadas à Funetec.
Além das discussões sobre os projetos da Funetec, cada episódio contará com o quadro interativo “Dica Cultural”. Neste espaço, colaboradores da Fundação poderão compartilhar suas recomendações de livros, filmes e outras produções culturais, promovendo a troca de ideias e conhecimento entre a equipe.
Os episódios do Podcast Candeeiro estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify e YouTube.
TEXTO: Débora Luz
FOTOS: Renato Britto
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933