O que está procurando?

Com apoio da Funetec, IFPB Campus Cabedelo realiza cerimônia de formatura do Programa Nacional Mulheres Mil


14/06/2024 16:57:32

Na busca pela inclusão social e acolhimento de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo desenvolvem o Programa Mulheres Mil, com foco na produção de biojoias e flores, iniciativa pioneira no estado, que certificou 37 mulheres no Curso de Formação de Artesã em Biojoias nesta quinta-feira (13), na sede do Campus.

Desde sua concepção, o Programa Mulheres Mil se destaca como uma resposta tangível às necessidades urgentes de mulheres que enfrentam obstáculos múltiplos em sua jornada rumo à autonomia e ao empoderamento. Longe de ser apenas um programa educacional, o Mulheres Mil é uma rede de apoio abrangente, que compreende as complexidades das vidas dessas mulheres e busca oferecer soluções envolvendo teoria e prática em sala de aula.  Recentemente, o Programa passou por uma ampliação e recebeu um aporte de mais de R$26 milhões que deve contemplar todas as regiões do Brasil, com 16,3 mil novas vagas.

“A Funetec atua hoje na gestão administrativa e financeira do Programa que oferta um ensino de excelência para essas mulheres que tanto precisam. Na Paraíba, esse programa ganha vida através de uma parceria sólida entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo, união que garante a execução do programa. Ela combina a excelência acadêmica e técnica do Instituto Federal com a experiência e a expertise em gestão da Funetec, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e que os resultados sejam maximizados”, declarou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec. 

Janete Grangeiro, recifense de 53 anos, moradora da comunidade Ponta de Mato em Cabedelo, foi uma das mulheres que participaram do curso e personifica esse projeto que atua como agente transformador na inclusão educacional, social e produtiva para mulheres. 

“Eu já fazia algumas peças de artesanato e a partir daí resolvi me matricular nesse curso para me profissionalizar e ter a chance de conhecer novas pessoas e conhecimento técnico. No Mulheres Mil nós tivemos contato com valores que temos e muitas vezes não sabemos que somos capazes de realizar. Eu acredito muito que estou mudando de vida a partir desse curso. Todos os dias que saio de casa e cruzo as portas do IFPB vejo uma nova porta se abrindo de possibilidades. Estou honrada por fazer parte da primeira turma do Mulheres Mil do IFPB”, declarou Janete.

“Inicialmente as aulas seriam ministradas apenas com foco nas biojoias, mas as alunas trouxeram a sugestão da inclusão de como confeccionar flores e a professora se dispôs a incluir esse pedido. Estamos aqui para ajudá-las e se elas sentirem a necessidade de ter essas aulas, nós estamos aqui para ouví-las e fazer o possível para que elas se identifiquem e aprendam cada vez mais”, comentou Anne Mércia, coordenadora do Projeto. 

A solenidade contou com a presença na mesa de honra do superintendente Rodrigo Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFPB, Maria José Batista Bezerra de Melo; a diretora-geral do IFPB Campus Cabedelo, Turla Alquete; a diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFPB Campus Cabedelo, Ana Lígia Chaves Silva; a coordenadora-adjunta do Programa Mulheres Mil do IFPB Campus Cabedelo, Anne Mércia Stuckert e a representante da Secretaria de Turismo do Município de Cabedelo, Cacilda Mendes Ferreira.

Mulheres Mil – O  Programa Mulheres Mil oferece cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011, mas instituído nacionalmente em 2023, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que visa a promoção e formação profissional e o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Nordeste e Norte do país, por meio da educação integrativa,  promovendo aulas de artesanato, com foco em biojoias, além de formações sobre empreendedorismo, direito, oratória, segurança do trabalho, biossegurança, leitura, interpretação de texto, educação financeira e assistência psicológica.  O Mulheres Mil atende mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza, com baixo grau ou nenhuma escolarização. 

Paraíba - Na Paraíba, são oferecidas 40 vagas com 160 horas de duração em cada campus, garantindo a qualificação profissional para mulheres cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Programa está presente nas cidades de Sousa, Areia, Pedras de Fogo, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Itaporanga, João Pessoa,  no campus avançado Mangabeira-Zona Sul, Cabedelo, Cabedelo Centro, Itabaiana, Soledade e Monteiro.

 

Texto e fotos: Comunicação Funetec

 





MAIS NOTÍCIAS

Representantes do Porto do Capim participam do 2º Encontro Nacional da Rede Periferia Viva em Brasília

O evento reuniu assessorias técnicas, representantes comunitários, gestores públicos e instituições parceiras de diversas regiões do país, fortalecendo a troca de experiências e o debate sobre políticas públicas voltadas para a urbanização de territórios populares, o direito à cidade e a participação social

Notícia

Setor de Compras da Funetec já realizou nove licitações apenas no primeiro semestre de 2026

A atuação eficiente do setor na gestão dos projetos e iniciativas resulta diretamente na economia dos Planos de Trabalho

Educação

FORMATEC SUS: oportunidade gratuita de mudança de vida por meio da educação pública de excelência na Paraíba

Egressa do curso técnico em Agente de Saúde da UFPB encontra nova oportunidade de crescimento profissional no curso técnico em enfermagem.

Notícia

Escritório de Projetos da Funetec se torna referência no apoio à escrita de propostas e à captação de fontes de financiamento em todo o Brasil

Lançado em agosto de 2024, o Escritório de Projetos da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) tem se consolidado como referência no apoio e direcionamento à construção de planos de trabalho de projetos. Os coordenadores desses projetos procuram a Fundação em busca de uma orientação técnica assertiva

Educação

Com apoio da Funetec: UFPB oferece 5 mil vagas para cursos de Especialização profissional Técnica para Técnicos em Enfermagem

O Programa Nacional é uma política pública de formação e especialização para profissionais de nível técnico e médio da saúde