Agricultores familiares beneficiados pelo PNCF terão áreas georreferenciadas

19/02/2019 00:00:00


A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, nesta segunda-feira (18), Termo de Cooperação para a realização de georreferenciamento de imóveis rurais de agricultores familiares beneficiados pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). A ação, que terá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, é resultado da parceria firmada entre a CDA/SDR, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A fase inicial da ação acontecerá com a realização de plenárias nos municípios de Santa Rita de Cássia (20/02), Barreiras (21/02) e Xique-Xique (22/02), onde serão apresentadas as etapas e metodologias de trabalho do Projeto de Apoio Técnico-Científico para Fortalecimento e Consolidação das Propriedades da Agricultura Familiar na Região Semiárida dos Estados da Bahia e Paraíba.

“Este projeto possibilitará aos agricultores familiares terem seus lotes individualizados dando condição de acesso ao crédito junto a instituições financeiras. Eles passarão a ter escrituras individualizadas”, salientou o secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro.

De acordo com a coordenadora executiva da CDA, Renata Rossi, a ação beneficiará cerca de 1.750 famílias de agricultores familiares, assentadas pelo PNCF, nos Territórios de Identidade Bacia do Rio Grande e Irecê, região semiárida baiana: “Essa atividade irá possibilitar mais autonomia e independência para esses proprietários de imóveis rurais, que estão em situação adimplente com o PNCF”.

Diego Machado, Coordenador de Campo da FUNETEC-PB, explicou que esse projeto irá beneficiar agricultores familiares de áreas oriundas do Crédito Fundiário da Paraíba e da Bahia: “É de fundamental importância essa parceria para que nós consigamos direcionar as ações, em termos de mobilização e na execução dessa demanda. Para o estado da Bahia, iremos atuar com o apoio da CDA, com duas metas: o georreferenciamento dos imóveis rurais e o estudo socioeconômico dessas propriedades”.

O levantamento realizado nessas propriedades resultará em produtos como planta georreferenciada, com os respectivos memoriais descritivos dessas propriedades, e um estudo socioeconômico, com os perfis das famílias, para que possamos enquadrá-las em linhas de financiamento já existentes, em nível federal, ou propor a abertura de linhas de crédito específicas para beneficiar esses agricultores familiares.

Isabel Oliveira, coordenadora de Reforma Agrária da CDA/SDR, explica que as áreas do PNCF, beneficiadas pelo Projeto de Georreferenciamento, foram selecionadas atendendo a critérios como estar inserida na região do Semiárido: “São áreas que foram adquiridas no período do extinto Programa Cédula da Terra, atual PNCF, e necessitam de readequação, conforme as normas de georreferenciamento de imóveis rurais vigentes”.

Como funciona - O PNCF é uma ação complementar à reforma agrária, do Governo Federal, executada na Bahia pela CDA/SDR.  Atualmente, a Bahia conta com mais de 10 mil famílias beneficiadas pelo programa, em 128 municípios, o que representa mais de 30% de toda área do estado.

Para acessar o PNCF é preciso ser trabalhador/a rural sem terra ou com pouca terra nas condições de diarista, assalariado, arrendatário, parceiro, meeiro, agregado e posseiros. Precisam comprovar cinco anos de experiência na atividade rural nos últimos 15 anos e deverão ter idade entre 18 e 65 anos.

 

Fonte : SDR

http://www.cda.sdr.ba.gov.br/noticias/2019-02-19/agricultores-familiares-beneficiados-pelo-pncf-terao-areas-georreferenciadas





MAIS NOTÍCIAS

Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026 movimenta João Pessoa com inovação jurídica e valorização cultural

01/05/2026 08:27:16

Realizado pela Funetec, o maior evento do setor de fundações de apoio reuniu especialistas de todo o país no Theatro Santa Roza, unindo segurança jurídica e pertencimento à história paraibana Foi com a missão de construir segurança jurídica, mas também de celebrar cultura e pertencimento, que a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, o Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026



29 anos da Funetec: a Fundação genuinamente paraibana que conquistou o Brasil

29/04/2026 18:42:01

  Nascida nos corredores do IFPB, a Funetec transformou o sonho de 48 instituidores em uma referência nacional de gestão de projetos  Tudo começou em uma pequena papelaria dentro da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB)



Semana da Caatinga reúne instituições em defesa do bioma em Picuí

24/04/2026 23:43:52

Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro   A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano



Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

10/04/2026 10:18:52

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,



Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva