
Reunião realizada nesta quarta-feira (10) destacou a solidez financeira e administrativa da Fundação.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Conselho Curador aprovou, por unanimidade, o Plano de Trabalho e a Proposta Orçamentária para o exercício de 2026. O encontro, que marcou a última assembleia ordinária do ano, serviu para consolidar a imagem de uma gestão transparente, compartilhada e com as contas em dia, pavimentando o caminho para um próximo ano focado em crescimento e estabilidade financeira.
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e presidente do Conselho, Mary Roberta, abriu os debates destacando a jornada de consolidação percorrida. Ela afirmou que, após um primeiro ano de gestão dedicado de passivos herdados da gestão anterior, a Fundação hoje opera com clareza de propósito e previsibilidade.
“Acho que desde o primeiro momento, a nossa gestão é uma gestão muito compartilhada e transparente. Nós nos preocupamos em organizar e aprovar as prestações de contas de 2023 e de 2024, cumprindo rigorosamente a agenda. É importante frisar e parabenizar a Funetec por esse trabalho exemplar de organização e transparência. Agora, com a expectativa de que 2026 seja o ano do saneamento da Fundação, no que tange aos passivos herdados, seguimos firmes”, afirmou a reitora Mary Roberta.

Da proposta aprovada para 2026, 37,5% do orçamento serão destinados a recursos humanos, mostra da responsabilidade fiscal da atual gestão. Durante a análise, também foi destacado o significativo investimento em tecnologia realizado nos últimos dois anos, que resultou na implementação de um novo sistema de gestão que otimiza resultado e já em pleno funcionamento.
Perspectiva de crescimento e oportunidade estratégica
O professor aposentado do IFPB, instituidor e presidente do Conselho Fiscal da Funetec, Paulo de Tarso Henriques, trouxe uma visão estratégica e otimista sobre o futuro da Fundação. Com base em sua vasta experiência, ele avaliou que a Funetec na Paraíba está em posição privilegiada.
“Das fundações com as quais trabalhei, a Funetec é a que está mais preparada para um crescimento rápido e substancial, desde que mantenha sua linha de atuação. É preciso entender que o maior volume de recursos para fundações de apoio está na pesquisa. O IFPB, por sua natureza, é forte no ensino, mas há nichos de recursos, como os destinados a escolas técnicas e centros de educação, que estão prontos para serem disputados por nós através da Funetec”, analisou o professor Paulo de Tarso.
Reconhecimento aos colaboradores e gestão austera
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, conduziu a exposição dos detalhes orçamentários e reforçou o compromisso com uma gestão responsável. Ele destacou o significado da aprovação unânime para o novo ciclo que se inicia.
“É um momento importante de aprovação do Planejamento Orçamentário para o ano que vem, por unanimidade, por esse Conselho, que renova a confiança nessa gestão. Uma gestão que se consolida e parte para o seu terceiro ciclo, com a perspectiva de saneamento muito evidente. O que a gente espera é encerrar esse primeiro mandato com uma Funetec que se ocupe não de sanar os passivos herdados, mas que, sim, se ocupe de investir, planejar investimentos para melhoria das condições técnicas, operacionais, comerciais, e que, assim, possamos preparar o terreno para alçar novos voos no próximo ciclo”, afirmou Rodrigo Barreto.
O superintendente da Funetec também ressaltou a importância dos colaboradores técnico-administrativos, que são a base do funcionamento da Fundação, e expressou a expectativa de que, superada a fase de saneamento das contas, haja espaço para discutir mecanismos de reconhecimento, como bonificações.
Com a aprovação unânime, o Conselho Curador atesta a solidez do planejamento e a confiança na atual diretoria. O ano de 2026 se configura, portanto, como um período estratégico de consolidação e de preparação da Funetec para um futuro de novas captações e crescimento sustentável.
TEXTO: Vitória Lisboa
FOTOS: Renato Britto
Em sua primeira parceria no estado do Acre, a Fundação levou sua expertise em projetos de inovação para um dos principais eventos de CT&I da região Norte, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico sustentável. A Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba (Funetec) alcançou um marco significativo em sua expansão nacional ao participar de um evento no estado do Acre
O auditório da Escola Serafina Ribeiro foi o local escolhido pela Prefeitura Municipal de Gurinhém para sediar a 3ª Audiência Pública do Plano Diretor. A iniciativa conta com a gestão da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e tem como objetivo apresentar à população as ações de desenvolvimento econômico local, acesso a moradia de qualidade e melhoria da mobilidade urbana
Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado
Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933