
Na busca pela inclusão social e acolhimento de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo desenvolvem o Programa Mulheres Mil, com foco na produção de biojoias e flores, iniciativa pioneira no estado, que certificou 37 mulheres no Curso de Formação de Artesã em Biojoias nesta quinta-feira (13), na sede do Campus.
Desde sua concepção, o Programa Mulheres Mil se destaca como uma resposta tangível às necessidades urgentes de mulheres que enfrentam obstáculos múltiplos em sua jornada rumo à autonomia e ao empoderamento. Longe de ser apenas um programa educacional, o Mulheres Mil é uma rede de apoio abrangente, que compreende as complexidades das vidas dessas mulheres e busca oferecer soluções envolvendo teoria e prática em sala de aula. Recentemente, o Programa passou por uma ampliação e recebeu um aporte de mais de R$26 milhões que deve contemplar todas as regiões do Brasil, com 16,3 mil novas vagas.
“A Funetec atua hoje na gestão administrativa e financeira do Programa que oferta um ensino de excelência para essas mulheres que tanto precisam. Na Paraíba, esse programa ganha vida através de uma parceria sólida entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo, união que garante a execução do programa. Ela combina a excelência acadêmica e técnica do Instituto Federal com a experiência e a expertise em gestão da Funetec, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e que os resultados sejam maximizados”, declarou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.
Janete Grangeiro, recifense de 53 anos, moradora da comunidade Ponta de Mato em Cabedelo, foi uma das mulheres que participaram do curso e personifica esse projeto que atua como agente transformador na inclusão educacional, social e produtiva para mulheres.
“Eu já fazia algumas peças de artesanato e a partir daí resolvi me matricular nesse curso para me profissionalizar e ter a chance de conhecer novas pessoas e conhecimento técnico. No Mulheres Mil nós tivemos contato com valores que temos e muitas vezes não sabemos que somos capazes de realizar. Eu acredito muito que estou mudando de vida a partir desse curso. Todos os dias que saio de casa e cruzo as portas do IFPB vejo uma nova porta se abrindo de possibilidades. Estou honrada por fazer parte da primeira turma do Mulheres Mil do IFPB”, declarou Janete.

“Inicialmente as aulas seriam ministradas apenas com foco nas biojoias, mas as alunas trouxeram a sugestão da inclusão de como confeccionar flores e a professora se dispôs a incluir esse pedido. Estamos aqui para ajudá-las e se elas sentirem a necessidade de ter essas aulas, nós estamos aqui para ouví-las e fazer o possível para que elas se identifiquem e aprendam cada vez mais”, comentou Anne Mércia, coordenadora do Projeto.
A solenidade contou com a presença na mesa de honra do superintendente Rodrigo Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFPB, Maria José Batista Bezerra de Melo; a diretora-geral do IFPB Campus Cabedelo, Turla Alquete; a diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFPB Campus Cabedelo, Ana Lígia Chaves Silva; a coordenadora-adjunta do Programa Mulheres Mil do IFPB Campus Cabedelo, Anne Mércia Stuckert e a representante da Secretaria de Turismo do Município de Cabedelo, Cacilda Mendes Ferreira.

Mulheres Mil – O Programa Mulheres Mil oferece cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011, mas instituído nacionalmente em 2023, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que visa a promoção e formação profissional e o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Nordeste e Norte do país, por meio da educação integrativa, promovendo aulas de artesanato, com foco em biojoias, além de formações sobre empreendedorismo, direito, oratória, segurança do trabalho, biossegurança, leitura, interpretação de texto, educação financeira e assistência psicológica. O Mulheres Mil atende mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza, com baixo grau ou nenhuma escolarização.

Paraíba - Na Paraíba, são oferecidas 40 vagas com 160 horas de duração em cada campus, garantindo a qualificação profissional para mulheres cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Programa está presente nas cidades de Sousa, Areia, Pedras de Fogo, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Itaporanga, João Pessoa, no campus avançado Mangabeira-Zona Sul, Cabedelo, Cabedelo Centro, Itabaiana, Soledade e Monteiro.
Texto e fotos: Comunicação Funetec
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933