
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no evento “Conexão Mulheres Inovadoras e Criativas: negócios que transformam vidas”. A iniciativa é promovida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que selecionou 31 projetos voltados para valorização do protagonismo feminino e promoção do desenvolvimento local nas áreas de economia criativa, bioeconomia e educação. O investimento total será de R$3 milhões de reais.
Nesta primeira edição foram selecionadas iniciativas nos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraíba, onde três propostas foram escolhidas e uma delas partiu da Funetec. O projeto “Mulheres na agroecologia: soluções para a conservação da biodiversidade e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na comunidade quilombola da Paraíba” será desenvolvido em Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande-PB e receberá até R$80 mil para sua execução. Mais de 50 famílias devem ser beneficiadas.
A solenidade foi realizada no auditório da Sudene e contou com a participação remota do superintendente da entidade, Danilo Cabral, que destacou, direto de Brasília, a parceria com o Governo Federal: “recebemos mais de 140 propostas vindas de várias cidades do país e selecionamos os 31 que trazem na sua essência os eixos que baseiam este edital que são inovação, sustentabilidade, meio ambiente, educação e inclusão”, declarou. Ainda em seu discurso, Cabral ressaltou que o novo edital voltado para o empreendedorismo feminino busca promover a equidade de gênero, com foco nas mulheres, que são maioria na população do Nordeste.
“As mulheres são maioria na população do Nordeste, mas ainda enfrentam um conjunto de desafios em relação à equidade de gênero, acesso ao trabalho e à remuneração justa, além da luta contra a violência. Por isso, nós colocamos a mulher como pauta deste primeiro edital”, afirmou.

A Funetec foi representada pela diretora de Projetos, Ingredhy Dantas; a analista de projetos, Darliane Ribeiro, e a assistente administrativa, Laís Mendes.
“Hoje foi um dia especial para a Funetec pela participação neste evento a convite da Sudene e pela oportunidade de apresentar a potência e impacto do primeiro projeto aprovado por meio do Escritório de Projetos; iniciativa que conecta pesquisadores e especialistas a oportunidades de fomento por meio, principalmente, de Editais”, lembrou.
O projeto contemplado - A iniciativa “Mulheres na agroecologia: soluções para a conservação da biodiversidade e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em comunidade quilombola da Paraíba” visa o fortalecimento e a promoção da segurança alimentar e hídrica, entregando à população cisternas, fossas ecológicas, hortas vivas, viveiros de mudas e caixas d’água com bombas de energia solar, promovendo a dignidade e levando bem-estar às famílias beneficiadas. Na área da educação, serão oferecidos gratuitamente cursos de agroecologia e permacultura, para capacitar e gerar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. Entre coordenadores, professores, oficineiros e equipe técnica serão mais de 20 profissionais envolvidos na operacionalidade, viabilidade e execução das ações realizadas.
Texto: Renato Britto com assessoria Sudene
Fotos: Renato Britto
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Criado para fomentar e incentivar a cultura no estado da Paraíba, o Programa Birôs Criativos inicia nesta semana uma série de oficinas de capacitação de elaboração de projetos para artistas e produtores culturais pelo interior do estado. A iniciativa vai contemplar as cidades de São José do Brejo do Cruz, Uiraúna e Brejo do Cruz, no sertão
Em Sousa, programa de formação política da Funetec, IFPB e MDHC dá voz e ferramentas de cidadania aos idosos Calon, fixos em um território marcado pelo abandono e estigmas. Longe dos estereótipos de nômades, os Calon de Sousa, na Paraíba, estão enraizados há mais de quatro décadas no mesmo território, formando a maior comunidade cigana da América Latina
Na tarde desta sexta-feira (16), o superintendente Rodrigo Barreto convocou os colaboradores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), para participarem da 1ª reunião geral de 2026, com o intuito de dar boas-vindas aos novos contratados, anunciar a nova política de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e comunicar a promoção de seis profissionais
A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) foi convidada para participar do encontro com empresários e lideranças de João Pessoa, promovido pelo Hub Farol Digital e o Instituto de Tecnologia (FIT), para apresentar o Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933