O ano de 2024 tem sido de muito fomento e crescimento na Funetec. O time de colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) ganhou importante reforço com a chegada de novos estagiários para atuarem em todos os setores. Ao total, são 11 profissionais contratados, que reflete num crescimento de 300% em relação ao ano anterior.
De acordo com Luciana Antunes, Chefe de Gestão de Pessoa (DGDP), o aumento da presença de mais estagiários é um resultado expressivo de esforços e iniciativas da Fundação para integrar os estudantes universitários e dar a oportunidade deles terem o primeiro contato com o mercado, com vivências práticas e reais que colaboram com o crescimento pessoal e profissional, além da possibilidade de construir um network valioso para seu futuro.
“Ao apostar nos estágios, a instituição contribui para uma formação mais completa e alinhada às exigências do mercado, promovendo o crescimento de seus estudantes de maneira mais abrangente”, comentou Luciana.
Esse aumento é um reflexo direto da atuação da atual gestão na promoção e ampliação das parcerias que a Funetec tem realizado ao longo de 2024 junto às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e empresas públicas e privadas na qual a Fundação atua como interveniente no apoio e gestão de projetos nas áreas de educação, inovação, tecnologia, meio ambiente, cultura e saúde.
Débora Luz, estudante do sexto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi contratada em julho de 2024 para atuar no setor de Comunicação e Marketing e vê como positiva a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos técnicos que têm aprendido em sala de aula: “desde que entrei na Funetec, sinto que pude aprender verdadeiramente o que é exercer o jornalismo. As demandas diárias do setor e a orientação dos meus líderes fazem com que eu sempre aprenda e me sinta cada vez mais preparada para o mercado de trabalho”, disse.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABES), em um ano, o número de estagiários cresceu 37% no país, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em 2023, havia 642 mil estagiários distribuídos no território, número que saltou para 877 mil em 2024, representando um crescimento de 37% de acordo com pesquisa inédita da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE. A maioria dos estagiários (51%) atua em empresas privadas, mas uma parcela significativa (40%) está no setor público, especialmente na Administração Pública (30%) e na Justiça (7%).
Prestes a completar um ano como estagiário no DGDP, Samuel Marinho, aluno do curso de curso de Sistemas para Internet, do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), reforça a importância do estágio como elo entre a vida acadêmica e o ambiente de trabalho, integrando teoria e prática.
“O dia a dia no setor de Gestão de Pessoas revela diversos desafios reais que não conseguem ser explorados na sala de aula. Essa experiência prática tem sido fundamental para meu desempenho profissional”, declarou.
E a Funetec segue investindo em pessoal e acreditando em seu time, parte essencial na atuação da Instituição e do desenvolvimento da Paraíba e do país.
Texto e fotos: Renato Britto
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do encerramento do I Simpósio Estadual do Campo de Públicas, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento teve duração de três dias e contou com uma programação que abordou temas relacionados à Comunicação, Inovação, Tecnologia e Segurança
Foi aberto, na tarde desta segunda-feira (2), o I Simpósio Estadual do Campo de Políticas. O evento, promovido pelo Projeto Campo de Públicas do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocorre até o dia 4 de dezembro, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB
“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi a mola propulsora de um projeto que transformou a educação da cidade de Nova Palmeira, no Cariri do estado
O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB) finalizou uma etapa importante para a obtenção do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, o que vai permitir a instalação de recifes artificiais em áreas do litoral paraibano
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) é referência em inovação e gestão educacional e administrativa. A atuação da instituição tem sido um exemplo de eficiência e transformação, refletida em trabalhos acadêmicos que exploram as boas práticas da Fundação
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933