Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48


Mais uma vez a comunidade do Porto do Capim recebeu de braços abertos a equipe técnica do Programa Periferia Viva, iniciativa apoiada pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), para participar do 1º encontro de multiplicadores, que reuniu moradores e lideranças locais para dialogar sobre o andamento do projeto que será implementado no território periférico.

Durante o encontro, que reuniu aproximadamente 100 moradores, foi apresentada a equipe de trabalho responsável pelas demandas do Programa Periferia Viva, incluindo representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Assessoria Técnica Central (ATC) e Assessoria Técnica Territorial (ATT). 

A Funetec foi representada pelo superintendente, Rodrigo Barreto, que explicou um pouco sobre a atuação da Fundação como gestora dos recursos do Programa que vai viabilizar a implantação de políticas públicas em todo o território do Porto do Capim.

“O que estamos vendo hoje aqui é o ponto de partida de um Programa que vai trazer a transformação que a comunidade merece. Nada mais justo que iniciarmos o Programa Periferia Viva a partir dessa luta comunitária liderada por mulheres que nos permite entrar aqui para dar início a essa grande intervenção a partir da Prefeitura de João Pessoa, parceira desde o primeiro momento, e que nos conduziu até aqui. Em nome dos colaboradores da Funetec, eu agradeço pelo acolhimento e por aceitarem a nossa presença aqui e compartilharem conosco desse momento tão especial. A Funetec está à disposição da comunidade para esse e outros projetos que virão”, destacou Rodrigo Barreto. 

De acordo com o arquiteto e coordenador geral do Periferia Viva, Yuri Duarte, um dos objetivos do encontro foi sensibilizar as pessoas da comunidade para que elas possam ser multiplicadoras, difundindo as informações para que os outros moradores do Porto fiquem por dentro de tudo que está sendo realizado no Programa.

“O diferencial desse Programa é a presença em massa das pessoas da comunidade na equipe técnica. Não tem como entender as dores de um espaço se você não ouve as pessoas que moram lá. Por isso, conseguimos realizar esse encontro de apresentação dos detalhes da iniciativa, que também serviu para que a comunidade tenha voz e se sinta ouvida por todos nós que estamos trabalhando para que esse projeto saia do papel e comece a transformar positivamente o território do Porto”, afirmou Yuri Duarte.

Ainda segundo Yuri, um posto territorial será instalado na comunidade. O espaço deverá ser utilizado para a realização de oficinas e plantões para discutir os temas ligados ao planejamento e organização, além de ser ponto de apoio para receber as pessoas para que as dúvidas ligadas ao Programa sejam esclarecidas. 

“Esse será um local que estará de portas abertas para que as pessoas do Porto se sintam em casa, para que possamos discutir sobre cada eixo do projeto de forma clara, para que os temas sejam dialogados, trazendo sempre a população para participar junto de todas as etapas, sempre com muita transparência e responsabilidade”, completou Yuri. 

Com duração de 3 anos e meio, o Programa deve iniciar as obras a partir de agosto de 2026, obedecendo a um cronograma previsto das atividades, que nesse início é planejamento e organização, leitura, técnica da comunidade e levantamentos dos nomes, iniciando cadastramentos dos moradores para regularização fundiária.

PERIFERIA VIVA – O Programa Periferia Viva destina, por meio do Novo PAC, recursos para melhorias de condições de vida nas periferias urbanas brasileiras. A iniciativa tem a integração de 17 ministérios na articulação de políticas, numa demonstração de que a melhoria da vida nas favelas transcende a infraestrutura básica e exige ações coordenadas.

COMO FUNCIONA – O Ministério das Cidades promove obras de urbanização em favelas, palafitas e loteamentos informais, que incluem todo o conjunto de necessidades de infraestrutura urbana (saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário, iluminação pública), recuperação ambiental, melhorias habitacionais, produção de moradias, regularização fundiária e trabalho social. Os demais ministérios promovem outras ações para impulsionar a transformação urbana que já está sendo construída.

 TEXTO: Renato Britto

FOTOS: Renato Britto e Paulo Rossi (Comunicação Periferia Viva)

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada



Funetec conquista certificado inédito de excelência em compras públicas

24/03/2026 20:26:37

Setor de Compras e Licitações é reconhecido por eficiência e agilidade nos processos que atendem mais de 140 projetos em todo o Brasil Pela primeira vez em seus 28 anos de história, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu o Certificado de Excelência em Compras Públicas de 2025, concedido pelo Portal de Compras Públicas



Funetec participa da cerimônia de assinatura dos novos contratados do Cineteatro São José

20/03/2026 10:55:32

Inaugurado em 1945, o Cineteatro São José abriu suas portas para receber os oito novos prestadores de serviços que vão trabalhar nas atividades administrativas, técnicas e operacionais do equipamento cultural reinaugurado no final do ano passado e que conta com a administração da Fundação Espaço Cultural (Funesc)



Com apoio da Funetec, Programa FORMATEC SUS abre inscrições nesta terça-feira

17/03/2026 14:15:09

A iniciativa é uma parceria entre Ministério da Saúde, UFPB e Funetec e prevê mais de 9 mil vagas gratuitas em todo território nacional