Com a participação de profissionais dos Sistemas Único de Saúde (SUS), Sistema Ùnico de Assistência Social (SUAS), Sistema de Justiça da Paraíba, além dos trabalhadores em educação foi iniciada, neste final de semana (19/20), a programação formativa dos cursos do Centro Regional de Referência (CRR) para o biênio 2013/2014. O evento que contou com a participação de profissionais de municípios de todas as microrregiões do Estado da Paraíba, aconteceu no Auditório do Hotel Caiçara, na praia de Tambaú, em João Pessoa.
O professor do CRR, Crisvalter Medeiros, recepcionou os alunos mostrando como o site do CRR (www.crrifpb.com.br) poderá ser utilizado para articulação e aproximação da rede de serviços no âmbito do curso, além de sensibilizar os profissionais para ações na área da reinserção social de usuários de drogas.
Os 600 alunos, que compõem as turmas de profissionais que estão sendo capacitados pelo CRR, também foram recepcionados pelas professoras Vania Medeiros, coordenadora CRR; Raquel Barros, Instituto Empodera; Lawrencita Espíndola e Nilza Ramalho, UFPB; Valéria Cristina, PMJP e Vagna Cristina, da Facene.
A presidente do Instituto Empodera, psicóloga Raquel Barros, realizou palestra sobre reinserção social de mulheres grávidas, ou mães, situação de vulnerabilidade social, principalmente em decorrência de uso de drogas. A professora Vania Medeiros desenvolveu dinâmicas com os profissionais, no sentido de identificar as redes sociais operativas de cada um.
A principal tarefa do primeiro dia de formação dos cursos do CRR, nesta edição, foi a escolha de um “caso concreto de vulnerabilidade social”. O caso será trabalhado durante todo o curso, visando a uma intervenção pessoal ou social. O estudo de caso será realizado de forma transdisciplinar orientado pelas metodologias dos cursos ministrados e pelo tratamento comunitário.
Ao final ficou estabelecido o calendário de atividades do próximo mês com a realização do Seminário de Abertura no dia 15 (agosto) e início das aulas dias 16 (grupos do interior do estado) e 17 (capital). Já está confirmada a presença no evento de autoridades locais e do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Dr. Vitore Maximiano).
Para conhecer mais o Projeto CRR.IFPB acesse:
http://www.crrifpb.com.br/index.php
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933