Esta é uma breve entrevista com o Sr. Luciano Crispim coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Funetec-PB, na qual ele esclarece um pouco sobre o curso e tira algumas dúvidas comuns.
Há quanto tempo trabalha na Funetec e quais funções você exerce?
Luciano Crispim: Estou na Fundação há em torno de 12 anos, desde de Janeiro de 2001, em Janeiro de 2013 estará completando 12 anos. Atualmente exerço a função de Coordenador de Compras, Patrimônio, Almoxarifado e Arquivo nos horários da manhã e da tarde, e a noite coordeno o curso de Segurança do Trabalho já há um ano e meio.
Há quanto tempo o Curso Técnico em Segurança do existe na Funetec?
Luciano Crispim: O Curso de Segurança do Trabalho existe na Fundação desde 2006, e antes ele acontecia em parceria com CEFET, não tenho dados exatos, mas desde 1997 se não me falha a memória. Em 2006 passou a ser certificado só pela FUNETEC.
Qual é a duração do Curso?
Luciano Crispim: O Curso de Segurança do Trabalho tem um ano e meio de duração, com um total de 1.200 horas de aulas teóricas e práticas e mais 360 horas de estágio supervisionado.
O que é Segurança do Trabalho e quais são os objetivos do curso?
Luciano Crispim: O Profissional de Segurança do Trabalho atua dentro das empresas na questão de apoio ao funcionário para com a parte de ETI, controles de programas de saúde do trabalho, entre outros. Enfim, como o próprio nome já diz cuida da segurança do trabalho dentro de um ambiente.
Fale um pouco sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso.
Luciano Crispim: Nas metodologias utilizadas dentro do curso, temos aulas tanto aulas práticas, como teóricas, utilizando todos os recursos de multimídia, palestras, seminários, visitas técnicas a empresas para vermos o real funcionamento e o papel do técnico em segurança do trabalho para a empresa e a participação em eventos da área de Segurança do Trabalho.
Quais são os recursos utilizados durante as aulas?
Luciano Crispim: Assim como já foi comentado na parte de metodologias, utilizamos os recursos de multimídia, como datashow, PowerPoint, transparências, entre outras ferramentas.
Fale um pouco sobre o corpo docente do curso.
Luciano Crispim: O corpo docente do nosso curso, podemos dizer que entre os cursos técnicos da FUNETEC, é bastante eclético. Nós temos desde especialistas a mestres, doutores na área de Segurança do Trabalho, temos auditores tanto do ministério do trabalho, como auditores particulares, e com isso engrandecemos o quadro de profissional docente do curso.
Fale um pouco sobre o mercado de trabalho de João Pessoa na área de Segurança do Trabalho.
Luciano Crispim: O mercado de trabalho aqui em nossa cidade tem crescido muito nos últimos anos, infelizmente por conta do alto índice de acidentes. Vários sinistros têm acontecido em obras da cidade e com isso o mercado vem se abrindo, tanto para a área de construção civil que é onde temos um maior índice de absorção desses profissionais devido essa expansão imobiliária na cidade e também na parte das indústrias que também vêm crescendo muito na região. Então nota-se que o mercado está em pleno desenvolvimento para o profissional da área de Segurança do Trabalho.
A programação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) na 12ª Expotec seguiu, na tarde desta quinta-feira (29), com a realização de cinco painéis dedicados a temas centrais da gestão institucional. Conformidade, credenciamento e recredenciamento, comunicação interna, endomarketing, gestão do conhecimento e gestão de pessoas foram debatidos com a participação de colaboradores de diferentes áreas da Fundação
Colaboradores de diferentes setores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) para dialogar, compartilhar conhecimentos e apresentar as dinâmicas de trabalho de cada área. O encontro, promovido pela Superintendência da Fundação, integrou a programação da 12ª edição da Expotec, considerada a maior feira de tecnologia da Paraíba
Incentivando capacitação para a vida profissional, o Projeto promoveu oficinas gratuitas a 150 estudantes de baixa renda da rede pública.
Com realização e apoio da Funetec, o projeto mobilizou 859 alunos da rede estadual de ensino e promoveu oficinas gratuitas de capacitação para jovens sobre o mercado de trabalho. Entre os meses de julho a outubro de 2026, uma iniciativa, realizada pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e pela empresa AeC, ofereceu uma formação inédita que movimentou alunos do ensino médio de escolas públicas de Arapiraca, localizada na região do Agreste do estado de Alagoas
Roupas e acessórios a partir de R$ 5 estão à venda no tradicional Bazar da Solidariedade, promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que está em sua 13.ª edição e convoca a população pessoense para fazer doações de roupas, calçados, acessórios, bijuterias, objetos pessoais que estejam em bom estado de conservação para serem comercializados até o mês de dezembro